terça-feira, 16 de novembro de 2010

Distribuição de radiofármacos pelo Ipen – atualizado em 16/11

Clínicas e hospitais que utilizam geradores de tecnécio-99m para exames de diagnóstico médico por cintilografia não receberão o produto que seria processado nesta quarta-feira, dia 17/11, em razão da manutenção do reator nuclear Safári, da África do Sul, um dos fornecedores de molibdênio-99, matéria-prima para fabricação dos geradores.

Com isso, a programação regular do dia 17/11, de entrega de geradores calibrados para o dia 19/11, foi alterada. O próximo envio do radiofármaco ocorrerá no dia 20/11, sábado, quando o instituto distribui geradores fabricados a partir de 60 Curie de molibdênio-99 recebidos da África do Sul. Serão atendidos, dessa forma, a maior parte dos clientes que não receberam material esta semana. Também serão distribuídos 25 geradores de tecnécio provenientes de Israel. Os clientes do Ipen já foram avisados, para melhor se adequarem no agendamento dos procedimentos médicos.

Na semana de 8 a 15 de novembro foram distribuídos 337 geradores de tecnécio-99m, produzidos a partir de molibdênio importado da Argentina e da África do Sul. A importação da matéria-prima vinda da Argentina iniciou-se em junho de 2009 e, da África do Sul, a partir de novembro do mesmo ano.

A divulgação semanal da distribuição do radiofármacos é realizada pelo instituto como mecanismo para orientar e esclarecer os médicos nucleares e seus pacientes. O tecnécio-99m é utilizado em 80% dos exames de diagnóstico médico realizados com materiais radioativos.

A crise internacional no fornecimento do molibdênio intensificou-se com a interrupção na operação do principal reator nuclear produtor de molibdênio, o NRU, em maio de 2009, localizado no Canadá.

O tálio-201, empregado para análises cardíacas e recebido de fornecedor internacional, foi distribuído em 16 de novembro, terça-feira. O tálio-201 é utilizado em substituição ao tecnécio-99m para exames do miocárdio.

A Gerência Comercial do Ipen está à disposição para outros esclarecimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário