quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Trabalho do IPEN com elementos combustíveis é destaque em vários países


A experiência do Ipen/CNEN-SP na fabricação de elemento combustível utilizado em reatores de pesquisa que produzem radioisótopos e que também são usados para testes de materiais, como é o caso do IEA-R1, tem sido amplamente difundida em diversos países, por meio do artigo “Research Reactor Fuel Fabrication to Produce Radioisotopes”, de autoria dos pesquisadores Adonis M. Saliba-Silva, Elita F. Urano de Carvalho, Humberto G. Riella e Michelangelo Durazzo. O trabalho constitui o capítulo 2 do livro “Radioisotopes - Applications in Physical Sciences”, publicado em 2011 pela InTech Editora, também disponível na versão on-line. 

Com 5.325 acessos até o momento*, entre visualizações (2.223) e downloads(3.102), o artigo explica a rota para a produção de combustíveis nucleares utilizados no tipo mais comum de reatores de pesquisa, o Materiais Testing Reactor (MTR), e é de longe o mais acessado entre os 22 capítulos do livro. Um dado curioso é a distribuição dos downloads cumulativos por países: o maior número vem dos Estados Unidos (1.167), seguido de Índia (321), China (186), Reino Unido (177) e Irã (164). “O capítulo é fruto do trabalho que realizamos noIpen, portanto, é o nome do IPEN que divulgamos”, destaca Saliba, do Centro do Combustível Nuclear (CCN). 

Uma das razões possíveis para o volume de downloads no exterior é o fato de que, em alguns países, como Irã e Índia, não se conhece essa tecnologia de uma forma mais ilustrativa, tal como foi descrita no trabalho. Segundo Saliba, fazer um combustível nuclear não é uma técnica muito aberta na literatura científica nuclear. Mas, como os reatores de pesquisa têm uma finalidade humanitária, pois envolvem mais pesquisa acadêmica ou produção de radioisótopo para a medicina nuclear, detalhes tecnológicos são considerados “não-comerciais”. “Por isso, podem ser divulgados plenamente. E nós conseguimos fazer um bom resumo, que é importante para quem está utilizando essa técnica de fabricação", disse. 

O elemento combustível de base MTR é um dos itens de um conjunto de placas combustíveis de alumínio, espaçadas regularmente para permitir um fluxo corrente de água que serve como refrigerador e como moderador de reação nuclear. “Fisicamente”, essas placas têm um recheio de material físsil inteiramente coberto com alumínio e são fabricadas por meio de uma técnica de montagem de núcleo, moldura e revestimentos, e posterior laminação, conhecida internacionalmente como “técnica de picture-frame”. 

No artigo, os autores descrevem o processo de fabricação de elementos combustíveis abordando a evolução dos materiais combustíveis nucleares para MTR e a produção de elementos como hexafluoreto de urânio (UF6), tetrafluoreto de urânio (UF4), urânio metálico, U3Si2, além da produção de briquetes da mistura pós de alumínio e de U3Si2 e de placas de combustível com briquetes de dispersão encapsulados na moldura. O capítulo também explica como são feitos a montagem de elementos combustíveis, a recuperação de urânio, o tratamento de efluentes e o controle de qualidade. “Uma descrição detalhada do nosso trabalho”, diz Saliba. 

O resultado impressiona: o número de downloads do capítulo corresponde a mais que o dobro se comparado ao artigo “Natural Occurring Radionuclide Materials”(capítulo 1), o segundo mais consultado do livro, com 1.492 downloads e 1.621 visualizações, e o total de 3.113 acessos, cujos autores são Raad Obid Hussain and Hayder Hamza Hussain, da Universidade Kufa, Iraque. “O que comprova a excelência do Ipen e da CNEN nessa área”, finalizou Saliba. 

Sobre o livro: 

“Radioisotopes - Applications in Physical Sciences” foi editado por Nirmal Singh, professor Emérito do Departamento de Química Orgânica do Indian Institute Of Science, Bangalore, Índia. 

Possui 508 páginas, 22 capítulos e foi publicado pela InTech Editora em 21 de outubro de 2011. 
ISBN 978-953-307-510-5 

Sobre os autores do Capítulo 2: 

Adonis Saliba: Engenheiro metalúrgico com doutorado em Tecnologia Nuclear pela Universidade de São Paulo (2001), tecnologista Sênior do Ipen/CNEN. 
Elita Urano: Química industrial com doutorado em Tecnologia Nuclear pela Universidade de São Paulo (2004), pesquisadora do IPEN/CNEN. 
Humberto G. Riella: Engenheiro químico com doutorado em Maschinenbauingenier - Universitat Karlsruhe (1983), Professor Associado III do Departamento de Engenharia Química e Engenharia de Alimentos da Universidade Federal de Santa Catarina e Professor Participante do Programa Pós-Graduação em Tecnologia Nuclear do IPEN/ USP. 
Michelângelo Durazzo: Engenheiro Metalúrgico com Doutorado em Tecnologia Nuclear pela Universidade de São Paulo (2001), pesquisador do Ipen/CNEN

(Link para o capítulo: http://www.intechopen.com/books/radioisotopes-applications-in-physical-sciences/research-reactor-fuel-fabrication-to-produce-radioisotopes) 

* Consultado em 10/09/2014, às 10h 


Divulgação


Nenhum comentário:

Postar um comentário