segunda-feira, 30 de agosto de 2010

IPEN convida para cerimônia de aniversário

São Paulo

O Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen) convida os membros da Medicina Nuclear para a sessão solene comemorativa de seu 54º aniversário de fundação, no dia 1º de setembro de 2010, quarta-feira, às 16 horas, no Auditório Rômulo Ribeiro Pieroni (Av. Prof. Lineu Prestes, 2.242), Cidade Universitária, São Paulo (SP). Durante a solenidade, acontecerá a outorga do título de Pesquisador Emérito do Ipen (2010) ao Dr. Laércio Antonio Vinhas e a inauguração do "Espaço Cultural Prof. Marcello Damy", com a exposição permanente "O Ipen e sua história". O ministro de Estado da Ciência e Tecnologia Sergio Machado Rezende estará presente. A presença deve ser confirmada através do e-mail superintendente@ipen.com.br, pelo telefone (11) 3133-9100, ou pelo fax. (11) 3133-9018.

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

XXV Congresso Brasileiro de Medicina Nuclear: Belém 2010

Belém do Pará


O XXV Congresso Brasileiro de Medicina Nuclear acontece entre 4 e 7 de setembro de 2010, no Hotel Hilton, em Belém (PA). O presidente da SBBMN, dr. José Soares Jr, anuncia que as atividades científicas são multidisciplinares e estão voltadas a interesse de médicos, radiofarmacêuticos, físicos, biomédicos e tecnólogos.

Além disso, foram cuidadosamente elaboradas visando fundamentalmente a reciclagem em procedimentos da rotina diária do laboratório de Medicina Nuclear, bem como a atualização no que há de mais moderno no estado da arte em Medicina Nuclear, equipamentos e novos procedimentos diagnósticos e terapêuticos. Serão proferidas mais de 60 palestras, ministradas por 40 professores brasileiros e cinco estrangeiros.

Serão realizados cursos teórico-práticos e sessões de apresentação de temas livres e pôsteres. A programação social também merece destaque porque está bastante atrativa.

Faça já sua inscrição através do site www.sbbmn.com.br/congresso, ou diretamente no local do evento. Aproveite a oportunidade para troca de informações científicas, culturais e para desfrutar do convívio dos colegas da especialidade. A SBBMN espera você em Belém do Pará.
 

Espaço Cultural Marcello Damy será inaugurado na Semana de Ciência e Tecnologia do Ipen


Ciência, tecnologia, cultura e reconhecimento na Semana de C&T do Ipen

Resgatar as contribuições científicas e tecnológicas que o Ipen, ao longo de seus 54 anos existência, gerou à sociedade brasileira é um dos objetivos da exposição "O Ipen e sua História" que marca a inauguração do Espaço Cultural Prof. Marcello Damy, físico e um dos responsáveis pela fundação do instituto.

Há 50 anos o Brasil produz material radioativo para exames médicos. O Ipen foi pioneiro na produção e processamento desses materiais, os radiofármacos, essenciais para que médicos possam diagnosticar doenças e preservar a saúde da população. De 31 de agosto a 4 de outubro, o Ipen estará destacando os desenvolvimentos realizados neste meio século e discutirá as perspectivas na atual conjuntura internacional repleta de desafios.

A trajetória de pesquisadores, técnicos e demais profissionais em buscar soluções para nacionalizar a produção de radiofármacos será relembrada em exposição com o tema: 50 anos de radiofarmácia. No dia 3 de setembro, será a vez de se destacar o presente: autoridades governamentais e acadêmicas inauguram instalações para a transferência e o transporte de materiais radioativos das instalações produtoras (reator e ciclotrons) para as áreas de processamento e expedição dos radiofármacos. Na mesma data, o físico Spero Penha Morato, recebe o título de Pesquisador Emérito pela contribuição no desenvolvimento científico e tecnológico nacionais, notadamente na área de aplicações de tecnologia laser.Antes, no dia 31 de agosto, serão homenageados pesquisadores e técnicos nas áreas de Gestão, Ciência e Tecnologia. Na mesma data, o grupo Octocto, formado por jovens alunos do Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes da USP apresenta concerto eclético, que vai da música popular brasileira ao jazz, passando pelo erudito.

Os eventos contam com o patrocínio do Banco do Brasil e Banco Real e com o apoio do Grêmio dos Funcionários do Ipen-CTMSP.

