sábado, 27 de fevereiro de 2010

Distribuição de radiofármacos pelo Ipen – atualizado em 26/02

O Ipen distribui, até 27 de fevereiro, 336 geradores de tecnécio-99m, radiofármaco utilizado em 80% dos exames de cintilografia, para hospitais e clínicas do país. O molibdênio-99, matéria-prima para a produção dos geradores tem sido importado da Argentina e África do Sul, respectivamente, desde junho e novembro de 2009 na tentativa de minimizar as conseqüências da escassez do produto para a classe médica. O material importado é processado nas instalações da Diretoria de Radiofarmácia (Dirf) do instituto. Aproximadamente 90% dos geradores distribuídos nesta semana foram processados em instalações adequadas no Ipen.

Com o molibdênio importado da África do Sul foram produzidos 91 geradores de tecnécio-99m, distribuídos em 24 de fevereiro, calibrados para o dia 27, sábado.

A remessa de molibdênio vindo da Argentina chega na noite de 26 de fevereiro para processamento e distribuição em 27 de fevereiro e calibração para segunda-feira, 1º de março, segunda-feira. O molibdênio argentino permitirá a produção de 217 geradores de tecnécio-99m.

Foram importados de Israel 22 geradores de tecnécio prontos para uso com atividades entre 1.500 e 2.000 miliCurie, com distribuição até 28 de fevereiro.

A crise mundial no fornecimento da matéria-prima para os geradores de tecnécio teve início em maio de 2009, com a parada na operação do reator canadense responsável por grande parte da produção utilizada no Brasil. Existem no mundo poucos reatores produtores de molibidênio-99m. Dentre eles, o reator Petten, da Holanda, que interrompeu sua operação temporariamente até meados de agosto

Atualmente encontram-se em manutenção dois reatores produtores de molibdênio: o reator Petten, da Holanda e o Chalk River no Canadá. O reator holandês tem previsão de retorno à operação em meados de agosto enquanto especula-se que o reator canadense retome seu regime de operação a partir de abril.

O tálio-201, empregado para análises cardíacas e recebido de fornecedor internacional, tem previsão de distribuição em 1º de março, segunda-feira. Houve um aumento na demanda de tálio-201 pois o radiofármaco é utilizado em substituição ao tecnécio-99m em casos específicos.

A Gerência Comercial Comercial está à disposição dos clientes para esclarecimentos adicionais.

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

IPEN - Radiofarmácia



A Diretoria de Radiofarmácia-DIRF é a unidade do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - IPEN-CNEN/SP, que produz radioisótopos e radiofármacos utilizados em medicina nuclear para diagnóstico e terapia de diversas enfermidades. A distribuição de radiofármacos no Brasil iniciou em 1959, com a produção de Iodo-131 e Fósforo-32, primeiros radioisótopos de interesse pela classe médica para o diagnóstico e tratamento da tireóide e policitemia vera. 


A Radiofarmácia produz e distribui 38 produtos entre radiofármacos e reagentes liofilizados para marcar com tecnécio-99m (Tc-99m). Dentre os produtos produzidos e distribuídos merece destaque o Tc-99m, sendo obtido a partir de um gerador, pelo decaimento radioativo do molibdênio-99. Sua importância está relacionada às características físico-químicas adequadas para a complexação com diferentes substâncias e fácil manuseio no local de uso. 


Os radioisótopos são produzidos por reações nucleares em reator nuclear ou em acelerador de partículas (cíclotron) instalados no IPEN. Alguns destes como o Iodo-131 e Samário-153 são obtidos no reator nuclear IEA-R1, enquanto que o Flúor-18; Iodo-123; Gálio-67 e Tálio-201 provêm de cíclotron.

Núcleo do Reator IEA-R1 do IPEN
Créditos: José Patrício N. Cárdenas - CRPq 
 
O Flúor-18 foi o primeiro radioisótopo de PET (Positron Emission Tomography) produzido no país para marcação com a glicose, obtendo a FDG-18 utilizada em estudos do metabolismo cerebral, viabilidade do miocárdio e oncologia.

Áreas específicas da DIRF

- Produção

É responsável pela produção de radiofármacos e reagentes liofilizados para marcação com Tc-99m, bem como pela preparação de acessórios e produtos intermediários utilizados nos processos. A produção, o fracionamento, a embalagem e o despacho dos radiofármacos são realizados de acordo com os requisitos das Boas Práticas de Fabricação (BPF), normas regulamentares da Vigilância Sanitária (ANVISA) e da CNEN. Os radiofármacos são distribuídos semanalmente aos serviços de medicina nuclear dos hospitais e cínicas autorizadas no Brasil.

- Aceleradores cíclotron

Alguns dos radioisótopos utilizados para a produção de radiofármacos são provenientes de dois aceleradores do tipo cíclotron, um de 18 e outro de 30 MeVde energia que são responsáveis pela produção de flúor-18, iodo-123 ultrapuro, gálio-67 e tálio-201 além de outros radioisótopos para pesquisa e desenvolvimento de novos radiofármacos. Em particular o cíclotron de 18 MeV foi adquirido com um convênio com o Estado de São Paulo.

E.R.Paiva
Cíclotron de 30 Mev, do Ipen, em São Paulo

- Controle de Qualidade

O controle de qualidade é responsável pela realização de ensaios físicos, químicos, físico-químicos, microbiológicos e biológicos que comprovam a qualidade e a eficiência dos produtos fornecidos pelo IPEN. Para a execução dos ensaios os laboratórios do controle de qualidade estão equipados com equipamentos modernos e profissionais capacitados.

- Infraestrutura e apoio

Desde o início da produção de radiofármacos em 1959 até os dias atuais a radiofarmácia tem se modernizado de maneira a atender os requisitos regulamentares e garantir o fornecimento dos produtos em vista do constante crescimento do mercado nesta área. Cabe ao grupo de infra-estrutura a elaboração de projetos de engenharia, adequação das áreas de pesquisa e de produção para novos produtos e processos, aquisição de insumos e equipamentos, contratação de serviços bem como a manutenção preventiva e corretiva para o perfeito funcionamento da instalação.


- Pesquisa e desenvolvimento

A radiofarmácia realiza suas atividades de pesquisa e desenvolvimento visando a produção de novos produtos e a melhoria de processos, principalmente a nacionalização da produção de radioisótopos que gera uma economia de recursos para o país e permite maior investimento para modernização. Os projetos são realizados com o apoio da CNEN, Agência Internacional de Energia atômica - AIEA, FAPESP, Universidades, Hospitais e clínicas. Acompanhando as tendências de mercado e a produção científica nacional e internacional esforços tem sido concentrados em três linhas gerais de trabalho:

- Desenvolvimento de geradores de radionuclídeos e métodos de produção de radioisótopos em reator e cíclotron;

- Desenvolvimento de moléculas marcadas para aplicação em diagnóstico e terapias;

- Desenvolvimento de novos reagentes liofilizados para marcação com tecnécio-99m.

Uma outra área de atuação da pesquisa e desenvolvimento é a formação de recursos humanos na área nuclear pela orientação de alunos e oferecimento de disciplinas de pós-graduação na área de Tecnologia Nuclear - Aplicações do IPEN.

PRÉDIO DO ENSINO - IPEN/SP

- Garantia da Qualidade

A Radiofarmácia possui a certificação ISO 9001-2000 desde 1999 cujo escopo é atuar dentro de um sistema de Gestão da Qualidade em todas as etapas de fabricação num processo de melhoria contínua, para garantir a qualidade de seus produtos e atender as necessidades de seus clientes.

Para manter o nível de seus serviços, um quadro multidisciplinar permanente de profissionais, entre pesquisadores, tecnologistas e técnicos, dedica-se diariamente às atividades de operação do acelerador cíclotron, produção e controle de qualidade, garantia da qualidade, pesquisa e desenvolvimento, infra-estrutura e apoio.

Para garantir a qualidade dos produtos a DIRF segue as Boas Práticas de Fabricação - BPF regulamentada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA que são aplicadas nos processos de produção e distribuição dos radiofármacos em conformidade com as nacionais e internacionais garantindo a qualidade e a segurança para a sua utilização em seres humanos.

Vista parcial do campus do IPEN localizado na USP, São Paulo, SP.
  
Missão da Diretoria de Radiofarmácia

"Desenvolver e produzir radioisótopos e radiofármacos para a realização de diagnósticos e terapia em Medicina Nuclar, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos pacientes"


comissão nacional de energia nuclear
instituto de pesquisas energéticas e nucleares
Diretoria de Radiofarmácia - DIRF
Av. Prof. Lineu Prestes, nº 2242 - Cidade Universitária -
CEP 05508-000 - Pinheiros - São Paulo - SP - Brasil
Telefone: (011) 3133-9529   Fax: (011) 3133-8956

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Curso PET-CT

Prezados colegas:

É com satisfação que a Multi-Imagem PET iniciará um curso gratuito sobre PET-CT que versará desde os aspectos básicos até as aplicações clínicas. Será um encontro mensal, iniciando neste dia 08/03/2010, segunda-feira às 19:00, no auditório do CID Leblon, situado à rua Ataulfo de Paiva, 669.

A primeira aula terá como tema Molécula FDG-[F-18]: da síntese aos aspectos biomoleculares e será ministrada pelo Dr. José Leite G. Cavalcanti Filho.

Contamos com a presença de todos.

Att,
Multi-Imagem PET

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

XI Encontro Nacional de Profissionais em Pesquisa Clínica

Reator Latino

Peru

A Comissão Nacional de Energia Nuclear está negociando com o Peru e a Argentina a criação de uma empresa trinacional para elevar a produção do molibdênio, matéria prima do tecnécio, radiofármaco usado em exames de medicina nuclear e que anda escasso no mercado brasileiro. O presidente da CNEN, Odair Gonçalves, explica que a proposta é ampliar a capacidade do reator multipropósito peruano, de fabricação argentina. ´´Isso nos daria uma folga de até seis anos até que o similar nacional saia do papel´´. Com custo de R$ 9 milhões a serem financiados pelo Brasil, o projeto para a trinacional deverá ser submetido ao Congresso entre junho e julho. Fonte: Jornal do Commércio - RJ, Coluna Marcia Peltier.

Fornecimento de 99Mo/99mTc: resposta do Ipen

Crise

Em resposta à carta da SBBMN, o superintendente do IPEN, Nilson Dias Vieira Jr, informa:

“Com o intuito de manter informada a comunidade médica que necessita de geradores de tecnécio 99m, informo que voltaremos a receber no dia 5 de fevereiro a quantidade regular de Mo99 da Argentina, agora sob um contrato de 5 anos entre o MCT e o governo argentino.

Receberemos também 60 Ci da África do Sul, o que corresponde a um acréscimo de 20% do que estávamos recebendo antes, além de mantermos o recebimento de 50 Ci de geradores da empresa israelense Amy e 90 Ci da empresa IBA da Bélgica, perfazendo um total para fevereiro de 300 Ci, um recorde nesta crise.

Assim, sugerimos à classe médica que concentre suas atividades agora em fevereiro, pois novos problemas se avizinham, com a parada prevista do reator da Holanda ainda neste primeiro trimestre e a imprevisibilidade de retorno do reator canadense, que hoje está estimada para fim de abril. Portanto, em fevereiro, estaremos no melhor desta crise até agora e, em seguida, prevemos uma nova instabilidade, que deverá ser informada na medida que soubermos. Para maiores detalhes, favor acessar o link http://www.ipen.br/sitio.

Congresso de Medicina Nuclear


Belém do Pará

Está no ar o site do Congresso Brasileiro de Medicina Nuclear, que será realizado entre 4 e 7 de setembro de 2010, em Belém do Pará. O Congresso será permeado de novas conquistas científicas e inesquecíveis momentos. Acompanhe a programação científica, inscreva seus trabalhos e participe! Inscrições no site http://www.sbbmn.org.br/.

sábado, 20 de fevereiro de 2010

Distribuição de radiofármacos pelo Ipen – atualizado em 19/02

A parada nas operações do reator Petten, Holanda, a partir de 19 de fevereiro, agrava a crise no abastecimento de molibdênio-99 para a produção de geradores de tecnécio-99m utilizados em exames médicos. A falta de matéria-prima iniciou-se com a interrupção, em maio de 2009, das operações do reator canadense da NRU.

A parada do reator holandês deve-se a reparos no sistema primário de refrigeração do núcleo do reator, um dos principais produtores da matéria-prima utilizada nos exames. O retorno às operações está prevista somente para agosto de 2010. A IBA, empresa belga fornecedora de geradores de tecnécio-99m prontos para uso ao Ipen cancelou as remessas programadas para os dias 22 e 23 de fevereiro. Entretanto, o instituto produziu 82 geradores de tecnécio com o molibdênio importado da África do Sul, distribuídos em 17 de fevereiro, quarta-feira, calibrados para 20 de fevereiro, sábado.

De Israel foram importados 17 geradores com atividades entre 1.500 e 2.000 miliCurie, com distribuição e calibração para 20 de fevereiro.

A remessa de molibdênio proveniente da Argentina chega em 19 de fevereiro para processamento e distribuição em 20 de fevereiro, calibrados para segunda-feira, 22 de fevereiro. O Ipen produz 243 geradores com o molibdênio argentino.

O tálio-201, empregado para análises cardíacas e recebido de fornecedor internacional, tem previsão de distribuição em 22 de fevereiro, segunda-feira . O radiofármaco é utilizado em substituição ao tecnécio-99m em determinados casos.

A Gerência Comercial está à disposição dos clientes para esclarecimentos adicionais.

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Acredita Minas



Quando: 16 e 17 de abril

Local: Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais
(Alameda Ezequiel Dias, 275 - Centro - Belo Horizonte, Minas Gerais)

Informações: (31) 3248-7164 / 3248-7128

http://www.acreditaminas.com.br/

Próximos eventos SBPPC


No dia 15 de março temos a abertura da Semana Municipal de Informação e Divulgação da Pesquisa Clínica, na Câmara Municipal de São Paulo, às 14h.
--------------------------------------------------------------------------------
No dia 19 de março há um curso de Boas Práticas Clínicas, seguido da Prova de Certificação, organizada pela FAFE/USP.
--------------------------------------------------------------------------------
O “XI Encontro Nacional de Profissionais em Pesquisa Clínica” acontece no dia 20 de março de 2010. As inscrições podem ser feitas pelo site da SBPPC.
--------------------------------------------------------------------------------
--------------------------------------------------------------------------------

Senado Federal: aprovado projeto que inclui reajuste anual dos médicos

O Senado Federal aprovou, nesta quarta-feira (10), projeto que inclui reajuste anual para os médicos na saúde suplementar. Emenda do senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) ao PLS 276/04 estabelece que o reajuste seja realizado dentro de 90 dias do início de cada ano calendário. Caso ultrapasse este período, o índice será definido pela Agência Nacional de Saúde (ANS).

O coordenador da Comissão de Saúde Suplementar e vice-presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), Aloísio Tibiriçá Miranda, acredita que este projeto é a base para a melhoria das relações entre planos de saúde com os médicos e pacientes. “Não existe nenhuma regra efetiva que garanta reajuste para o médico. Cremos que desta forma estaremos contribuindo decisivamente para a melhoria da assistência à saúde e da remuneração médica”, ressalta Tibiriçá.

A medida espelha a essência fundamental do PLC 39/2007 que implementaria a Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos (CBHPM), aprovado em 2007 pela Câmara e parado desde então no Senado.

A emenda de Mozarildo Cavalcanti faz parte do substitutivo do senador Augusto Botelho (PT-RR) ao projeto que obriga a existência de contratos escritos entre operadoras de planos de saúde e prestadores de serviços - como médicos autônomos, clínicas médicas, hospitais e laboratórios.

O texto foi aprovado em turno suplementar pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS). O projeto é de autoria da senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO) e recebeu decisão terminativa da Comissão. Agora será remetido para a apreciação da Câmara dos Deputados, salvo recurso do plenário com a anuência de 10% dos senadores no prazo de cinco sessões consecutivas.

