O Workshop Radiofármacos e Medicina Nuclear em Perspectiva foi uma iniciativa conjunta da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) e da Sociedade Brasileira de Medicina Nuclear (SBMN). O evento ocorreu nesta quarta-feira (5/10) na sede da CNEN, no Rio de Janeiro, e reuniu especialistas sobre o tema na busca da ampliação da fabricação e uso de radiofármacos e da expansão da Medicina Nuclear no Brasil.
A abertura do evento foi realizada às 9 horas pelo presidente da CNEN, Renato Machado Cotta. Ele fez referência à necessidade de expansão da Medicina Nuclear para os brasileiros, pois considera esta área médica ainda restrita a uma parcela muito pequena da população. “Nossa Medicina Nuclear é ainda tímida. Temos um objetivo de ampliá-la para melhorar o atendimento da população brasileira”.
Cotta também falou da importância da SBMN para o desenvolvimento da Medicina Nuclear no Brasil e destacou que este ano a instituição será agraciada pela CNEN com o Prêmio Octacílio Cunha, destinado a entidades que colaboram para o desenvolvimento das aplicações pacíficas da energia nuclear no Brasil. A homenagem será concedida no dia 10 de outubro, na solenidade comemorativa dos 60 anos da CNEN.
O presidente da SBMN, Claudio Tinoco Mesquita, falou em seguida e manifestou sua grande satisfação por estar realizando o workshop nas instalações da CNEN e ter a oportunidade de desenvolver importantes debates e análises sobre radiofármacos e Medicina Nuclear dentro da instituição. Ele enfatizou a relevância do papel da CNEN no desenvolvimento da Medicina Nuclear junto à população brasileira. “Em nome da SBMN, registro meu agradecimento a toda a CNEN pelo empenho em desenvolver a Medicina Nucelar no Brasil”. Confia mais informações
Mais do que agradecer, a SBMN prestou uma homenagem a três servidores de unidades da CNEN pela relevância de seus trabalhos para o desenvolvimento da Medicina Nuclear no Brasil. Foram homenageados: Jair Mengatti e Constância Pagano Gonçalves da Silva, ambos do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN); e Ana Maria Braghirolli, do Instituto de Engenharia Nuclear (IEN).
A programação do workshop durou até o final da tarde. Foram realizadas mesas redondas, palestras e debates sobre produção de radiofármacos, licenciamento e controle de instalações destinadas a atividades de Medicina Nuclear, entre outros assuntos.
Foto: SBMN/Divulgação
Link original: http://sbmn.org.br/noticia/cnen-e-sbmn-realizam-workshop-sobre-radiofarmacos-e-medicina-nuclear/
Nenhum comentário:
Postar um comentário