terça-feira, 4 de abril de 2017

Como evitar que meu filho fique gripado?

24/03/2017


O inverno ainda não começou, mas já notamos o aumento no número de casos de gripe, principalmente nas crianças que frequentam a escola! E sempre fica a dúvida, meu filho tomou a vacina ano passado e mesmo assim gripou, essa vacina funciona mesmo? Vamos esclarecer aqui tudo o que você quer saber sobre a Influenza, popularmente conhecida como Gripe!

# O que causa a gripe?

A gripe é causada pelo Vírus Influenza. Existem 3 tipos de Virus Influenza, cada um com vários subtipos: Tipo A, B e C. O tipo C normalmente provoca gripes “fracas” e por isso é o menos importante! Os tipos A e B podem sofrer mutações e causar doenças cada vez mais graves! Normalmente as epidemias de gripe são causadas pelo Tipo A, como a epidemia de A(H1N1).

# Como a gripe é transmitida?

Existem duas formas de transmissão da gripe:
  • Direta: De pessoa para pessoa por meio de gotículas de salivas eliminadas durante a fala, tosse, espirros.
  • Indireta: Quando tocamos uma superfície que foi tocada por pessoa gripada e então levamos à mão à boca, nariz e olhos.

Mesmo 1 dia antes dos sintomas se iniciarem, a pessoa contaminada com o vírus já o transmite para outras. Nos adultos esse período de transmissão dura em média 7 dias e nas crianças pode durar até 14 dias.

# Qual a diferença de Gripe para Resfriado?

A gripe se manifesta com febre, dores no corpo, tosse, espirros, obstrução nasal e dor de garganta. A gripe dura em média entre 7 a 10 dias
O resfriado tem sintomas parecidos, porém mais leves e de duração menor, em média 3-4 dias.

# Como prevenir?

A melhor maneira de prevenção é a vacina! Todo ano a Organização Mundial de Saúde faz uma pesquisa sobre quais serão os vírus mais prevalentes naquele ano e assim as vacinas são produzidas. Ou seja, a vacina contra a gripe do ano passado é diferente da de 2017 e será diferente da do próximo ano! Por isso é necessário vacinar nossas crianças anualmente!

O Ministério da Saúde vacina gratuitamente:
  • Crianças de 6 meses a 5 anos
  • Gestantes
  • Idosos com mais de 60 anos
  • Populações indígenas
  • Profissionais da saúde
  • População prisional e trabalhadores de presídios
  • Portadores de doenças crônicas.

Em 2017 o MS incluiu na lista também:
  • Professores da Rede Pública e Particular!

A Campanha de Vacinação contra gripe começa dia 17 de abril!

Outras formas muito importante de prevenção são medidas em higiene: Lavar frequentemente as mãos, cobrir boca e nariz com lenço descartável ao tossir e espirrar, manter os ambientes ventilados e iluminados.

# Por que mesmo tomando a vacina meu filho fica gripado?

Como existem vários tipos de vírus, mesmo tomando a vacina podemos adoecer… Isso significa que fomos infectados por um tipo de vírus que não estava presente na vacina administrada naquele ano!

Não fique de fora, dia 17 de abril leve o seu filho para vacinar!

Fontes:

http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/o-ministerio/principal/leia-mais-o-ministerio/416-secretaria-svs/vigilancia-de-a-a-z/influenza/l2-influenza/10959-vacinacao-influenza

http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/profissional-e-gestor/vigilancia/links-vigilancia?start=430
http://zh.clicrbs.com.br/rs/vida-e-estilo/vida/noticia/2017/02/ministerio-da-saude-antecipa-vacinacao-contra-gripe-9728450.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário