quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Distribuição de radiofármacos - atualizado em 29/12

Até o dia 3 de janeiro de 2011, o Ipen distribui 304 geradores de tecnécio, fabricados a partir de molibdênio importado da África do Sul. Os geradores têm distribuição nos dias 29 de dezembro e 2 de janeiro de 2011, calibrados para uso respectivamente nos dias 31 de dezembro e 3 de janeiro.

Semanalmente o instituto divulga seu calendário de distribuição, como forma de melhor orientar médicos e pacientes e otimizar a marcação dos procedimentos que dependem do radiofármaco. O tecnécio-99m é empregado em 80% dos exames de diagnóstico em medicina nuclear e sua produção enfrenta uma crise internacional devido à diminuição do fornecimento de molibdênio, matéria-prima a partir da qual é fabricado o gerador de tecnécio.

A calibração do radiofármaco significa o melhor dia para uso do produto. A cada meia-vida a atividade do material radioativo decai pela metade.

Para exames do miocárdio, o tálio-201 é um possível substituto do tecnécio-99m. Esta semana o tálio será enviado aos centros médicos no dia 3 de janeiro de 2011, segunda-feira.

A Gerência Comercial está à disposição para outros esclarecimentos.
 
Link original: http://www.ipen.br/sitio/?idm=177

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Boas festas e feliz 2011

Votos da SBBMN


A atual diretoria da SBBMN e a diretoria gestão 2011 – 2012 desejam a todos boas festas e um 2011 repleto de paz, saúde, amor e sucesso!

sábado, 18 de dezembro de 2010

Distribuição de radiofármacos - atualizado em 17/12

Até o dia 18 de dezembro, o Ipen distribui 316 geradores de tecnécio, fabricados a partir de molibdênio importado da Argentina e da África do Sul. Desse total, 97% foi fabricado no instituto, com distribuição nos dias 15 e 18, calibrados para uso respectivamente nos dias 17 e 20 de dezembro. Dez geradores prontos com atividade de 2.000 miliCurie foram importados de Israel e distribuídos no dia 14, com calibração para o dia 16 de dezembro.

Semanalmente o instituto divulga seu calendário de distribuição, como forma de melhor orientar médicos e pacientes e otimizar a marcação dos procedimentos que dependem do radiofármaco. O tecnécio-99m é empregado em 80% dos exames de diagnóstico em medicina nuclear e sua produção enfrenta uma crise internacional devido à diminuição do fornecimento de molibdênio, matéria-prima a partir da qual é fabricado o gerador de tecnécio.

A calibração do radiofármaco significa o melhor dia para uso do produto. A cada meia-vida a atividade do material radioativo decai pela metade.

Para exames do miocárdio, o tálio-201 é um possível substituto do tecnécio-99m. Esta semana o tálio será enviado aos centros médicos no dia 20 de dezembro, segunda-feira.

A Gerência Comercial está à disposição para outros esclarecimentos.

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Você está preparado para uma revolução?

Pela primeira vez, MR e PET são um só


A Siemens mais uma vez sai na frente e reforça sua liderança tecnológica em diagnóstico por imagem, especialmente em Imagem Molecular. Apresentamos o primeiro equipamento completamente integrado de ressonância magnética e PET, o Biograph mMR. Com as mais avançadas tecnologias em MR e PET, o Biograph mMR inaugura uma nova modalidade e oferece enormes oportunidades de pesquisa, aliando a sensitividade da ressonância com a especificidade do PET.

Com o Biograph mMR, aquisições verdadeiramente simultâneas são uma realidade. Como o campo de visão da ressonância e do PET são exatamente os mesmos, a fusão das imagens é perfeita e os efeitos de movimentação na aquisição são minimizados, além de permitir estudos dinâmicos em MR e PET, captando simultaneamente processos fisiológicos, metabólicos e funcionais.





A comercialização desse equipamento depende da prévia autorização da ANVISA.

Certificado Curso PET/CT

Prezados colegas

Gostaríamos de informá-los que estamos providenciando a confecção dos certificados do nosso curso de PET/CT realizado neste ano de 2010.

Aos que tiveram presentes em cinco ou mais aulas, favor responder a este e-mail com o nome completo a ser impresso. Lembrando que o evento de Melanoma do dia 13/09/2010 conta também como aula do nosso curso.

Aproveitamos a oportunidade para agradecer a todos que compareceram, bem como todos os professores que gentilmente aceitaram participar conosco neste projeto.

Sugestões e críticas serão muito bem-vindas para que possamos continuar aprimorando outros eventos.

Att
Toda equipe Multi-Imagem & CDPI

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Boas festas e feliz 2011

Votos da SBBMN

A diretoria da SBBMN deseja a todos boas festas e um 2011 de paz, saúde, amor e sucesso!

Férias coletivas

Entre 20 de dezembro de 2010 e 10 de janeiro de 2011, a SBBMN estará em férias coletivas.

[Boletim SBBMN] Dia 10 de dezembro de 2010


Emoção, confraternização e atualização científica

Palestra, posse e homenagens

No dia 9 de dezembro de 2010, em São Paulo (SP), a SBBMN promoveu uma noite diferente e especial que contou com a presença de cerca de 100 pessoas, entre médicos nucleares e outros profissionais da saúde que atuam na Medicina Nuclear. A noite começou com uma palestra sobre ‘Cintilografia de Perfusão Miocárdica – Contexto Atual e Perspectivas’, ministrada pelo Dr. José Soares Jr., presidente da SBBMN, que em seguida, deu início à cerimônia de posse da diretoria que ficará à frente da Sociedade em 2011 e 2012. Em seu discurso, o Dr. José Soares Jr enalteceu primeiramente seus colegas de trabalho do InCor e da UDDO, que foram  extremamente colaborativos e pacientes com sua ausência em cinco anos à frente da Sociedade. Agradeceu todos os membros de sua diretoria e as pessoas que trabalham na Sociedade, que tiveram papel fundamental na realização dos trabalhos. Também falou das saudades do desafio e da responsabilidade do cargo, e da certeza de que a nova diretoria fará um excelente trabalho.


Presidente eleito 

Dr. Celso Darío Ramos

Em seguida, o Dr. José Soares Jr passou a presidência da SBBMN ao Dr. Celso Darío Ramos, que falou da honra em assumir o cargo pelo qual passou grandes nomes da Medicina Nuclear, responsáveis pelo crescimento contínuo e significativo da especialidade no cenário nacional. Destacou a atuação do Dr. Soares que enfrentou a crise no fornecimento de radiofármacos, organizou três congressos e concebeu o primeiro livro em língua portuguesa sobre PET/CT, entre outras ações.

“Diante das gestões anteriores, a visão da nova diretoria só pode ser continuidade do trabalho e das conquistas”, enfatizou o novo presidente, que destacou a particular preocupação com a reciclagem dos médicos nucleares. Lembrou o slogan de sua chapa, “O futuro é agora”, mostrando que o que há de mais moderno em tecnologia faz parte da realidade da Medicina Nuclear hoje e os profissionais da área têm que estar preparados para lidar com os novos equipamentos.

Destacou a luta pela melhoria da remuneração dos procedimentos de Medicina Nuclear e a necessidade de formação de um número maior de profissionais da área com foco na importância imediata de crescimento e desenvolvimento da radiofarmácia nacional. Anunciou a criação de um comitê de biomédicos, espaço para o crescimento e a atualização desses profissionais. Falou ainda da descentralização das atividades da SBBMN e que, para tanto, conta com o apoio do Colégio Brasileiro de Radiologia, através de suas regionais. Lembrou ainda do Ipen, outro importante parceiro da Sociedade. “Os desafios são muitos e o principal é contribuir para o crescimento da Medicina Nuclear, em especial, da imaginologia”, completou e finalizou agradecendo o apoio dos colegas de chapa, da MN&D, da Unicamp, sócios da SBBMN e esposa.
 
 
Diretoria
 
Gestão 2011 - 2012

Na foto, os novos diretores: Allan de Oliveira Santos, diretor científico; Irene Shimura Endo, segunda secretária; Ricardo Cesarino Brandão, diretor de Ética e Defesa Profissional; Celso Darío Ramos, presidente; Paulo Eduardo Assi, primeiro vice-presidente; Miriam Cassia Mendes Moreira, primeira secretária; Jair Mengatti, segundo vice-presidente; e Claudio Tinoco Mesquita, segundo tesoureiro. Faz parte ainda da diretoria, mas não está na foto, o Dr. Jairo Wagner, primeiro tesoureiro.


Homenagem I

Dr. José Soares Jr.

A Dra. Marília Marone, que foi presidente da SBBMN, tomou a palavra para relembrar o crescimento da Medicina Nuclear e da Sociedade, e fazer uma homenagem ao Dr. José Soares Jr, que agora, como presidente da Alasbimn, traz o congresso da entidade para o Brasil.


Homenagem II

Dr. Marcelo Livorsi

A Dra. Marília também ficou responsável por homenagear o Dr. Marcelo Livorsi, membro da diretoria que encerra sua gestão em 2010.


Autoridades

Posse

O evento, patrocinado pela Siemens, foi encerrado com um jantar de confraternização. Autoridades prestigiaram a noite da SBBMN. Na foto: Dr. Manoel Aparecido Gomes da Silva, presidente do Colégio Brasileiro de Radiologia, Dr. Celso Darío Ramos, presidente da SBBMN Gestão 2011 – 2012, Dr. Nilson Dias Vieira Jr, superintendente do Ipen, e Dr. Eleuses Paiva, deputado federal.


Distribuição de radiofármacos - atualizado em 10/12

O Ipen distribui, nos dias 11 e 12 de dezembro, 234 geradores de tecnécio, fabricados a partir de molibdênio importado da Argentina. Outros dez geradores prontos importados de Israel, com atividade de 2.000 miliCurie, já foram distribuídos no último dia 7 de dezembro. No dia 8, foram enviados às clínicas e hospitais 94 geradores, com atividade entre 500 e 2.000 miliCurie, fabricados a partir de matéria-prima recebida da África do Sul. O tálio-201, empregado em análises cardíacas, tem distribuição prevista no dia 13, segunda-feira.

Semanalmente o instituto divulga seu calendário de distribuição, como forma de melhor orientar médicos e pacientes e otimizar a marcação dos procedimentos que dependem do radiofármaco. O tecnécio-99m é empregado em 80% dos exames de diagnóstico que utilizam materiais radioativos e passa por uma crise internacional de fornecimento devido à diminuição do fornecimento do molibdênio, matéria-prima a partir da qual é fabricado o gerador de tecnécio.

Os geradores que serão distribuídos entre sábado e domingo estão calibrados para uso no dia 13. A calibração significa o melhor dia para uso do produto. A cada meia-vida a atividade do material radioativo decai pela metade.

Para exames do miocárdio, o tálio-201 é um possível substituto do tecnécio-99m. Esta semana o tálio será enviado aos centros médicos no dia 6 de dezembro.

A Gerência Comercial está à disposição para outros esclarecimentos.

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

CONVITE DA SBBMN

Jornada Paulista de Radiologia 2011


A Sociedade Paulista de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (SPR) organiza todos os anos a Jornada Paulista de Radiologia (JPR), que em 2011 acontecerá de 28 de abril a 1º de maio, no Transamerica Expo Center, em São Paulo, Brasil.

Considerada o principal evento de Diagnóstico por Imagem da América Latina e o quarto maior do mundo, a JPR recebe um número significativo de participantes de todos os estados brasileiros e também dos países vizinhos.

Cerca de 12 mil pessoas, entre participantes, conferencistas, coordenadores, expositores, visitantes e outros, participaram do último encontro, realizado ao final de abril de 2010.

VI Simpósio de PET CT em Oncologia e III Simpósio de SPECT CT em Oncologia

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Distribuição de radiofármacos pelo Ipen - atualizado em 3/12

Até o dia 4 de dezembro o Ipen distribui 335 geradores de tecnécio, fabricados a partir de molibdênio proveniente da África do Sul e da Argentina. Outros quatro geradores prontos importados de Israel, com atividades entre 1.000 e 2.000 Curies já foram distribuídos. O tálio-201, empregado em análises cardíacas, tem distribuição prevista até 6 de dezembro.

Semanalmente o instituto divulga seu calendário de distribuição, como forma de melhor orientar médicos e pacientes e otimizar a marcação dos procedimentos que dependem do radiofármaco. O tecnécio-99m é empregado em 80% dos exames de diagnóstico que utilizam materiais radioativos. A crise internacional no fornecimento do molibdênio, matéria-prima a partir da qual é fabricado o gerador de tecnécio, teve início em maio de 2009.

Trinta por cento dos geradores está calibrada para uso no dia 3 e o restante para uso no dia 6 de dezembro. A calibração significa o melhor dia para uso do produto. A cada meia-vida a atividade do material radioativo decai pela metade.

Para exames do miocárdio, o tálio-201 é um possível substituto do tecnécio-99m. O reforço na distribuição desse produto é uma das medidas adotadas pelo Ipen. Esta semana o tálio será enviado aos centros médicos no dia 6 de dezembro

A Gerência Comercial está à disposição para outros esclarecimentos.

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

III Diretrizes da Sociedade Brasileira de Cardiologia Sobre Teste Ergométrico


Realização
Departamento de Ergometria, Exercício e Reabilitação Cardiovascular da Sociedade Brasileira de Cardiologia (DERC/SBC)

Coordenador de Normatizações e Diretrizes da SBC
Jadelson Pinheiro de Andrade (BA)

Coordenador Geral e Editor
Romeu Sergio Meneghelo (SP)

Coeditor
Ricardo Vivacqua Cardoso Costa (RJ)

Grupos de Trabalho

Introdução
Iran Castro (RS); Jadelson Andrade (BA)

Indicações e Contraindicações do teste Ergométrico
Fabio Sandoli de Brito (SP); Jorge Ilha Guimarães (RS); Josmar de Castro Alves (RN); Pedro Ferreira de Albuquerque (AL); Ricardo Vivacqua Cardoso Costa (RJ); Salvador Manoel Serra (RJ)

Implicações médico-Legais do teste Ergométrico
Antônio Felipe Simão (SC); Iran Castro (RS)

Metodologia
Fernando Drummond Teixeira (MG); Humberto Jorge Isaac (SP); Ricardo Quental Coutinho (PE)

Interpretação
Artur Haddad Herdy (SC); Japy Angelini Oliveira Filho (SP)

Teste Ergométrico Associado com Outros métodos
Luiz Eduardo Mastrocolla (SP); William Azem Chalela (SP)

Teste Cardiopulmonar de Exercício
Cláudio Gil Soares de Araújo (RJ); Ricardo Stein (RS); Salvador Manoel Serra (RJ); Artur Haddad Herdy (SC)

Revisores
Cláudio Gil Soares de Araújo (RJ); Luiz Eduardo Mastrocolla (SP); Pedro Ferreira de Albuquerque (AL); Ricardo Stein (RS); Salvador Manoel Serra (RJ)

Esta diretriz deverá ser citada como: Meneghelo RS, Araújo CGS, Stein R, Mastrocolla LE, Albuquerque PF, Serra SM et al/Sociedade Brasileira de Cardiologia. III Diretrizes da Sociedade Brasileira de Cardiologia sobre Teste Ergométrico. Arq Bras Cardiol 2010; 95(5 supl.1): 1-26

Correspondência:
Romeu S. Meneghelo
Av. Dante Pazzanese, 500 CEP 04012-909 São Paulo SP

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Reunião científica, confraternização e posse da nova diretoria

São Paulo

No dia 9 de dezembro de 2010, quinta-feira, às 20 horas, no mezanino do Cânter Bar, que fica no Jockey Club (Av. Dr. Lineu de Paula Machado, 1263), em São Paulo (SP), a SBBMN promoverá uma reunião científica sobre ‘Cintilografia de Perfusão Miocárdica – Contexto Atual e Perspectivas’, que terá como palestrante o Dr. José Soares Jr, presidente da SBBMN e da Alasbimn.

Em seguida, será realizada a cerimônia de posse da diretoria que ficará à frente da Sociedade em 2011 e 2012. Encerrando a noite, será oferecido jantar de confraternização. Com apoio da Siemens, a reunião é aberta a sócios. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas até 3 de dezembro de 2010 através do site http://www.sbbmn.org.br/.

Link original: http://www.sbbmn.org.br/v3/sbbmn.php?modulo=noticias&id_not=492

Profissionais debatem novas normas da ANVISA

São Paulo

No dia 25 de novembro de 2010, em São Paulo (SP), a SBBMN promoveu reunião de atualização científica sobre as ‘Novas normas da ANVISA para Medicina Nuclear: sala quente e controle de radiofármacos’. A importância do assunto levou um público recorde à reunião, pois os riscos de interpretação inadequada das normas da Anvisa pode levar a exigências incompatíveis com o funcionamento dos laboratórios de Medicina Nuclear. Na reunião ficou decidido que a SBBMN, representada pelo atual presidente, Dr. José Soares Jr, e pelo presidente eleito, Dr. Celso Darío Ramos,  vai criar uma comissão para discutir a aplicação adequada e consensual das normas e servir de canal de comunicação e representação dos profissionais da Medicina Nuclear com a Anvisa.  Na foto: Rafael Ribeiro Madke, diretor da Radiopharmacus, patrocinadora do evento; Dr. José Soares Jr, presidente da SBBMN; George Coura, coordenador científico da reunião; Solange Amorim Nogueira, coordenadora biomédica do Hospital Albert Einstein; Dr. Adelanir Antônio Barroso, Médico Nuclear, Coordenador do Grupo Nuclear Med Center e Nucleminas em Minas Gerais; e membro do Conselho Consultivo da SBBMN; e Luiz Fernando Malvestiti, físico da UDDO Samaritano.

sábado, 27 de novembro de 2010

Distribuição de radiofármacos pelo Ipen – atualizado em 26/11

O Ipen distribui, nos dias 24 e 27/11, 328 geradores de tecnécio, fabricados com molibdênio proveniente da África do Sul e da Argentina. No dia 24, os 100 geradores distribuídos têm calibração de uso no dia 26/11. Os demais têm calibração para o dia 29/11. Outros oito geradores prontos com atividades entre 1.500 e 2.000 Curie foram importados de Israel e também seguem para as clínicas e hospitais no dia 26/11.

A divulgação semanal da distribuição dos radiofármacos é realizada pelo instituto como mecanismo para orientar e esclarecer os médicos nucleares e seus pacientes. O tecnécio-99m é utilizado em 80% dos exames de diagnóstico médico realizados com materiais radioativos.

A crise internacional no fornecimento do molibdênio intensificou-se com a interrupção na operação do principal reator nuclear produtor de molibdênio, o NRU, em maio de 2009, localizado no Canadá.

O tálio-201, utilizado em substituição ao tecnécio-99m para exames do miocárdio, tem distribuição prevista até 29 de novembro, segunda-feira.

A Gerência Comercial está à disposição para outros esclarecimentos.

Ipen recebe novos servidores

E. R. Paiva
Novos servidores do Ipen recepcionados pelo superintendente do instituto, Nilson Dias Vieira Junior, que guiou-os pela exposição sobre a história do instituto.

Tomaram posse no último dia 12 de novembro, no Ipen, 50 novos servidores. Eles irão atuar nas unidades administrativas e técnicas do instituto, como o Centro de Química e Meio Ambiente, Biotecnologia, Radiofarmácia, Lasers e Aplicações, Engenharia Nuclear, Tecnologia das Radiações, Ciência e Tecnologia dos Materiais, Células a Combustível, Combustível Nuclear, Reator de Pesquisas, Rejeitos Radioativos e Metrologia das Radiações, além das diretorias de Radiofarmácia, Segurança, Infra-estrutura e Administração.

No dia 11 de novembro, os servidores aprovados no último concurso público da Comissão Nacional de Energia Nuclear participaram de uma solenidade no Espaço Cultural Marcello Damy, no prédio da administração do Ipen, e foram recebidos pelos diretores e gerentes de centros. No dia seguinte, antecedendo a cerimônia de posse, eles assistiram a apresentações do superintendente do instituto, Nilson Dias Vieira Júnior, do presidente da CNEN, Odair Dias Gonçalves e dos diretores de Gestão Institucional (DGI), Miracy W. Pinto Lima e de Pesquisa e Desenvolvimento (DPD), Marco Nogueira Martins.

E. R. Paiva
Os novos servidores participaram de cerimônia de posse no auditório Rômulo Ribeiro Pieroni, em 12 de novembro de 2010.

O presidente da CNEN, Odair Dias Gonçalves ressaltou o papel do servidor público, a importância de servir à sociedade, mantendo postura ética e investindo em valores fundamentais do serviço público com afinco e qualidade. O superintendente do Ipen, Nilson Dias Vieira Júnior, ressaltou os resultados de excelência obtidos pelo instituto em áreas como publicações científicas, patentes e produtos tecnológicos. No programa de pós-graduação em Tecnologia Nuclear em associação com a USP já foram outorgados mais de 1.692 títulos, sendo 1.148 mestrados e 544 doutorados, nos seus 34 anos de existência.

Vieira Júnior mostrou também os objetivos estratégicos globais do Ipen alinhados com as prioridades estratégicas do Ministério da Ciência e Tecnologia. Os objetivos estratégicos estão pautados nas áreas da pesquisa, desenvolvimento e inovação, produção de radioisótopos e radiofármacos, programa nuclear brasileiro, ensino de pós-graduação e especialização, saúde e preservação ambiental e inovação tecnológica e empreendedorismo.

Os novos servidores atuarão nos cargos de assistente de pesquisa, técnico, tecnologista e assistente em ciência em tecnologia. De 30 de novembro a 3 de dezembro, eles participarão de palestras ministradas pelos diretores do Ipen, assim como de visitas guiadas aos centros de pesquisa e unidades administrativas do instituto. Todos participarão de um curso prático de proteção radiológica. As unidades de pesquisa que integram as visitas guiadas são os 13 centros de pesquisa do Ipen e o reator Ipen/MB-01.

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

XVII Congresso Nacional do DERC

 

Reunião científica, confraternização e posse da nova diretoria

São Paulo

No dia 9 de dezembro de 2010, quinta-feira, às 20 horas, no mezanino do Cânter Bar, que fica no Jockey Club (Av. Dr. Lineu de Paula Machado, 1263), em São Paulo (SP), a SBBMN promoverá uma reunião científica sobre ‘Cintilografia de Perfusão Miocárdica – Contexto Atual e Perspectivas’, que terá como palestrante o Dr. José Soares Jr, presidente da SBBMN e da Alasbimn.

Em seguida, será realizada a cerimônia de posse da diretoria que ficará à frente da Sociedade em 2011 e 2012. Encerrando a noite, será oferecido jantar de confraternização. Com apoio da Siemens, a reunião é aberta a sócios. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas até 3 de dezembro de 2010 através do site http://www.sbbmn.org.br/.

Link original: http://www.sbbmn.org.br/v3/sbbmn.php?modulo=noticias&id_not=492

Férias coletivas

20 de dezembro a 10 de janeiro

Entre 20 de dezembro de 2010 e 10 de janeiro de 2011, a SBBMN estará em férias coletivas.

