Até o dia 4 de dezembro o Ipen distribui 335 geradores de tecnécio, fabricados a partir de molibdênio proveniente da África do Sul e da Argentina. Outros quatro geradores prontos importados de Israel, com atividades entre 1.000 e 2.000 Curies já foram distribuídos. O tálio-201, empregado em análises cardíacas, tem distribuição prevista até 6 de dezembro.
Semanalmente o instituto divulga seu calendário de distribuição, como forma de melhor orientar médicos e pacientes e otimizar a marcação dos procedimentos que dependem do radiofármaco. O tecnécio-99m é empregado em 80% dos exames de diagnóstico que utilizam materiais radioativos. A crise internacional no fornecimento do molibdênio, matéria-prima a partir da qual é fabricado o gerador de tecnécio, teve início em maio de 2009.
Trinta por cento dos geradores está calibrada para uso no dia 3 e o restante para uso no dia 6 de dezembro. A calibração significa o melhor dia para uso do produto. A cada meia-vida a atividade do material radioativo decai pela metade.
Para exames do miocárdio, o tálio-201 é um possível substituto do tecnécio-99m. O reforço na distribuição desse produto é uma das medidas adotadas pelo Ipen. Esta semana o tálio será enviado aos centros médicos no dia 6 de dezembro
A Gerência Comercial está à disposição para outros esclarecimentos.
Link original: http://www.ipen.br/sitio/?idc=8412
Nenhum comentário:
Postar um comentário