quarta-feira, 1 de março de 2017

Fique atento, o calendário de vacinação mudou!

10/02/2017 por Dra Tânia Cavalho

O Calendário Nacional de Vacinação do SUS mudou e temos muitas notícias boas!

As principais alterações são para nossos adolescentes, que agora receberão as vacinas de Meningite C e HPV!

A vacinação contra o HPV nos adolescente objetiva protegê-los antes do início da vida sexual e consequentemente antes do contato com o vírus. O HPV é direitamente responsável por câncer de pênis, garganta, ânus, útero, vulva, vagina, pelas verrugas genitais e lesões pré-cancerígenas.

A meningite C é responsável por cerca de 60 a 70% dos casos de Meningite no Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde. A vacinação dos adolescentes irá reforçar a eficácia da vacina, que se reduz com o tempo. Até ano passado, essa vacina era oferecida apenas para crianças de 3, 5 e 12 meses de idade. 

Além dessas mudanças, que são nacionais, outra alteração importante no Calendário Vacinal dos moradores de Belo Horizonte é na vacina de Febre Amarela! Essa recomendação foi dada pela Prefeitura de Belo Horizonte em 10/02/2017 após a identificação do vírus em primatas não humanos na cidade.

HPV:

A partir de 2017 a vacina cerá disponibilizada para meninas de 14 anos e meninos de 12 a 13 anos. O objetivo do Ministério da Saúde é ampliar gradativamente a faixa etária, de forma que em 2020 todos os adolescentes de idade entre 9 e 13 anos serão vacinados!


Meningite C:

Em 2017 estará disponível para adolescentes entre 12 e 13 anos e o objetivo também é ampliar a faixa etária até 2020, quando todos os adolescentes entre 9 e 13 anos de idade deverão ser vacinados.


FEBRE AMARELA:

As alterações são válidas apenas para os moradores de Belo Horizonte!

Crianças entre 6 e 9 meses: Devem receber uma dose da vacina agora e mais duas doses aos 9 meses e aos 4 anos, respeitando sempre o intervalo mínimo de 30 dias entre cada dose!

Crianças de 9 meses a 4 anos: Devem ser vacinadas conforme o calendário anterior. 

Crianças acima de 5 anos: que receberam um dose da vacina após os 5 anos, devem receber reforço com intervalo mínimo de 10 anos

Crianças acima de 5 anos: que receberam uma dose antes dos 4 anos, deverão ser vacinadas imediatamente, respeitando o intervalo de no mínimo 30 dias entre cada dose.

Link original: http://www.mirimpediatria.com.br/single-post/Novo-calend%C3%A1rio-Vacinal-2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário