sábado, 30 de outubro de 2010

Palestra em Curitiba: 6 de novembro de 2010

Curitiba (PR)

No dia 6 de novembro de 2010, sábado, às 8 horas, na Associação Médica do Paraná (Rua Cândido Xavier, 575), Curitiba (PR), a SBBMN promoverá a palestra Imagem e Tratamento no Câncer de Mama. Patrocinada pela GE. Informações e inscrições no site www.sbbmn.org.br. Confira o programa:

Mesa-redonda: A Imagem no Câncer de Mama - Presidente Dr. Laerte Justino de Oliveira - Moderadora Dra Janiceli B. C. H. Silvestre

08h00 - Revisando a clínica do Câncer de Mama - Dr. Rubens Silveira de Lima

08h20 - A Mamografia no Câncer de Mama – Dra. Cristiane Basso

08h40 - A Ecografia no Câncer de Mama – Dra. Tatiana Sabedotti

09h00 - A Ressonância Nuclear no Câncer de Mama – Dra. Linei Urban

09h20 - PET/CT no Câncer de Mama - Dr. Juliano Julio Cerci

09h40 - O papel da imagem na visão do mastologista - Dr. Vinicus Budel

10h00 - Debate

10h20 - Intervalo

10h50 – Mesa-redonda: Imagem e Cirurgia de Mama - Presidente Dr. João Batista Neiva - Moderador Dr. José Clemente Linhares

10h50 - Linfonodo Sentinela no Câncer de Mama: aspectos técnicos - Dra. Cristina Emico Ueda

11h10 - Experiência clínica com Linfonodo Sentinela no Câncer de Mama - Dr. Sérgio Bruno Bonatto Hatschbach

11h30 - Localização de lesão oculta radioguiada (ROLL) - Dr. Helio Rubens Oliveira Filho

11h50 - Debate

Link original: http://www.sbbmn.org.br/v3/sbbmn.php?modulo=noticias&id_not=475

Implantação de Sistemas de Gestão de Qualidade em Medicina Nuclear

São Paulo (SP)

Entre 1º e 7 de novembro de 2010, estão abertas as inscrições para o curso Implantação de Sistemas de Gestão de Qualidade em Medicina Nuclear, dirigido a profissionais de Medicina Nuclear e baseado no Quality Management Audits in Nuclear Medicine Practices (QUANUM), documento publicado pela AIEA. Com professores e instrutores especialistas em gestão de qualidade e Medicina Nuclear, parte do Projeto ARCAL CXI - RLA/6/065. O curso é coordenado pelas professoras doutoras Cecil Chow Robilotta (IFUSP) e Marisa Madi Della Coletta (InRad-HC-FMUSP). Organizado pela professora Dra. Cecil Chow Robilotta, Gilmar Vaz Tostes e Antonio Carlos da Silva. O curso será realizado no dia 18 de novembro de 2010, quinta-feira, das 8h30 às 18 horas, e no dia 19 de novembro de 2010, sexta-feira, das 8h30 às 17h30, no auditório Tede Eston, no Centro de Medicina Nuclear do Instituto de Radiologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. As vagas são limitadas, as inscrições, gratuitas. Informações e inscrições no site www.hcnet.usp.br/inrad.

Link original: http://www.sbbmn.org.br/v3/sbbmn.php?modulo=noticias&id_not=474

Prepare-se para atender às novas normas da ANVISA

São Paulo (SP)

No dia 25 de novembro de 2010, quinta feira, às 20 horas, no Hotel Hampton Park Residence (Alameda Campinas, 1213, Jardim Paulista), São Paulo (SP), a SBBMN promove reunião de atualização científica sobre as ‘Novas normas da ANVISA para Medicina Nuclear: sala quente e controle de radiofármacos’. Os palestrantes são Dr. Adelanir Antônio Barroso, Médico Nuclear, Coordenador do Grupo Nuclear Med Center e Nucleminas em Minas Gerais, e membro do Conselho Consultivo da SBBMN, Luiz Fernando Malvestiti, físico da UDDO Samaritano, em São Paulo (SP), e Solange Amorim Nogueira, coordenadora biomédica do Hospital Albert Einstein em São Paulo (SP). Esta palestra conta com o patrocínio da Radiopharmacus. Inscrições gratuitas, vagas limitadas. Informações e inscrições no site http://www.sbbmn.org.br/.

