segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Abertas as inscrições para o XII Simpósio Edwaldo Camargo – PET/CT e SPECT/CT. Encontro conta com apoio da SBMN. Confira


Estão abertas as inscrições para o XII Simpósio Edwaldo Camargo – PET/CT e SPECT/CT em Oncologia. O encontro, que acontecerá nos dias 2 e 3 de maio, será realizado na cidade de Campinas, interior de São Paulo, no Vitória Hotel Concept.
Durante os dois dias de evento serão apresentados os avanços da especialidade no câncer de próstata e no câncer de mama com dois convidados internacionais: Markus Essler (Alemanha) e Gary Ulaner (EUA – à confirmar).
Multidisciplinar, o Simpósio tem como público-alvo além de médicos nucleares, urologistas, oncologistas, mastologistas, radiologistas e radioterapeutas.
Organizada pelo grupo MND Campinas, com apoio da SBMN e Unicamp, a atividade integra o calendário de simpósios anuais “PET/CT e SPECT/CT em Oncologia”, realizados pela instituição, que tradicionalmente aborda aspectos relevantes da Medicina Nuclear em Oncologia, por meio de discussão de casos e sessões interativas.
Neste ano foi acrescentado ao nome do evento o título “Professor Edwaldo Camargo” (in memoriam) como forma de honrar as contribuições do Prof., pioneiro em PET/CT no Brasil.
Confira a grade programática e inscreva-se! Acesse http://simposioedwaldocamargo.com.br/ 
Acompanhe: o calendário de encontros educacionais e científicos da SBMN e demais instituições de referência nacional e internacional na seção “Agenda” do site. Acesse aqui


Rádio-223: como estamos?

Nesta quarta-feira, dia 15 de fevereiro, a Sociedade Brasileira de Medicina Nuclear (SBMN) realizou reunião com representantes da empresa responsável pelo fornecimento do Rádio-223 no Brasil, a Bayer. Após intensas conversações foi possível alcançar consenso de um encaminhamento que seja convergente à prática da medicina nuclear no tratamento de Metástases Ósseas com Xofigo®. Em breve a Bayer deve anunciar as definições a serem aplicadas.
Com registro aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) no ano de 2015, o Rádio-223 foi o primeiro radiofármaco a receber esta chancela. Desde então a SBMN tem realizado reuniões com a Bayer, para que se fosse possível esclarecer e compreender o processo de custos que envolvem não apenas o radiofármaco, mas o tratamento em sua integralidade.
Inclusive, atendendo a diversas solicitações de associados, a SBMN fez um estudo para com o objetivo de auxiliar os associados a efetuarem os próprios cálculos em relação ao investimento. (leia aqui a nota Posicionamento da SBMN em relação aos custos do tratamento com Rádio-223)
Leia também:

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

SBMN expõe preocupação com Tabela SUS ao Ministro da Saúde

Durante encontro organizado pela AMB, a Sociedade Brasileira de Medicina Nuclear (SBMN) pode manifestar cenário fragilizado da medicina nuclear em decorrência do congelamento desde 2009 no valor de ressarcimento praticado junto à especialidade pela tabela SUS.


Na tarde desta quarta-feira, dia 8 de fevereiro, a Associação Médica Brasileira (AMB) reuniu em sua sede, na cidade de São Paulo, representantes de sociedades de especialidades médicas para mais um encontro de aproximação o Ministro da Saúde, Ricardo Barros. Em sua fala ele compartilhou algumas de suas perspectivas à frente da pasta, bem como expressou sua expectativa de manter proximidade com as entidades médicas.
Representada por seu vice-presidente, o médico nuclear George Coura Filho, a SBMN teve a oportunidade de manifestar sua preocupação com relação ao congelamento da Tabela SUS desde o ano de 2009. Coura Filho expôs que a defasagem na revisão dos valores praticados para ressarcimento dos procedimentos da medicina nuclear se contrapõe ao aumento do valor cobrado pelos insumos radioativos fornecidos pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN). “Este desequilíbrio está colocando em risco a continuidade do exercício da especialidade como ferramenta de assistência aos pacientes atendidos pela rede pública”, relatou o vice-presidente.
Além da SBMN, diversas sociedades médicas demonstraram descontentamento com a questão da Tabela SUS. De acordo com Coura Filho a expectativa da SBMN é que sejam evitados novos reajustes no preço dos insumos, ao menos até que haja um equilíbrio entre valor de ressarcimento e de insumos.
A SBMN tem buscado encontrar meios de resolver esta questão. Recentemente, inclusive, esteve reunida com o Contra-Almirante Noriaki Wada, Assessor-Chefe da Assessoria Especial da Secretaria-Executiva do Conselho de Defesa Nacional do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República. (confira como foi)
Assim como o encontro com o Contra-Almirante, esta oportunidade de falar com o ministro da Saúde reforça a importância da integração entre as diferentes esferas envolvidas com a medicina nuclear.


2º Curso de Física em Medicina Nuclear reúne 26 participantes

Além de aperfeiçoar conhecimentos, atividade contribuiu no processo de preparação para o exame de Título de Especialista em MN 


Com aproximadamente 26 participantes, o 2º Curso de Física em Medicina Nuclear reuniu nos dias 4 e 5 de fevereiro na cidade de São Paulo (SP) estudantes, profissionais especialistas e fabricantes de equipamentos, para dois dias de intensas atividades e aulas com carga horária aproximada de 16 horas, em que foram discutidas questões ligadas à física e radioproteção.
Além de São Paulo capital, foram registradas a presença de pessoas de São João Del Rei; Belo Horizonte; Rio de Janeiro; Porto Alegre; Campinas; Juazeiro do Norte; Rio de Janeiro; Araranguá; Uberaba; Murais; Poços de Calda; Barbacena; Vinhedo; Vitória; Cuiabá.
Organizado pela SBMN, em parceria Associação Brasileira de Física Médica (ABFM) e apoio educacional da GE Healthcare, o encontro foi coordenado por Tadeu Kubo, membro do Comitê Científico e diretor do Departamento de Física Médica da Sociedade. Além de Kubo, o evento contou com a presença e contribuição dos professores Ilo Baptista (RS) Walter Paes (SP) Daniel Coiro (BA).
Kubo ressalta que além dos profissionais que estão em busca de renovar conhecimento, o Curso atraiu principalmente residentes que estão se preparando para o Exame de Título de Especialista, que acontecerá nesta ano, nos dias 26 e 27 de maio. “Todos tiveram a oportunidade de tirar dúvidas e discutir com os professores aspectos teóricos e práticos da física na rotina de um médico nuclear”, relatou o coordenador.
A SBMN considera que cursos como estes têm como objetivo beneficiar médicos nucleares, por agregarem à formação e aperfeiçoamento de sua prática diária. De acordo com Kubo há a perspectiva de que ocorra a outra versão do Curso – a terceira edição, em 2018, para continuidade dos aprendizados e atualização dos profissionais e para os estudantes da prova de título deste próximo ano.
Segundo ele, a ideia é estabelecer ações que possam abranger “este conteúdo tão extenso como é a física, instrumentação, radioproteção e processamento de imagens, de maneira que o curso se torne adequado para o profissional que está estudando e aquele que começa a sair da inércia”, avalia Kubo.
Com informações Ascom SBMN
Foto: Divulgação/SBMN