quarta-feira, 1 de março de 2017

Quem deve tomar a vacina de Febre Amarela?

26/01/2017

O País inteiro está em alerta, mais uma vez, por causa de uma doença transmitida por mosquitos. Este ano a Febre Amarela é a doença que está deixando todos os Brasileiros em perigo! Até dia 24 de janeiro foram confirmados 70 casos, sendo 40 óbitos por Febre Amarela no Brasil.

O QUE É A FEBRE AMARELA?
É uma doença febril, provocado pelo Vírus amarílico. Esse vírus pode provocar uma doença leve ou até mesmo grave que pode levar à morte. Inicialmente o quadro é de febre alta, dor de cabeça intensa, dor muscular, prostração, náuseas e vômitos e pode evoluir para o comprometimento do fígado, diarréia e hemorragias. A doença começa a se manifestar de 3 a 6 dias após a picada do mosquito infectado. 

COMO A FEBRE AMARELA É TRANSMITIDA?

Figura 1. Ciclos epidemiológicos da Febre Amarela 

Fonte: http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/informacoes-tecnicas-febreamarela

COMO É FEITO O DIAGNÓSTICO?
O diagnóstico de Febre Amarela é realizado pelo conjunto de informações obtidas durante o exame clínico associado à exames de sangue. Em caso de suspeita, procure imediatamente um médico!

QUEM DEVE RECEBER A VACINA?
Todas as crianças nascidas em áreas endêmicas (incluindo todo o Estado de Minas Gerais) recebe a vacina de Febre Amarela aos 9 meses de idade, seguida de um reforço aos 4 anos.
Pessoas que já receberam 2 doses da vacina durante a vida estão imunizados para sempre!
Crianças maiores de 5 anos que nunca recebeu nenhuma dose da vacina e mora ou irá viajar para áreas de risco, deverão receber a primeira dose agora e a segunda dose 10 anos após a primeira.

A lista completa dos municípios que possuem recomendação de vacinação contra a Febre Amarela pode ser encontrada em: http://portalsaude.saude.gov.br/images/pdf/2015/novembro/19/Lista-de-Municipios-ACRV-Febre-Amarela-Set-2015.pdf

Figura 2. Área Com e Sem Recomendação de Vacina Febre Amarela ,Brasil, 2015 

Figura 3. Orientações sobre quem deve se vacinar.

Fonte: http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/cidadao/principal/agencia-saude/27366-ministerio-da-saude-amplia-a-protecao-a-vacinacao-contra-a-febre-amarela

Não deixe seu filho desprotegido, procure o seu Pediatra para tirar todas as suas dúvidas!



Nenhum comentário:

Postar um comentário