Link original: http://www.sbbmn.org.br/v3/sbbmn.php?modulo=noticias&id_not=473

Especialização em Biomedicina no Diagnóstico por Imagem

São Paulo (SP)

Até 30 de novembro de 2010, está aberto o processo seletivo do Hospital Albert Einstein para especialização em Biomedicina no Diagnóstico por Imagem. As aulas da parte teórica são quinzenais, às sextas-feiras, das 19 às 22 horas e, aos sábados, das 8 às 18 horas (24 finais de semana). As aulas são no Instituto de Ensino e Pesquisa Albert Einstein, 1º subsolo, Ed. Joseph Féher, entrada lateral do Hospital Albert Einstein (Av. Ruggero Fasano, s/n, Morumbi), São Paulo (SP). Pagamento em 15 parcelas de R$720. Inscrições no site http://www.einstein.br/Ensino/pos-graduacao-e-residencia-medica/Paginas/cursos-de-especializacao.aspx.

Link original: http://www.sbbmn.org.br/v3/sbbmn.php?modulo=noticias&id_not=472

Curso de Pós-Graduação lato senso – Especialização em Diagnóstico por Imagem – Modalidade PET-CT

São Paulo (SP)

Estão abertas as inscrições para o curso de pós-graduação lato senso – Especialização em Diagnóstico por Imagem – Modalidade PET-CT do Hospital Israelita Albert Einstein. O curso é credenciado pelo MEC, tem duração de 1 ano com início em 1º/02/2011. O período para inscrição se estende até 10/12/2010, através da internet, no link: http://www.einstein.br/Ensino/pos-graduacao-e-residencia-medica/Paginas/cursos-de-especializacao.aspx.

Link original: http://www.sbbmn.org.br/v3/sbbmn.php?modulo=noticias&id_not=471

Congresso ALASBIMN 2011

Porto de Galinhas (PE)

Entre 28 de setembro a 1º de outubro de 2011, acontece a vigésima terceira edição do Congresso ALASBIMN, em Porto de Galinhas, Pernambuco, no Summerville Beach Resort. A comissão organizadora está preparando um evento para ficar na história, assim como foi o Congresso ALASBIMN, na Bahia, em 1995. A participação maciça de brasileiros - médicos nucleares, físicos, radiofarmacêuticos, químicos, biomédicos, tecnólogos, residentes e estagiários - é importante para o sucesso do evento e engrandecimento da Medicina Nuclear na América Latina.

Distribuição de radiofármacos pelo Ipen – atualizado em 29/10

O Ipen distribui, entre 25 e 31 de outubro, 330 geradores de tecnécio-99m para clínicas e hospitais no país. Cerca de 91% dos geradores de tecnécio-99m foram processados no instituto com molibdênio-99 importado da Argentina e da África do Sul. A importação da matéria-prima vinda da Argentina iniciou-se em junho de 2009 e, da África do Sul, a partir de novembro.

O instituto produziu 104 geradores de tecnécio-99m com o molibdênio importado da África do Sul. Os geradores produzidos possuem atividades de 250 a 2.000 mCi. A distribuição dos geradores aconteceu em 27 de outubro, com calibração para o dia 29 de outubro.

O molibdênio importado da Argentina tem sua distribuição em 30 de outubro. A previsão é de se produzir 196 geradores com atividades de 250 a 2.000 mCi. Os geradores serão calibrados para segunda-feira, 01 de novembro.

De Israel foram importados 30 geradores de tecnécio já adequados para pronta utilização com atividades entre 1.500 a 2.000 mCi. A distribuição será até 01 de novembro.

A divulgação semanal da distribuição do radiofármacos é realizada pelo instituto como mecanismo para orienta e esclarecer os médicos nucleares e seus pacientes. O tecnécio-99m é utilizado em 80% dos exames de diagnóstico médico realizados com materiais radioativos.

A crise internacional no fornecimento do molibdênio intensificou-se com a interrupção na operação do principal reator nuclear produtor de molibdênio, o NRU, em maio de 2009, localizado no Canadá.

O tálio-201, empregado para análises cardíacas e recebido de fornecedor internacional, tem previsão de distribuição em 01 de novenbro, segunda-feira. O tálio-201 é utilizado em substituição ao tecnécio-99m para exames do miocárdio.

O molibidênio-99 passou a se tornar escasso no mercado mundial após a parada na operação do reator canadense NRU, em maio de 2009, um de seus maiores produtores. Para amenizar a crise no mercado nacional, o Ipen passou a importá-lo da Argentina e África do Sul e a adquirir geradores de tecnécio de Israel, já prontos para uso.

A Gerência Comercial está à disposição dos clientes para esclarecimentos adicionais.

sábado, 23 de outubro de 2010

Distribuição de radiofármacos pelo Ipen – atualizado em 22/10

O Ipen distribui, entre 18 e 24 de outubro, 355 geradores de tecnécio-99m para clínicas e hospitais no país. Cerca de 94% dos geradores de tecnécio-99m foram processados no instituto com molibdênio-99 importado da Argentina e da África do Sul. A importação da matéria-prima vinda da Argentina iniciou-se em junho de 2009 e, da África do Sul, a partir de novembro.

O instituto produziu 110 geradores de tecnécio-99m com o molibdênio importado da África do Sul. Os geradores produzidos possuem atividades de 500 a 2.000 mCi. A distribuição dos geradores aconteceu em 20 de outubro, com calibração para o dia 22 de outubro.

O molibdênio importado da Argentina tem sua distribuição em 23 de outubro. A previsão é de se produzir 230 geradores com atividades de 250 a 2.000 mCi. Os geradores serão calibrados para segunda-feira, 25 de outubro.

De Israel foram importados 15 geradores de tecnécio já adequados para pronta utilização com atividades de 2.000 mCi. A distribuição será até 24 de outubro.

A divulgação semanal da distribuição do radiofármacos é realizada pelo instituto como mecanismo para orienta e esclarecer os médicos nucleares e seus pacientes. O tecnécio-99m é utilizado em 80% dos exames de diagnóstico médico realizados com materiais radioativos.

A crise internacional no fornecimento do molibdênio intensificou-se com a interrupção na operação do principal reator nuclear produtor de molibdênio, o NRU, em maio de 2009, localizado no Canadá.

O tálio-201, empregado para análises cardíacas e recebido de fornecedor internacional, tem previsão de distribuição em 25 de outubro, segunda-feira. O tálio-201 é utilizado em substituição ao tecnécio-99m para exames do miocárdio.

O molibidênio-99 passou a se tornar escasso no mercado mundial após a parada na operação do reator canadense NRU, em maio de 2009, um de seus maiores produtores. Para amenizar a crise no mercado nacional, o Ipen passou a importá-lo da Argentina e África do Sul e a adquirir geradores de tecnécio de Israel, já prontos para uso.

A Gerência Comercial está à disposição dos clientes para esclarecimentos adicionais.

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Pós-Graduação lato sensu Albert Einstein

Distribuição de radiofármacos pelo Ipen – atualizado em 15/10

O Ipen distribui, entre 11 a 18 de outubro, 275 geradores de tecnécio-99m para clínicas e hospitais no país. Cerca de 86% dos geradores de tecnécio-99m foram processados no instituto com molibdênio-99 importado da Argentina e da África do Sul. A importação da matéria-prima vinda da Argentina iniciou-se em junho de 2009 e, da África do Sul, a partir de novembro.

O instituto produziu 237 geradores de tecnécio-99m com o molibdênio importado da Argentina. Os geradores produzidos possuem atividades de 250 a 2.000 mCi. A distribuição dos geradores acontecerá em 16 de outubro, com calibração para o dia 18 de outubro.

De Israel foram importados 38 geradores de tecnécio já adequados para pronta utilização com atividades de 1.500 e 2.000 mCi. A distribuição será até 17 de outubro.

A divulgação semanal da distribuição do radiofármacos é realizada pelo instituto como mecanismo para orienta e esclarecer os médicos nucleares e seus pacientes. O tecnécio-99m é utilizado em 80% dos exames de diagnóstico médico realizados com materiais radioativos.

A crise internacional no fornecimento do molibdênio intensificou-se com a interrupção na operação do principal reator nuclear produtor de molibdênio, o NRU, em maio de 2009, localizado no Canadá.

O tálio-201, empregado para análises cardíacas e recebido de fornecedor internacional, tem previsão de distribuição em 18 de outubro, segunda-feira. O tálio-201 é utilizado em substituição ao tecnécio-99m para exames do miocárdio.

O molibidênio-99 passou a se tornar escasso no mercado mundial após a parada na operação do reator canadense NRU, em maio de 2009, um de seus maiores produtores. Para amenizar a crise no mercado nacional, o Ipen passou a importá-lo da Argentina e África do Sul e a adquirir geradores de tecnécio de Israel, já prontos para uso.

A Gerência Comercial está à disposição dos clientes para esclarecimentos adicionais.

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

SBBMN no Congresso da Federação Mundial de Medicina Nuclear e Biologia

África do Sul

O Dr. José Soares Jr representou a SBBMN e a ALASBIMN, entre 18 e 23 de setembro de 2010, em Cape Town, na África do Sul, no Congresso da Federação Mundial de Biologia e Medicina Nuclear  (WFNMB). Na foto: dr. José Soares Jr, presidente da SBBMN e da Alasbimn, dr. Enrique Estrada Lobato, do México, novo presidente da FNMB, e dra. Annare Ellman, da África do Sul, presidente do Congresso Mundial de Medicina Nuclear 2010.

Palestra no Rio de Janeiro: Atualização em Câncer de Tireoide

Rio de Janeiro (RJ)

No dia 20 de outubro de 2010, no Auditório do Centro de Convenções do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (R. Visconde de Silva, 52, 1º andar, Botafogo), no Rio de Janeiro (RJ), a SBBMN promoverá a ‘Atualização em Câncer de Tireoide’, tendo como moderadores os médicos Lea Miriam Barbosa da Fonseca e Mário Vaisman, ambos da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Patrocínio da Genzyme. Inscrições no site www.sbbmn.org.br. Programa:

19h00: O uso do TSH recombinante no Câncer de Tireoide – Dra. Cristiana Almeida (Real Hospital Português PE)

19h20: Controvérsias em Câncer de Tireoide - Dra. Rossana Corbo (INCA/UFRJ)

19h40: O papel do PET/CT no Câncer de Tireoide - Dr. Luiz Machado Neto (Multi-Imagem e PET/HSE)

20h00: Discussão e confraternização

VIII Jornada Sul de Radiologia e Diagnóstico por Imagem

Florianópolis (SC)

Nos dias 31 de outubro e 1º de novembro de 2010, será realizada a VIII Jornada Sul de Radiologia e Diagnóstico por Imagem, no auditório do Majestic Palace Hotel, em Florianópolis (SC). A programação científica contempla diversas áreas da especialidade: Mama, Medicina Interna, Ginecologia e Obstetrícia e Neurorradiologia. Destaque para as duas atividades multidisciplinares que envolvem a Medicina Nuclear, no domingo, pela manhã: Aplicações do PET-CT em Câncer de Pulmão (que será ministrada pelo Dr. Fábio Figueiredo Ribeiro) e em Linfoma (a cargo do Dr. Aurélio Pacheco Costa Filho). O Curso AVR acontece no sábado e, no domingo, acontece o curso em Técnica Radiológica. Informações e inscrições no site http://www.jornadasulderadiologia.com.br/.

Especialização em Biomedicina no Diagnóstico por Imagem

São Paulo (SP)

Até 30 de novembro de 2010, está aberto o processo seletivo do Hospital Albert Einstein para especialização em Biomedicina no Diagnóstico por Imagem. As aulas da parte teórica são quinzenais, às sextas-feiras, das 19 às 22 horas e, aos sábados, das 8 às 18 horas (24 finais de semana). As aulas são no Instituto de Ensino e Pesquisa Albert Einstein, 1º subsolo, Ed. Joseph Féher, entrada lateral do Hospital Albert Einstein (Av. Ruggero Fasano, s/n, Morumbi), São Paulo (SP). Pagamento em 15 parcelas de R$720. Inscrições no site http://www.einstein.br/Ensino/pos-graduacao-e-residencia-medica/Paginas/cursos-de-especializacao.aspx.

Especialização em Diagnóstico por Imagem

São Paulo (SP)

Até 10 de dezembro de 2011, estão abertas as inscrições para a especialização em Diagnóstico por Imagem nas modalidades Cardiovascular, Tórax, Abdome, Neurologia, Músculo-Esquelético, Medicina Nuclear e Mama, promovida pelo Hospital Albert Einstein. A especialização tem duração de 12 meses, começando em 1º de fevereiro de 2011, e acontece no Departamento de Imagem do Hospital Israelita Albert Einstein (Av. Albert Einstein, 627, Morumbi), em São Paulo (SP). Inscrições no site http://www.einstein.br/Ensino/pos-graduacao-e-residencia-medica/Paginas/cursos-de-especializacao.aspx.

Congresso ALASBIMN 2011

Porto de Galinhas (PE)

Entre 28 de setembro a 1º de outubro de 2011, acontece a vigésima terceira edição do Congresso ALASBIMN, em Porto de Galinhas, Pernambuco, no Summerville Beach Resort. A comissão organizadora está preparando um evento para ficar na história, assim como foi o Congresso ALASBIMN, na Bahia, em 1995. A participação maciça de brasileiros - médicos nucleares, físicos, radiofarmacêuticos, químicos, biomédicos, tecnólogos, residentes e estagiários - é importante para o sucesso do evento e engrandecimento da Medicina Nuclear na América Latina. RESERVE ESTA DATA EM SEU CALENDÁRIO!

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Distribuição de radiofármacos pelo Ipen – atualizado em 08/10

O Ipen distribui, entre 04 a 10 de outubro, 334 geradores de tecnécio-99m para clínicas e hospitais no país. Cerca de 92% dos geradores de tecnécio-99m foram processados no instituto com molibdênio-99 importado da Argentina e da África do Sul. A importação da matéria-prima vinda da Argentina iniciou-se em junho de 2009 e, da África do Sul, a partir de novembro.

O instituto produziu 107 geradores de tecnécio-99m com o molibdênio importado da África do Sul. Os geradores produzidos possuem atividades de 500 a 2.000 mCi. A distribuição dos geradores aconteceu em 06 de outubro, com calibração para o dia 08 de outubro.

O molibdênio importado da Argentina tem sua distribuição em 09 de outubro. A previsão é de se produzir 201 geradores com atividades de 250 a 1.500 mCi. Os geradores serão calibrados para segunda-feira, 11 de outubro.

De Israel foram importados 26 geradores de tecnécio já adequados para pronta utilização com atividades de 1.500 e 2.000 mCi. A distribuição será até 10 de outubro.

A divulgação semanal da distribuição do radiofármacos é realizada pelo instituto como mecanismo para orienta e esclarecer os médicos nucleares e seus pacientes. O tecnécio-99m é utilizado em 80% dos exames de diagnóstico médico realizados com materiais radioativos.

A crise internacional no fornecimento do molibdênio intensificou-se com a interrupção na operação do principal reator nuclear produtor de molibdênio, o NRU, em maio de 2009, localizado no Canadá.

O tálio-201, empregado para análises cardíacas e recebido de fornecedor internacional, tem previsão de distribuição em 11 de outubro, segunda-feira. O tálio-201 é utilizado em substituição ao tecnécio-99m para exames do miocárdio.

O molibidênio-99 passou a se tornar escasso no mercado mundial após a parada na operação do reator canadense NRU, em maio de 2009, um de seus maiores produtores. Para amenizar a crise no mercado nacional, o Ipen passou a importá-lo da Argentina e África do Sul e a adquirir geradores de tecnécio de Israel, já prontos para uso.

A Gerência Comercial está à disposição dos clientes para esclarecimentos adicionais.

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Manutenção no reator da África do Sul reduz distribuição de radiofármacos no Brasil

Manutenção no reator da África do Sul reduz substancialmente a distribuição de Geradores de Tecnécio-99 no Brasil

Atualmente a África do Sul (NTP) é responsável pelo fornecimento de mais de 50% do molibdênio-99 utilizado pelo Ipen para fabricação de geradores de tecnécio-99m. Entretanto, existe uma parada do reator nuclear Topázio da África do Sul, programada para manutenção, durante o período de 11 a 15 de outubro de 2010, período em que o fornecimento de Molibdênio-99 para o IPEN estará suspenso.

Apesar dos esforços realizados para o aumento da oferta do molibdênio, as quantidades oferecidas nesse período serão bem inferiores às oferecidas nas semanas anteriores. O Ipen contará apenas com o fornecimento do molibdênio-99 recebido da Argentina e com os geradores de tecnécio-99m provenientes de Israel. Portanto, durante a semana 11 a 15 de Outubro a distribuição de Geradores de Tecnécio-99m à classe médica deverá ser reduzida proporcionalmente.

Na tentativa de minimizar a falta do material, o Ipen solicitou à MDS Nordion aumento no fornecimento de Tálio-201, utilizado em substituição ao tecnécio-99m para exames de análise da função cardíaca. Assim, os clientes que desejarem poderão fazer pedidos adicionais de tálio-201.

Pela programação apresentada, o reator da África do Sul voltará a operar novamente na semana do 18 a 22 de outubro quando, espera-se, será normalizada a produção dos geradores de tecnécio-99m.

A Gerência Comercial está à disposição dos clientes para esclarecimentos adicionais.

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Alasbimn Journal Year 13, Nº 50, October 2010 / Año 13, Nº 50, Octubre 2010

The Editorial Board of ALASBIMN JOURNAL is pleased to announce the publication on October 1th, 2010 of its 50th quarterly issue. It can be visited in the Internet at http://www.alasbimnjournal.cl/.

El Consejo Editorial de ALASBIMN JOURNAL se complace en anunciar la publicación de su 50 º número trimestral correspondiente al 1º de Octubre de 2010. Puede ser visitado en Internet en http://www.alasbimnjournal.cl/.

Year 13, Nº 50, October 2010 / Año 13, Nº 50, Octubre 2010

Sección Editorial / Editorial Section

Mena I – Editor Asociado.

Mut F. - Editor Jefe.

Contribución Especial

Chiacchio S, Borso E, AlSharif, AA, Boni G, Mariani G. Pisa, Italia y Amman, Jordania.

Artículos Originales / Original Articles

Pérez Iruela JA, Pastor Fructuoso P, Lumbreras Vega L, Martín García A, Ruiz García FJ, Posada Velasco A, Puentes Zarzuela MC. Málaga, España.

Perera A, Mather S, Prats A, Hernández I, León M, García L, et al. La Habana, Cuba y Londres, Inglaterra.

Comunicaciones Breves / Short Communications

Fragoso MC, Morais de Albuquerque A, Paes Barreto F, Iwahara A, De Andrade Lima R, Farias de Lima F, Oliveira M. Recife, Brasil.

Casos Clínicos / Case Reports

Lujambio M, Kapitan M, Duro, I, Fajardo A, Langhain M, Leyes D, Ferrando R. Montevideo, Uruguay.

Imágenes de Interés / Interesting Images

Gil Martínez E, Ramírez López MA, Mohedano Ferrer B, Moya García, F. Sevilla, España.

Educación Continuada / Continuing Education

Colmenter LF et al. (Grupo Conceptualizando). Argentina-Colombia-México-Venezuela.


Apresentação Oral
Poster

Dr. Fernando Mut
Editor in Chief / Editor Jefe

Ismael Mena MD.
Associated Editor / Editor Asociado

Dra. Teresa Massardo
Executive Secretary / Secretaria Ejecutiva

Horacio Amaral MD
Co- Editor

Patricio González MD
Co- Editor

Pilar Orellana MD
Co-Editor

Claudio Solé MD
Co-Editor

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Distribuição de radiofármacos pelo Ipen – atualizado em 01/10

O Ipen distribui, entre 27 de setembro a 03 de outubro, 349 geradores de tecnécio-99m para clínicas e hospitais no país. Cerca de 93% dos geradores de tecnécio-99m foram processados no instituto com molibdênio-99 importado da Argentina e da África do Sul. A importação da matéria-prima vinda da Argentina iniciou-se em junho de 2009 e, da África do Sul, a partir de novembro.

O instituto produziu 107 geradores de tecnécio-99m com o molibdênio importado da África do Sul. Os geradores produzidos possuem atividades de 250 a 2.000 mCi. A distribuição dos geradores aconteceu em 29 de setembro, com calibração para o dia 01 de outubro.

O molibdênio importado da Argentina tem sua distribuição em 02 de outubro. A previsão é de se produzir 219 geradores com atividades de 250 a 2.000 mCi. Os geradores serão calibrados para segunda-feira, 04 de outubro.

De Israel foram importados 23 geradores de tecnécio já adequados para pronta utilização com atividades de 1.500 e 2.000 mCi. A distribuição será até 03 de outubro.

A divulgação semanal da distribuição do radiofármacos é realizada pelo instituto como mecanismo para orienta e esclarecer os médicos nucleares e seus pacientes. O tecnécio-99m é utilizado em 80% dos exames de diagnóstico médico realizados com materiais radioativos.

A crise internacional no fornecimento do molibdênio intensificou-se com a interrupção na operação do principal reator nuclear produtor de molibdênio, o NRU, em maio de 2009, localizado no Canadá.

O tálio-201, empregado para análises cardíacas e recebido de fornecedor internacional, tem previsão de distribuição em 04 de outubro, segunda-feira. O tálio-201 é utilizado em substituição ao tecnécio-99m para exames do miocárdio.

O molibidênio-99 passou a se tornar escasso no mercado mundial após a parada na operação do reator canadense NRU, em maio de 2009, um de seus maiores produtores. Para amenizar a crise no mercado nacional, o Ipen passou a importá-lo da Argentina e África do Sul e a adquirir geradores de tecnécio de Israel, já prontos para uso.

A Gerência Comercial está à disposição dos clientes para esclarecimentos adicionais.