Pesquisadores do Ipen terão um incentivo a mais para produzir ciência com foco no empreendedorismo. Foi aprovado pelo Conselho Técnico Administrativo (CTA) o Regulamento Geral do Prêmio Ipen de Inovação Tecnológica, cuja primeira edição começa este ano oferece R$ 100 mil ao vencedor. O objetivo é reconhecer, premiar e divulgar pesquisas e projetos inéditos que apresentem forte caráter em inovação tecnológica nas áreas de interesse do Ipen, com vistas a aplicação comercial. A reunião do CTA ocorreu no último dia 18, e as inscrições podem ser feitas durante os meses de abril a junho de cada ano.
Estão aptos a concorrer como “Proponente” os servidores do Instituto que exerçam cargo de Pesquisador, Tecnólogo (ativo ou com contrato de serviço voluntário) e outros cargos análogos. É permitido incluir numa mesma proposta alunos devidamente inscritos no Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Nuclear (Mestrado e Doutorado), de Iniciação Científica, ou ainda Pós-Doutorado ou Estagiário. Coautores, internos ou externos, também podem ser contemplados na proposta. O Pesquisador proponente deve participar de uma Linha de Pesquisa devidamente vinculada a uma Atividade do Plano Diretor do Ipen.
“Nós queremos incentivar não apenas a pesquisa, mas também a inovação e a geração de patentes no Ipen. Já existe uma cultura nessa direção, mas nós entendemos que é preciso ampliá-la”, afirmou Marcelo Linardi, diretor de Pesquisa, Desenvolvimento e Ensino (DPDE) do Instituto. Segundo ele, o Prêmio será concedido em uma única categoria denominada “Projetos”, abrangendo produtos, processos, serviços, gestão e negócios, no âmbito da inovação tecnológica, que contribuam, potencialmente, para o incremento dos níveis de competitividade e sucessos comerciais de empresas.
Linardi ressaltou que os projetos devem estar em consonância com as áreas de interesse do Ipen, listadas no Plano Diretor 2011-2020. Os trabalhos devem ser inscritos diretamente pelo autor principal, ou seja, um(a) Pesquisador(a) do Ipen, na DPDE, por meio eletrônico, em arquivo PDF, no endereço dpde@ipen.br, no período abril a junho (todos os dias dos 3 meses) de cada ano. Um pré-requisito para a aceitação da proposta é a sua inserção no sistema SIGEPI, na parte de tecnologias. Cabe a DPDE confirmar a inscrição, também por meio eletrônico.
Avaliação
De acordo com o Regimento Geral, seis critérios serão avaliados, em ordem decrescente de importância para critério de desempate: 1) Originalidade; 2) Relevância (Impacto social); 3) Viabilidade Técnica; 4) Viabilidade Comercial (potencial); 5) Caráter sustentável do Projeto; e 6) Clareza e Apresentação Geral do Projeto. Os quatro primeiros poderão receber notas de 0 a 10. Para os itens 5 e 6, as notas serão de 0 a 5 (com incrementos de 0,5 ponto para cada quesito). Se persistir empate após a aplicação de todos os critérios, vencerá o projeto comprovadamente mais antigo no Ipen.
Caberá à DPDE designar anualmente os integrantes da Comissão Julgadora que, a priori, será composta de especialistas em Projetos de Pesquisa e Inovação Tecnológica. Os integrantes da Comissão Julgadora vinculados ao Ipen não poderão concorrer ao Prêmio no ano. Os nomes dos integrantes da Comissão somente serão revelados no dia da divulgação dos resultados. No período do julgamento, os avaliadores poderão solicitar esclarecimentos adicionais a qualquer um dos concorrentes. A Comissão Julgadora é soberana, e não caberá nenhum tipo de recurso quanto ao resultado.
Premiação
O regulamento determina que será premiado apenas o primeiro lugar, obtido com a maior pontuação (nota) atribuída pela Comissão Julgadora. O vencedor receberá o valor de R$ 100 mil, proveniente da verba orçamentária do Ipen, a ser alocado no ano seguinte à premiação formal para utilização em seu laboratório e/ou grupo de pesquisa, em qualquer rubrica. A Unidade do Ipen e o pesquisador principal receberão troféus, e cada integrante da proposta vencedora receberá um certificado. A premiação será programada para a cerimônia de comemoração do aniversário do Ipen, sempre no final de agosto, em data fixada pelo CTA do Ipen.
O Regulamento Geral do Prêmio está disponível no link:
Link original: http://www.ipen.br/sitio/?idm=177
Nenhum comentário:
Postar um comentário