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Distribuição de radiofármacos pelo Ipen – atualizado em 12/02

Os centros de medicina nuclear receberam 44 de geradores de tecnécio produzidos pelo Ipen a partir de molibdênio importado da África do Sul no dia 10 de fevereiro, quarta-feira, calibrados para 13 de fevereiro, sábado. O instituto está importando da França 37 geradores prontos para uso com atividade entre 750 a 2000 miliCurie. De Israel são importados, esta semana, 25 geradores com atividade de 1.500 e 2.000 miliCurie. Esses geradores têm previsão distribuição até 14 de fevereiro, domingo.

O molibdênio proveniente da Argentina é recebido em 12 de fevereiro, à noite. Os 92 geradores de tecnécio-99m, produzidos com o material serão processados e distribuídos em 13 de fevereiro, sábado, com calibração para segunda-feira, 15 de fevereiro.

O tálio-201, empregado para análises cardíacas e recebido de fornecedor internacional, tem previsão de distribuição em 17 de fevereiro, quarta-feira de Cinzas . O radiofármaco é utilizado em substituição ao tecnécio-99m em determinados casos.

A Gerência Comercial do Ipen comunicará a todos os clientes as atividades dos geradores de tecnécio que poderão ser fornecidos a cada semana.

A Gerência Comercial está à disposição dos clientes para esclarecimentos adicionais.

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Reator argentino volta a fornecer molibdênio - atualizado em 05/02

Centro Atômico de Ezeiza, Argentina

O reator do centro atômico de Ezeiza, da Comisión Nacional de Energia Atómica (CNEA) da Argentina, retomou a produção de molibdênio-99 em 1º de fevereiro. A primeira remessa do molibdênio argentino chega ao Brasil na noite de 5 de fevereiro.

O material será processado e distribuído no dia 6 de fevereiro, sábado. Serão produzidos 169 geradores de calibrados para a segunda-feira, dia 8. Os geradores produzidos representarão cerca de 50% do total de geradores distribuídos pelo instituto na semana de 1º a 7 de fevereiro.

O Ipen processou e distribuiu, em 3 de fevereiro, quarta-feira, 93 geradores de tecnécio produzidos a partir do molibdênio importado da África do Sul, calibrados para o domingo, dia 6 de fevereiro. Cerca de 44 geradores de tecnécio-99m com atividade entre 500 a 2.000 miliCurie, foram importados da França, prontos para uso, durante o período de 1º a 7 de fevereiro. Durante esse período, o Ipen está importando, de Israel, 28 geradores de tecnécio-99m com previsão de distribuição até 7 de janeiro, domingo. Os geradores israelenses têm atividade de 1.500 e 2.000 miliCurie.

No total, o instituto prevê a distribuição de 341 geradores.

O tálio-201, empregado para análises cardíacas e recebido de fornecedor internacional, tem previsão de chegada em 7 de fevereiro, com produção e distribuição em 8 de fevereiro, segunda-feira, calibrado para 12 do mesmo mês. O radiofármaco é utilizado em substituição ao tecnécio-99m em determinados casos.

Previsão para retomada da operação no reator canadense

O reator canadense NRU, da Atomic Energy of Canadá Limites´s (AECL), um dos principais produtores de molibdênio-99m, tem previsão de retomar sua operação em meados de abril, após reparos que se iniciaram em maio de 2009 e que ocasionaram uma crise internacional no fornecimento do radioisótopo. Segundo boletim da AECL, dez dias após a retomada da operação, será possível iniciar o processamento de molibdênio-99.

A Gerência Comercial do Ipen comunicará a todos os clientes as atividades dos geradores de tecnécio que poderão ser fornecidos a cada semana.

A Gerência Comercial está à disposição dos clientes para esclarecimentos adicionais.

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Fornecimento de 99Mo/99mTc em fevereiro e março

Crise

As perspectivas de fornecimento de geradores são boas para fevereiro e meados de março, pois haverá material da Argentina, África do Sul, Israel e França (Iba).

A partir de março, o reator da Holanda (High Flux Reactor-HFR) entrará em manutenção por um tempo previsto de 6 meses, o que dificultará ainda mais a situação mundial. A SBBMN vem insistindo junto ao IPEN/CNEN para que os contratos de importação de geradores de 99mTc/99Mo já existentes (alguns no modelo emergencial) sejam imediatamente renovados para manter o fornecimento da maior quantidade possível de material durante a parada do reator holandês. A SBBMN insistiu também para que haja a disponibilização de tálio-201 em quantidades suficientes para a demanda.

Reator do Canadá (National Research Universal-NRU): existe a possibilidade da retomada de operação do reator do Canadá a partir de abril. Caso isso aconteça de fato, as perspectivas de abastecimento de geradores de 99mTc para o Brasil podem voltar à normalidade. Informações detalhadas sobre a retomada de operações do reator podem ser obtidas através dos sites http://www.nrucanada.ca/ e http://www.cnsc-ccsn.gc.ca/.

A SBBMN vem se empenhando ao máximo com ações diretas junto ao IPEN/CNEN, matérias na imprensa, busca constante de apoio político etc para que a medicina nuclear brasileira possa ter a maior quantidade possível de geradores de 99mTc disponíveis para o atendimento aos pacientes. “Sabemos que a comunidade de medicina nuclear brasileira também vem fazendo sua parte, otimizando ao máximo o uso do material recebido. Temos certeza de que a união de todos é fundamental para conseguir os melhores resultados”, finaliza o dr. José Soares Jr, Presidente da SBBMN.

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Encontro com o Presidente da República


Geradores

A SBBMN teve a oportunidade de encontrar recentemente o Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Nessa ocasião, ficou evidente que o presidente estava ciente da crise de abastecimento de geradores de 99mTc, o que facilitou a entrega de uma carta reforçando a necessidade de implantação do projeto do reator multipropósito brasileiro, desenvolvido pelo IPEN/CNEN/MCT.

Fornecimento de 99Mo/ geradores de 99mTc

Situação atual

A SBBMN vem acompanhando juntos ao IPEN o retorno do reator da Argentina, previsto para esta semana, 5 de fevereiro de 2010. Com isso, o fornecimento de 99mTc deve retornar aos patamares do final de 2009. Além disso, a SBBMN solicitou formalmente à CNEN/IPEN a manutenção da importação dos geradores da IBA, permitindo aumento da oferta. Diante da importância do conhecimento prévio da distribuição dos geradores, a SBBMN continua insistindo junto ao IPEN/CNEN para que forneça a programação de entrega às clínicas.

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Curso "Pílulas de Estatística"

O "Programa Nacional de Educação Continuada a Distância" é oferecido pela Associação Médica Brasileira (AMB) e Conselho Federal de Medicina (CFM), com o objetivo de possibilitar aos médicos o acesso a conteúdo científico avalizado, veiculado pela internet, de forma gratuita e dinâmica. Trata-se de uma enorme contribuição à classe médica nacional, que democratiza o conhecimento e beneficia diretamente a assistência à saúde da população brasileira.

Mais 11.125 médicos efetuaram o recadastramento nacional

No mês de janeiro, mais 11.125 médicos acessaram o Portal Médico para efetuar o recadastramento nacional obrigatório. O Conselho Federal de Medicina (CFM) aprimorou sua base de dados e reviu os números, estabelecendo a meta mais precisa de 318.792 médicos que devem se recadastrar. Somados os 11.125 novos recadastramentos, foram preenchidos até agora 205.740 formulários via internet, o que significa, dentro dos novos parâmetros, 64,54% da meta nacional. O último balanço apontava 58,98% da meta.

O CFM está subsidiando o recadastramento em todo o Brasil, exceto São Paulo e Rio de Janeiro, que o realizam de forma independente. São Paulo já recadastrou 100% de seus médicos, enquanto o Rio de Janeiro passou, no último mês, de 65,22% da meta para 75%.

Dos CRMs que contam com o apoio do CFM, o Paraná continua liderando o ranking, com 75,34% de seus médicos recadastrados, seguido de Rondônia (62,88%), Mato Grosso (57,28%) e Bahia (56,22%).

Rio Grande do Sul, Maranhão a Amazonas, que apresentavam situação preocupante, conseguiram elevar seu percentual de recadastramento de, respectivamente, 12,96% para 19,49%, de 13,61% para 17,72% e de 10,01% para 15,47%.

O formulário eletrônico estará disponível no Portal Médico até o dia 11 de maio de 2010. Clique aqui para acessá-lo: http://recadastramento.cfm.org.br/

Fonte: CFM