Link original: http://www.sbbmn.org.br/v3/sbbmn.php?modulo=noticias&id_not=491

Especialização em Biomedicina no Diagnóstico por Imagem

São Paulo

Até 30 de novembro de 2010, está aberto o processo seletivo do Hospital Albert Einstein para especialização em Biomedicina no Diagnóstico por Imagem. As aulas da parte teórica são quinzenais, às sextas-feiras, das 19 às 22 horas e, aos sábados, das 8 às 18 horas (24 finais de semana). As aulas são no Instituto de Ensino e Pesquisa Albert Einstein, 1º subsolo, Ed. Joseph Féher, entrada lateral do Hospital Albert Einstein (Av. Ruggero Fasano, s/n, Morumbi), São Paulo (SP). Pagamento em 15 parcelas de R$720. Inscrições no site http://www.einstein.br/Ensino/pos-graduacao-e-residencia-medica/Paginas/cursos-de-especializacao.aspx.

Link original: http://www.sbbmn.org.br/v3/sbbmn.php?modulo=noticias&id_not=490

Curso de Pós-Graduação lato senso – Especialização em Diagnóstico por Imagem – Modalidade PET-CT

São Paulo

Estão abertas as inscrições para o curso de pós-graduação lato senso – Especialização em Diagnóstico por Imagem – Modalidade PET-CT do Hospital Israelita Albert Einstein. O curso é credenciado pelo MEC, tem duração de 1 ano com início em 1º/02/2011. O período para inscrição se estende até 10/12/2010, através da internet, no link: http://www.einstein.br/Ensino/pos-graduacao-e-residencia-medica/Paginas/cursos-de-especializacao.aspx.

Link original: http://www.sbbmn.org.br/v3/sbbmn.php?modulo=noticias&id_not=489

Estágio Remunerado (ano adicional) em Regime de Residência Médica em PET/CT e SPECT/CT

São Paulo

Estão abertas as inscrições para o Estágio (ano adicional) em Regime de Residência Médica em PET/CT e SPECT/CT do Hospital Sírio Libanês. O programa tem duração de 1 ano, com início em 1º/02/2011. Podem se inscrever residentes em Medicina Nuclear com término em janeiro de 2011, assim como portadores de título de especialista em Medicina Nuclear pelo CBR ou candidatos que já tenham concluído programa de residência ou estágio em Medicina Nuclear em instituição credenciada pelo Colégio Brasileiro de Radiologia. O estágio será remunerado com bolsa. As inscrições e a consulta ao edital podem ser feitas até 20/12/2010 no site http://www.hospitalsiriolibanes.org.br/iep/ensino/residencia/residencia.asp.

Link original: http://www.sbbmn.org.br/v3/sbbmn.php?modulo=noticias&id_not=488

Estágio para 2011 R4 (PET-CT)

Rio de Janeiro

Até 14 de janeiro, estão abertas as inscrições para estágio R4 (PET-CT), que acontecerá em 2011, promovido pelo CDPI, no Rio de Janeiro (RJ). O estágio remunerado terá duração de seis períodos/semana e aplicará PET-CT com tecnologia HI-REZ. A prova será no dia 15 de janeiro de 2011, às 8 horas. Para participar é preciso ser médico nuclear formado ou em fase final de formação. Inscrições com Renata Queiroz, e-mail marketing@cdpi.com.br, telefone (21) 2432-9155, ramal 9382. Mais detalhes no site http://www.cdpi.com.br/.

Link original: http://www.sbbmn.org.br/v3/sbbmn.php?modulo=noticias&id_not=487

Congresso ALASBIMN 2011 no Brasil

Porto de Galinhas (PE)

Estima-se que 800 profissionais ligados à Medicina Nuclear, como médicos nucleares, físicos, radiofarmacêuticos, químicos, biomédicos, tecnólogos, residentes e estagiários, participarão da vigésima terceira edição do Congresso ALASBIMN, em Porto de Galinhas, Pernambuco, no Summerville Beach Resort, que acontece entre 28 de setembro a 1º de outubro de 2011. Mais detalhes, em breve, no site http://www.alasbimnbrasil2011.com.br/.

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Conferência Internacional - Radiofármacos PET e suas aplicações

Belo Horizonte (MG)

Até sexta-feira, 19 de novembro, estão abertas as inscrições para a Conferência Internacional - Radiofármacos PET e suas aplicações, que acontece nos dias 26, 27 e 28 de novembro de 2010, no auditório Professor Francisco de Assis Magalhães Gomes do Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear - CDTN/CNEN (Av. Presidente Antônio Carlos, 6.627, Campus da UFMG, Pampulha), em Belo Horizonte (MG).

O objetivo é expandir o uso da tomografia por emissão de pósitrons (PET) e agregar conhecimento sobre radiofármacos PET e suas aplicações, bem como integrar os centros de Medicina Nuclear, de produção e pesquisa de radiofármacos, proporcionando envolvimento com especialistas internacionais. É uma oportunidade para troca de experiências e ideias entre profissionais de diversas áreas.

Os palestrantes são Carlos Buchpiguel (Faculdade de Medicina/USP), Carlos Simal (Hospital das Clínicas/MG), Cecília Kalil Hadad (Hospital Sírio Libanês), Elaine Bortoleti (IPEN), José Ribamar Villela (Hermes Pardini), Lorena Pozzo (Unicamp), Marcelo Mamede (UFMG), Michael Nader (Grupo IASON), Mikael Jensen (Institute Risoe – Dinamarca), Ramsey Badawi (University of California Davis – EUA), Robson Santos (UFMG), Rodrigo Nicolato (INCT de Imagem Molecular/UFMG) e Sridhar Nimmagadda (Johns Hopkins – EUA).

A conferência é dirigida a médicos nucleares, oncologistas, físicos, farmacêuticos, biomédicos e profissionais envolvidos na produção e aplicação de radiofármacos e estudos utilizando PET e PET/CT. Inscrição gratuita pelo site até 19 de novembro de 2010. Vagas limitadas. Informações e inscrições pelo e-mail para radiofarmacoscdtn@cdtn.br, pelo telefone (31) 3069-3440 e pelo site http://www.cdtn.br/.

Link original: http://www.sbbmn.org.br/v3/sbbmn.php?modulo=noticias&id_not=484

Prepare-se para atender às novas normas da ANVISA

São Paulo (SP)

No dia 25 de novembro de 2010, quinta feira, às 20 horas, no Hotel Hampton Park Residence (Alameda Campinas, 1213, Jardim Paulista), São Paulo (SP), a SBBMN promove reunião de atualização científica sobre as ‘Novas normas da ANVISA para Medicina Nuclear: sala quente e controle de radiofármacos’. Os palestrantes são Dr. Adelanir Antônio Barroso, Médico Nuclear, Coordenador do Grupo Nuclear Med Center e Nucleminas em Minas Gerais, e membro do Conselho Consultivo da SBBMN, Luiz Fernando Malvestiti, físico da UDDO Samaritano, em São Paulo (SP), e Solange Amorim Nogueira, coordenadora biomédica do Hospital Albert Einstein em São Paulo (SP). Esta palestra conta com o patrocínio da Radiopharmacus. Inscrições gratuitas, vagas limitadas. Informações e inscrições no site http://www.sbbmn.org.br/.

Link original: http://www.sbbmn.org.br/v3/sbbmn.php?modulo=noticias&id_not=485

Especialização em Biomedicina no Diagnóstico por Imagem

São Paulo (SP)

Até 30 de novembro de 2010, está aberto o processo seletivo do Hospital Albert Einstein para especialização em Biomedicina no Diagnóstico por Imagem. As aulas da parte teórica são quinzenais, às sextas-feiras, das 19 às 22 horas e, aos sábados, das 8 às 18 horas (24 finais de semana). As aulas são no Instituto de Ensino e Pesquisa Albert Einstein, 1º subsolo, Ed. Joseph Féher, entrada lateral do Hospital Albert Einstein (Av. Ruggero Fasano, s/n, Morumbi), São Paulo (SP). Pagamento em 15 parcelas de R$720. Inscrições no site http://www.einstein.br/Ensino/pos-graduacao-e-residencia-medica/Paginas/cursos-de-especializacao.aspx.

