O Ipen recebeu, no dia 31 de dezembro de 2009, a última remessa de molibdênio-99 proveniente da Argentina antes da interrupção temporária na operação do reator que produz o radioisótopo para a Comisión Nacional de Energia Atômica (CNEA). O material radioativo foi processado e distribuído para os hospitais e clínicas no dia 2 de janeiro de 2010, com calibração para a segunda-feira, 4 de janeiro.
A retomada da operação do reator argentino está prevista para a primeira semana de fevereiro. Nesse período, o instituto receberá, semanalmente, aproximadamente 30 geradores de tecnécio-99m provenientes de Israel, mais cerca de 40 geradores de tecnécio vindos da França. A Diretoria de Radiofarmácia do instituto prevê a produção de mais 240 geradores de tecnécio-99m com atividade de 250mCi, com molibdênio proveniente da África do Sul.
Durante as primeiras semanas de janeiro, o instituto pretende fornecer cerca de 310 geradores de tecnécio semanais.
A Gerência Comercial do Ipen comunicará a todos os clientes as atividades dos geradores de tecnécio que poderão ser fornecidos a cada semana.
Para minimizar o atendimento, o instituto ampliará as as quantidades de tálio-201 para o fornecimento durante o mês de janeiro de 2010. O tálio-201, utilizado para análises cardíacas, substitui o tecnécio-99m em determinadas análises.
A Gerência Comercial está à disposição dos clientes para esclarecimentos adicionais.
Link original: http://www.ipen.br/sitio/?idc=6343
Nenhum comentário:
Postar um comentário