Link original: http://www.sbbmn.org.br/v3/sbbmn.php?modulo=noticias&id_not=483

Curso de Pós-Graduação lato senso – Especialização em Diagnóstico por Imagem – Modalidade PET-CT

São Paulo (SP)

Estão abertas as inscrições para o curso de pós-graduação lato senso – Especialização em Diagnóstico por Imagem – Modalidade PET-CT do Hospital Israelita Albert Einstein. O curso é credenciado pelo MEC, tem duração de 1 ano com início em 1º/02/2011. O período para inscrição se estende até 10/12/2010, através da internet, no link: http://www.einstein.br/Ensino/pos-graduacao-e-residencia-medica/Paginas/cursos-de-especializacao.aspx.

Link original: http://www.sbbmn.org.br/v3/sbbmn.php?modulo=noticias&id_not=482

Estágio R4 (PET-CT)

Rio de Janeiro

Até 14 de janeiro, estão abertas as inscrições para estágio R4 (PET-CT), que acontecerá em 2011, promovido pelo CDPI, no Rio de Janeiro (RJ). O estágio remunerado terá duração de seis períodos/semana e aplicará PET-CT com tecnologia HI-REZ. A prova será no dia 15 de janeiro de 2011, às 8 horas. Para participar é preciso ser médico nuclear formado ou em fase final de formação. Inscrições com Renata Queiroz, e-mail marketing@cdpi.com.br, telefone (21) 2432-9155, ramal 9382. Mais detalhes no site http://www.cdpi.com.br/.

Link original: http://www.sbbmn.org.br/v3/sbbmn.php?modulo=noticias&id_not=481

Congresso ALASBIMN 2011

Porto de Galinhas (PE)

Entre 28 de setembro a 1º de outubro de 2011, acontece a vigésima terceira edição do Congresso ALASBIMN, em Porto de Galinhas, Pernambuco, no Summerville Beach Resort. A comissão organizadora está preparando um evento para ficar na história, assim como foi o Congresso ALASBIMN, na Bahia, em 1995. A participação maciça de brasileiros - médicos nucleares, físicos, radiofarmacêuticos, químicos, biomédicos, tecnólogos, residentes e estagiários - é importante para o sucesso do evento e engrandecimento da Medicina Nuclear na América Latina.

Link original: http://www.sbbmn.org.br/v3/sbbmn.php?modulo=noticias&id_not=480

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Distribuição de radiofármacos pelo Ipen – atualizado em 16/11

Clínicas e hospitais que utilizam geradores de tecnécio-99m para exames de diagnóstico médico por cintilografia não receberão o produto que seria processado nesta quarta-feira, dia 17/11, em razão da manutenção do reator nuclear Safári, da África do Sul, um dos fornecedores de molibdênio-99, matéria-prima para fabricação dos geradores.

Com isso, a programação regular do dia 17/11, de entrega de geradores calibrados para o dia 19/11, foi alterada. O próximo envio do radiofármaco ocorrerá no dia 20/11, sábado, quando o instituto distribui geradores fabricados a partir de 60 Curie de molibdênio-99 recebidos da África do Sul. Serão atendidos, dessa forma, a maior parte dos clientes que não receberam material esta semana. Também serão distribuídos 25 geradores de tecnécio provenientes de Israel. Os clientes do Ipen já foram avisados, para melhor se adequarem no agendamento dos procedimentos médicos.

Na semana de 8 a 15 de novembro foram distribuídos 337 geradores de tecnécio-99m, produzidos a partir de molibdênio importado da Argentina e da África do Sul. A importação da matéria-prima vinda da Argentina iniciou-se em junho de 2009 e, da África do Sul, a partir de novembro do mesmo ano.

A divulgação semanal da distribuição do radiofármacos é realizada pelo instituto como mecanismo para orientar e esclarecer os médicos nucleares e seus pacientes. O tecnécio-99m é utilizado em 80% dos exames de diagnóstico médico realizados com materiais radioativos.

A crise internacional no fornecimento do molibdênio intensificou-se com a interrupção na operação do principal reator nuclear produtor de molibdênio, o NRU, em maio de 2009, localizado no Canadá.

O tálio-201, empregado para análises cardíacas e recebido de fornecedor internacional, foi distribuído em 16 de novembro, terça-feira. O tálio-201 é utilizado em substituição ao tecnécio-99m para exames do miocárdio.

A Gerência Comercial do Ipen está à disposição para outros esclarecimentos.

sábado, 13 de novembro de 2010

Distribuição de radiofármacos pelo Ipen – atualizado em 12/11

O Ipen distribui, entre 8 e 15 de novembro, 337 geradores de tecnécio-99m para clínicas e hospitais no país. Cerca de 98% dos geradores de tecnécio-99m foram processados no instituto com molibdênio-99 importado da Argentina e da África do Sul. A importação da matéria-prima vinda da Argentina iniciou-se em junho de 2009 e, da África do Sul, a partir de novembro do mesmo ano.

O instituto produziu 100 geradores de tecnécio-99m com o molibdênio importado da África do Sul. Os geradores produzidos possuem atividade de 123 Ci. A distribuição dos geradores aconteceu em 10 de novembro com calibração para 12 do mesmo mês.

O molibdênio importado da Argentina tem sua distribuição em 12 de novembro e outra remessa está prevista para distribuição em 14 de novembro. A previsão é de se produzir 126 geradores com atividades de 82 Ci e 106 Ci. Os geradores serão calibrados para segunda-feira, 15 de novembro.

De Israel foram importados 8 geradores de tecnécio já adequados para pronta utilização com atividades de 16 Ci. A distribuição acontece durante toda semana.

A divulgação semanal da distribuição do radiofármacos é realizada pelo instituto como mecanismo para orienta e esclarecer os médicos nucleares e seus pacientes. O tecnécio-99m é utilizado em 80% dos exames de diagnóstico médico realizados com materiais radioativos.

A crise internacional no fornecimento do molibdênio intensificou-se com a interrupção na operação do principal reator nuclear produtor de molibdênio, o NRU, em maio de 2009, localizado no Canadá.

O tálio-201, empregado para análises cardíacas e recebido de fornecedor internacional, tem previsão de distribuição em 16 de novenbro, terça-feira. O tálio-201 é utilizado em substituição ao tecnécio-99m para exames do miocárdio.

O molibidênio-99 passou a se tornar escasso no mercado mundial após a parada na operação do reator canadense NRU, em maio de 2009, um de seus maiores produtores. Para amenizar a crise no mercado nacional, o Ipen passou a importá-lo da Argentina e África do Sul e a adquirir geradores de tecnécio de Israel, já prontos para uso.

A Gerência Comercial está à disposição dos clientes para esclarecimentos adicionais.

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Estágio 2011 R4 PET/CT

Prezados colegas:

É com satisfação que comunicamos que a Clínica Multi-Imagem PET em parceria com a CDPI abriu as inscrições para a seleção de estágio médico remunerado, estilo R4 em PET/CT para o ano de 2011.

A prova ocorrerá dia 15 de janeiro de 2011, às 8:00 AM no auditório da Clínica CDPI no BarraShopping e constará de questões de múltipla escolha versando sobre conhecimentos gerais de Medicina Nuclear, incluíndo algumas questões de física e PET e uma entrevista com análise de curriculum.

O estágio iniciará em fevereiro de 2011 e a carga horária será de 6 períodos/ semana, sendo que o período é definido como uma manhã ou uma tarde.

Para maiores informações, acesse o site http://www.cdpi.com.br/ ou por e-mail para a Sra. Renata pelo marketing@cdpi.com.br.

Atenciosamente
Multi-Imagem PET

Atualização em Câncer de Tireoide no Rio de Janeiro

Rio de Janeiro

No dia 20 de outubro de 2010, no Rio de Janeiro (RJ), a SBBMN contou com a presença de cerca de 100 profissionais da área na ‘Atualização em Câncer de Tireoide’. Patrocínio da Genzyme. Na foto,  os palestrantes Dr. Luiz Machado Neto (Multi-Imagem e PET/HSE), Dra. Rossana Corbo (INCA/UFRJ) Dr. Mário Vaisman (Universidade Federal do Rio de Janeiro), Dra. Lea Miriam Barbosa da Fonseca (Universidade Federal do Rio de Janeiro), e Dra. Cristiana Almeida (Real Hospital Português PE).

Link original: http://www.sbbmn.org.br/v3/sbbmn.php?modulo=noticias&id_not=478

Estágio para 2011 R4 (PET-CT)

Rio de Janeiro (RJ)

Estão abertas as inscrições para estágio R4 (PET-CT), que acontecerá em 2011, promovido pelo CDPI, no Rio de Janeiro (RJ). O estágio remunerado terá duração de seis períodos/semana e aplicará PET-CT com tecnologia HI-REZ. A prova será no dia 15 de janeiro de 2011, às 8 horas. Para participar é preciso ser médico nuclear formado ou em fase final de formação. Inscrições com Renata Queiroz, e-mail marketing@cdpi.com.br, telefone (21) 2432-9155, ramal 9382. Mais detalhes no site http://www.cdpi.com.br/.

Link original: http://www.sbbmn.org.br/v3/sbbmn.php?modulo=noticias&id_not=477

2º Workshop Medicina Nuclear em Condutas Oncológicas da Bahia

Salvador (BA)

No dia 17 de novembro de 2010, às 19h30, no Restaurante Amado (Av. Contorno), Salvador (BA), o Hospital São Rafael, com apoio da SBBMN, promoverá o 2º Workshop Medicina Nuclear em Condutas Oncológicas da Bahia. Patrocínio da Siemens e da Delfin Fármacos. Inscrições pelo telefone (71) 3281-6687.

Link original: http://www.sbbmn.org.br/v3/sbbmn.php?modulo=noticias&id_not=476

Prepare-se para atender às novas normas da ANVISA

São Paulo (SP)

No dia 25 de novembro de 2010, quinta feira, às 20 horas, no Hotel Hampton Park Residence (Alameda Campinas, 1213, Jardim Paulista), São Paulo (SP), a SBBMN promove reunião de atualização científica sobre as ‘Novas normas da ANVISA para Medicina Nuclear: sala quente e controle de radiofármacos’. Os palestrantes são Dr. Adelanir Antônio Barroso, Médico Nuclear, Coordenador do Grupo Nuclear Med Center e Nucleminas em Minas Gerais, e membro do Conselho Consultivo da SBBMN, Luiz Fernando Malvestiti, físico da UDDO Samaritano, em São Paulo (SP), e Solange Amorim Nogueira, coordenadora biomédica do Hospital Albert Einstein em São Paulo (SP). Esta palestra conta com o patrocínio da Radiopharmacus. Inscrições gratuitas, vagas limitadas. Informações e inscrições no site http://www.sbbmn.org.br/.

Link original: http://www.sbbmn.org.br/v3/sbbmn.php?modulo=noticias&id_not=473

Especialização em Biomedicina no Diagnóstico por Imagem

São Paulo (SP)

Até 30 de novembro de 2010, está aberto o processo seletivo do Hospital Albert Einstein para especialização em Biomedicina no Diagnóstico por Imagem. As aulas da parte teórica são quinzenais, às sextas-feiras, das 19 às 22 horas e, aos sábados, das 8 às 18 horas (24 finais de semana). As aulas são no Instituto de Ensino e Pesquisa Albert Einstein, 1º subsolo, Ed. Joseph Féher, entrada lateral do Hospital Albert Einstein (Av. Ruggero Fasano, s/n, Morumbi), São Paulo (SP). Pagamento em 15 parcelas de R$720. Inscrições no site http://www.einstein.br/Ensino/pos-graduacao-e-residencia-medica/Paginas/cursos-de-especializacao.aspx.


Link original: http://www.sbbmn.org.br/v3/sbbmn.php?modulo=noticias&id_not=472

Curso de Pós-Graduação lato senso – Especialização em Diagnóstico por Imagem – Modalidade PET-CT

São Paulo (SP)

Estão abertas as inscrições para o curso de pós-graduação lato senso – Especialização em Diagnóstico por Imagem – Modalidade PET-CT do Hospital Israelita Albert Einstein. O curso é credenciado pelo MEC, tem duração de 1 ano com início em 1º/02/2011. O período para inscrição se estende até 10/12/2010, através da internet, no link: http://www.einstein.br/Ensino/pos-graduacao-e-residencia-medica/Paginas/cursos-de-especializacao.aspx.

Link original: http://www.sbbmn.org.br/v3/sbbmn.php?modulo=noticias&id_not=471

Congresso ALASBIMN 2011

Porto de Galinhas (PE)

Entre 28 de setembro a 1º de outubro de 2011, acontece a vigésima terceira edição do Congresso ALASBIMN, em Porto de Galinhas, Pernambuco, no Summerville Beach Resort. A comissão organizadora está preparando um evento para ficar na história, assim como foi o Congresso ALASBIMN, na Bahia, em 1995. A participação maciça de brasileiros - médicos nucleares, físicos, radiofarmacêuticos, químicos, biomédicos, tecnólogos, residentes e estagiários - é importante para o sucesso do evento e engrandecimento da Medicina Nuclear na América Latina.

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Distribuição de radiofármacos pelo Ipen – atualizado em 05/11

O Ipen distribui, entre 1º e 8 de novembro, 347 geradores de tecnécio-99m para clínicas e hospitais no país. Cerca de 97% dos geradores de tecnécio-99m foram processados no instituto com molibdênio-99 importado da Argentina e da África do Sul. A importação da matéria-prima vinda da Argentina iniciou-se em junho de 2009 e, da África do Sul, a partir de novembro do mesmo ano.

O instituto produziu 142 geradores de tecnécio-99m com o molibdênio importado da África do Sul. Os geradores produzidos possuem atividade de 191 Ci. A distribuição dos geradores aconteceu em 3 e 6 de novembro, com calibrações para 5 e 8 de novembro, respectivamente.

O molibdênio importado da Argentina tem sua distribuição em 8 de novembro. A previsão é de se produzir 195 geradores com atividades de 136 Ci. Os geradores serão calibrados para segunda-feira, 8 de novembro.

De Israel foram importados 10 geradores de tecnécio já adequados para pronta utilização com atividades de 20 Ci. A distribuição acontece durante toda semana.

A divulgação semanal da distribuição do radiofármacos é realizada pelo instituto como mecanismo para orienta e esclarecer os médicos nucleares e seus pacientes. O tecnécio-99m é utilizado em 80% dos exames de diagnóstico médico realizados com materiais radioativos.

A crise internacional no fornecimento do molibdênio intensificou-se com a interrupção na operação do principal reator nuclear produtor de molibdênio, o NRU, em maio de 2009, localizado no Canadá.

O tálio-201, empregado para análises cardíacas e recebido de fornecedor internacional, tem previsão de distribuição em 8 de novenbro, segunda-feira. O tálio-201 é utilizado em substituição ao tecnécio-99m para exames do miocárdio.

O molibidênio-99 passou a se tornar escasso no mercado mundial após a parada na operação do reator canadense NRU, em maio de 2009, um de seus maiores produtores. Para amenizar a crise no mercado nacional, o Ipen passou a importá-lo da Argentina e África do Sul e a adquirir geradores de tecnécio de Israel, já prontos para uso.

A Gerência Comercial está à disposição dos clientes para esclarecimentos adicionais.

Convite para Atualização em Medicina Nuclear - SBBMN

sábado, 30 de outubro de 2010

Palestra em Curitiba: 6 de novembro de 2010

Curitiba (PR)

No dia 6 de novembro de 2010, sábado, às 8 horas, na Associação Médica do Paraná (Rua Cândido Xavier, 575), Curitiba (PR), a SBBMN promoverá a palestra Imagem e Tratamento no Câncer de Mama. Patrocinada pela GE. Informações e inscrições no site www.sbbmn.org.br. Confira o programa:

Mesa-redonda: A Imagem no Câncer de Mama - Presidente Dr. Laerte Justino de Oliveira - Moderadora Dra Janiceli B. C. H. Silvestre

08h00 - Revisando a clínica do Câncer de Mama - Dr. Rubens Silveira de Lima

08h20 - A Mamografia no Câncer de Mama – Dra. Cristiane Basso

08h40 - A Ecografia no Câncer de Mama – Dra. Tatiana Sabedotti

09h00 - A Ressonância Nuclear no Câncer de Mama – Dra. Linei Urban

09h20 - PET/CT no Câncer de Mama - Dr. Juliano Julio Cerci

09h40 - O papel da imagem na visão do mastologista - Dr. Vinicus Budel

10h00 - Debate

10h20 - Intervalo

10h50 – Mesa-redonda: Imagem e Cirurgia de Mama - Presidente Dr. João Batista Neiva - Moderador Dr. José Clemente Linhares

10h50 - Linfonodo Sentinela no Câncer de Mama: aspectos técnicos - Dra. Cristina Emico Ueda

11h10 - Experiência clínica com Linfonodo Sentinela no Câncer de Mama - Dr. Sérgio Bruno Bonatto Hatschbach

11h30 - Localização de lesão oculta radioguiada (ROLL) - Dr. Helio Rubens Oliveira Filho

11h50 - Debate

Link original: http://www.sbbmn.org.br/v3/sbbmn.php?modulo=noticias&id_not=475

Implantação de Sistemas de Gestão de Qualidade em Medicina Nuclear

São Paulo (SP)

Entre 1º e 7 de novembro de 2010, estão abertas as inscrições para o curso Implantação de Sistemas de Gestão de Qualidade em Medicina Nuclear, dirigido a profissionais de Medicina Nuclear e baseado no Quality Management Audits in Nuclear Medicine Practices (QUANUM), documento publicado pela AIEA. Com professores e instrutores especialistas em gestão de qualidade e Medicina Nuclear, parte do Projeto ARCAL CXI - RLA/6/065. O curso é coordenado pelas professoras doutoras Cecil Chow Robilotta (IFUSP) e Marisa Madi Della Coletta (InRad-HC-FMUSP). Organizado pela professora Dra. Cecil Chow Robilotta, Gilmar Vaz Tostes e Antonio Carlos da Silva. O curso será realizado no dia 18 de novembro de 2010, quinta-feira, das 8h30 às 18 horas, e no dia 19 de novembro de 2010, sexta-feira, das 8h30 às 17h30, no auditório Tede Eston, no Centro de Medicina Nuclear do Instituto de Radiologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. As vagas são limitadas, as inscrições, gratuitas. Informações e inscrições no site www.hcnet.usp.br/inrad.

Link original: http://www.sbbmn.org.br/v3/sbbmn.php?modulo=noticias&id_not=474

Prepare-se para atender às novas normas da ANVISA

São Paulo (SP)

No dia 25 de novembro de 2010, quinta feira, às 20 horas, no Hotel Hampton Park Residence (Alameda Campinas, 1213, Jardim Paulista), São Paulo (SP), a SBBMN promove reunião de atualização científica sobre as ‘Novas normas da ANVISA para Medicina Nuclear: sala quente e controle de radiofármacos’. Os palestrantes são Dr. Adelanir Antônio Barroso, Médico Nuclear, Coordenador do Grupo Nuclear Med Center e Nucleminas em Minas Gerais, e membro do Conselho Consultivo da SBBMN, Luiz Fernando Malvestiti, físico da UDDO Samaritano, em São Paulo (SP), e Solange Amorim Nogueira, coordenadora biomédica do Hospital Albert Einstein em São Paulo (SP). Esta palestra conta com o patrocínio da Radiopharmacus. Inscrições gratuitas, vagas limitadas. Informações e inscrições no site http://www.sbbmn.org.br/.

Link original: http://www.sbbmn.org.br/v3/sbbmn.php?modulo=noticias&id_not=473

Especialização em Biomedicina no Diagnóstico por Imagem

São Paulo (SP)

Até 30 de novembro de 2010, está aberto o processo seletivo do Hospital Albert Einstein para especialização em Biomedicina no Diagnóstico por Imagem. As aulas da parte teórica são quinzenais, às sextas-feiras, das 19 às 22 horas e, aos sábados, das 8 às 18 horas (24 finais de semana). As aulas são no Instituto de Ensino e Pesquisa Albert Einstein, 1º subsolo, Ed. Joseph Féher, entrada lateral do Hospital Albert Einstein (Av. Ruggero Fasano, s/n, Morumbi), São Paulo (SP). Pagamento em 15 parcelas de R$720. Inscrições no site http://www.einstein.br/Ensino/pos-graduacao-e-residencia-medica/Paginas/cursos-de-especializacao.aspx.

Link original: http://www.sbbmn.org.br/v3/sbbmn.php?modulo=noticias&id_not=472

Curso de Pós-Graduação lato senso – Especialização em Diagnóstico por Imagem – Modalidade PET-CT

São Paulo (SP)

Estão abertas as inscrições para o curso de pós-graduação lato senso – Especialização em Diagnóstico por Imagem – Modalidade PET-CT do Hospital Israelita Albert Einstein. O curso é credenciado pelo MEC, tem duração de 1 ano com início em 1º/02/2011. O período para inscrição se estende até 10/12/2010, através da internet, no link: http://www.einstein.br/Ensino/pos-graduacao-e-residencia-medica/Paginas/cursos-de-especializacao.aspx.

Link original: http://www.sbbmn.org.br/v3/sbbmn.php?modulo=noticias&id_not=471

Congresso ALASBIMN 2011

Porto de Galinhas (PE)

Entre 28 de setembro a 1º de outubro de 2011, acontece a vigésima terceira edição do Congresso ALASBIMN, em Porto de Galinhas, Pernambuco, no Summerville Beach Resort. A comissão organizadora está preparando um evento para ficar na história, assim como foi o Congresso ALASBIMN, na Bahia, em 1995. A participação maciça de brasileiros - médicos nucleares, físicos, radiofarmacêuticos, químicos, biomédicos, tecnólogos, residentes e estagiários - é importante para o sucesso do evento e engrandecimento da Medicina Nuclear na América Latina.

Distribuição de radiofármacos pelo Ipen – atualizado em 29/10

O Ipen distribui, entre 25 e 31 de outubro, 330 geradores de tecnécio-99m para clínicas e hospitais no país. Cerca de 91% dos geradores de tecnécio-99m foram processados no instituto com molibdênio-99 importado da Argentina e da África do Sul. A importação da matéria-prima vinda da Argentina iniciou-se em junho de 2009 e, da África do Sul, a partir de novembro.

O instituto produziu 104 geradores de tecnécio-99m com o molibdênio importado da África do Sul. Os geradores produzidos possuem atividades de 250 a 2.000 mCi. A distribuição dos geradores aconteceu em 27 de outubro, com calibração para o dia 29 de outubro.

O molibdênio importado da Argentina tem sua distribuição em 30 de outubro. A previsão é de se produzir 196 geradores com atividades de 250 a 2.000 mCi. Os geradores serão calibrados para segunda-feira, 01 de novembro.

De Israel foram importados 30 geradores de tecnécio já adequados para pronta utilização com atividades entre 1.500 a 2.000 mCi. A distribuição será até 01 de novembro.

A divulgação semanal da distribuição do radiofármacos é realizada pelo instituto como mecanismo para orienta e esclarecer os médicos nucleares e seus pacientes. O tecnécio-99m é utilizado em 80% dos exames de diagnóstico médico realizados com materiais radioativos.

A crise internacional no fornecimento do molibdênio intensificou-se com a interrupção na operação do principal reator nuclear produtor de molibdênio, o NRU, em maio de 2009, localizado no Canadá.

O tálio-201, empregado para análises cardíacas e recebido de fornecedor internacional, tem previsão de distribuição em 01 de novenbro, segunda-feira. O tálio-201 é utilizado em substituição ao tecnécio-99m para exames do miocárdio.

O molibidênio-99 passou a se tornar escasso no mercado mundial após a parada na operação do reator canadense NRU, em maio de 2009, um de seus maiores produtores. Para amenizar a crise no mercado nacional, o Ipen passou a importá-lo da Argentina e África do Sul e a adquirir geradores de tecnécio de Israel, já prontos para uso.

A Gerência Comercial está à disposição dos clientes para esclarecimentos adicionais.

sábado, 23 de outubro de 2010

Distribuição de radiofármacos pelo Ipen – atualizado em 22/10

O Ipen distribui, entre 18 e 24 de outubro, 355 geradores de tecnécio-99m para clínicas e hospitais no país. Cerca de 94% dos geradores de tecnécio-99m foram processados no instituto com molibdênio-99 importado da Argentina e da África do Sul. A importação da matéria-prima vinda da Argentina iniciou-se em junho de 2009 e, da África do Sul, a partir de novembro.

O instituto produziu 110 geradores de tecnécio-99m com o molibdênio importado da África do Sul. Os geradores produzidos possuem atividades de 500 a 2.000 mCi. A distribuição dos geradores aconteceu em 20 de outubro, com calibração para o dia 22 de outubro.

O molibdênio importado da Argentina tem sua distribuição em 23 de outubro. A previsão é de se produzir 230 geradores com atividades de 250 a 2.000 mCi. Os geradores serão calibrados para segunda-feira, 25 de outubro.

De Israel foram importados 15 geradores de tecnécio já adequados para pronta utilização com atividades de 2.000 mCi. A distribuição será até 24 de outubro.

A divulgação semanal da distribuição do radiofármacos é realizada pelo instituto como mecanismo para orienta e esclarecer os médicos nucleares e seus pacientes. O tecnécio-99m é utilizado em 80% dos exames de diagnóstico médico realizados com materiais radioativos.

A crise internacional no fornecimento do molibdênio intensificou-se com a interrupção na operação do principal reator nuclear produtor de molibdênio, o NRU, em maio de 2009, localizado no Canadá.

O tálio-201, empregado para análises cardíacas e recebido de fornecedor internacional, tem previsão de distribuição em 25 de outubro, segunda-feira. O tálio-201 é utilizado em substituição ao tecnécio-99m para exames do miocárdio.

O molibidênio-99 passou a se tornar escasso no mercado mundial após a parada na operação do reator canadense NRU, em maio de 2009, um de seus maiores produtores. Para amenizar a crise no mercado nacional, o Ipen passou a importá-lo da Argentina e África do Sul e a adquirir geradores de tecnécio de Israel, já prontos para uso.

A Gerência Comercial está à disposição dos clientes para esclarecimentos adicionais.

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Pós-Graduação lato sensu Albert Einstein

Distribuição de radiofármacos pelo Ipen – atualizado em 15/10

O Ipen distribui, entre 11 a 18 de outubro, 275 geradores de tecnécio-99m para clínicas e hospitais no país. Cerca de 86% dos geradores de tecnécio-99m foram processados no instituto com molibdênio-99 importado da Argentina e da África do Sul. A importação da matéria-prima vinda da Argentina iniciou-se em junho de 2009 e, da África do Sul, a partir de novembro.

O instituto produziu 237 geradores de tecnécio-99m com o molibdênio importado da Argentina. Os geradores produzidos possuem atividades de 250 a 2.000 mCi. A distribuição dos geradores acontecerá em 16 de outubro, com calibração para o dia 18 de outubro.

De Israel foram importados 38 geradores de tecnécio já adequados para pronta utilização com atividades de 1.500 e 2.000 mCi. A distribuição será até 17 de outubro.

A divulgação semanal da distribuição do radiofármacos é realizada pelo instituto como mecanismo para orienta e esclarecer os médicos nucleares e seus pacientes. O tecnécio-99m é utilizado em 80% dos exames de diagnóstico médico realizados com materiais radioativos.

A crise internacional no fornecimento do molibdênio intensificou-se com a interrupção na operação do principal reator nuclear produtor de molibdênio, o NRU, em maio de 2009, localizado no Canadá.

O tálio-201, empregado para análises cardíacas e recebido de fornecedor internacional, tem previsão de distribuição em 18 de outubro, segunda-feira. O tálio-201 é utilizado em substituição ao tecnécio-99m para exames do miocárdio.

O molibidênio-99 passou a se tornar escasso no mercado mundial após a parada na operação do reator canadense NRU, em maio de 2009, um de seus maiores produtores. Para amenizar a crise no mercado nacional, o Ipen passou a importá-lo da Argentina e África do Sul e a adquirir geradores de tecnécio de Israel, já prontos para uso.

A Gerência Comercial está à disposição dos clientes para esclarecimentos adicionais.

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

SBBMN no Congresso da Federação Mundial de Medicina Nuclear e Biologia

África do Sul

O Dr. José Soares Jr representou a SBBMN e a ALASBIMN, entre 18 e 23 de setembro de 2010, em Cape Town, na África do Sul, no Congresso da Federação Mundial de Biologia e Medicina Nuclear  (WFNMB). Na foto: dr. José Soares Jr, presidente da SBBMN e da Alasbimn, dr. Enrique Estrada Lobato, do México, novo presidente da FNMB, e dra. Annare Ellman, da África do Sul, presidente do Congresso Mundial de Medicina Nuclear 2010.

Palestra no Rio de Janeiro: Atualização em Câncer de Tireoide

Rio de Janeiro (RJ)

No dia 20 de outubro de 2010, no Auditório do Centro de Convenções do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (R. Visconde de Silva, 52, 1º andar, Botafogo), no Rio de Janeiro (RJ), a SBBMN promoverá a ‘Atualização em Câncer de Tireoide’, tendo como moderadores os médicos Lea Miriam Barbosa da Fonseca e Mário Vaisman, ambos da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Patrocínio da Genzyme. Inscrições no site www.sbbmn.org.br. Programa:

19h00: O uso do TSH recombinante no Câncer de Tireoide – Dra. Cristiana Almeida (Real Hospital Português PE)

19h20: Controvérsias em Câncer de Tireoide - Dra. Rossana Corbo (INCA/UFRJ)

19h40: O papel do PET/CT no Câncer de Tireoide - Dr. Luiz Machado Neto (Multi-Imagem e PET/HSE)

20h00: Discussão e confraternização

VIII Jornada Sul de Radiologia e Diagnóstico por Imagem

Florianópolis (SC)

Nos dias 31 de outubro e 1º de novembro de 2010, será realizada a VIII Jornada Sul de Radiologia e Diagnóstico por Imagem, no auditório do Majestic Palace Hotel, em Florianópolis (SC). A programação científica contempla diversas áreas da especialidade: Mama, Medicina Interna, Ginecologia e Obstetrícia e Neurorradiologia. Destaque para as duas atividades multidisciplinares que envolvem a Medicina Nuclear, no domingo, pela manhã: Aplicações do PET-CT em Câncer de Pulmão (que será ministrada pelo Dr. Fábio Figueiredo Ribeiro) e em Linfoma (a cargo do Dr. Aurélio Pacheco Costa Filho). O Curso AVR acontece no sábado e, no domingo, acontece o curso em Técnica Radiológica. Informações e inscrições no site http://www.jornadasulderadiologia.com.br/.