Informações: Assessoria de Comunicação Institucional (SCI), telefones: 11 3133-9095, 3133-9092, e-mail: pergunta@ipen.br

Distribuição de radiofármacos pelo Ipen – atualizado em 27/08

O Ipen distribui, entre 23 e 29 de agosto, 347 geradores de tecnécio-99m para clínicas e hospitais no país. Cerca de 94% dos geradores de tecnécio-99m foram processados no instituto com molibdênio-99 importado da Argentina e da África do Sul. A importação da matéria-prima vinda da Argentina iniciou-se em junho de 2009 e, da África do Sul, a partir de novembro.

O instituto produziu 106 geradores de tecnécio-99m com o molibdênio importado da África do Sul. Os geradores produzidos possuem atividades de 500 a 2.000 mCi. A distribuição dos geradores aconteceu em 25 de agosto, com calibração para o dia 27 de agosto.

O molibdênio importado da Argentina foi processado distribuído em 28 de agosto. A previsão é de se produzir 221 geradores com atividades de 250 a 2.000 mCi. Os geradores serão calibrados para segunda-feira, 30 de agosto.

De Israel foram importados 20 geradores de tecnécio já adequados para pronta utilização com atividades de 2.000 mCi. A distribuição será até 29 de agosto.

A divulgação semanal da distribuição do radiofámacos é realizada pelo instituto como mecanismo para orienta e esclarecer os médicos nucleares e seus pacientes. O tecnécio-99m é utilizado em 80% dos exames de diagnóstico médico realizados com materiais radioativos.

A crise internacional no fornecimento do molibdênio intensificou-se com a interrupção na operação do principal reator nuclear produtor de molibdênio, o NRU, em maio de 2009, localizado no Canadá.

O tálio-201, empregado para análises cardíacas e recebido de fornecedor internacional, tem previsão de distribuição em 30 agosto, segunda-feira. O tálio-201 é utilizado em substituição ao tecnécio-99m para exames do miocárdio.

O molibidênio-99 passou a se tornar escasso no mercado mundial após a parada na operação do reator canadense NRU, em maio de 2009, um de seus maiores produtores. Para amenizar a crise no mercado nacional, o Ipen passou a importá-lo da Argentina e África do Sul e a adquirir geradores de tecnécio de Israel, já prontos para uso.

A Gerência Comercial está à disposição dos clientes para esclarecimentos adicionais.

Grupo Ser Tão Trio interpreta Beatles no Ipen


Apresentações de música de câmara no Ipen são mensais

O grupo Ser Tão Trio, formado por alunos do Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes - ECA/USP - apresenta-se no próximo dia 1º de setembro, das 12h30 às 13h30, no Auditório do Ipen, Rômulo Ribeiro Pieroni.

O grupo apresentará o show Beatles Violados, quando interpretarão obras do quarteto inglês e músicas populares brasileiras em uma fusão de ritmos.

Bruno Sanches e Giovanni Matarazzo tocam viola brasileira e violão. Bruno Menegati toca viola e sanfona.

O evento é uma parceria entre o Departamento de Música da ECA/USP e o Ipen na promoção de apresentações mensais de Música de Câmara. Os concertos tem a orientação dos professores Michael Alpert, coordenador do Laboratório de Música de Câmara.

Os concertos são gratuitos e abertos a toda comunidade.

Mais informações: Assessoria de Comunicação Institucional - tel. 11 3133-9095, e-mail: pergunta@ipen.br

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

PET/CT no Câncer de Mama

São Paulo

No dia 23 de agosto de 2010, em São Paulo, a SBBMN promoveu a palestra "PET-CT no câncer de mama: o ponto de vista do oncologista e do médico nuclear". Apoio da GE Healthcare. As apresentações foram de alto nível e a discussão foi bastante proveitosa. Na foto: Luiz Augusto de Castro e Paula, representante da GE; George Coura F., coordenador do encontro; Dra Irene Endo, coordenadora científica; Dr. José Soares Jr, presidente da SBBMN; Dra. Mariana Ferraz, palestrante e médica do Setor de Medicina Nuclear e PET-CT do Hospital Sírio Libanês; e Dr. Max S. Mano, palestrante e médico oncologista do Hospital Sírio Libanês e Professor Adjunto de Oncologia da USP.

Congresso Brasileiro de Medicina Nuclear

Belém do Pará


Entre 4 e 7 de setembro de 2010, no Hotel Hilton, em Belém (PA), será realizado o XXV Congresso Brasileiro de Medicina Nuclear, permeado de novas conquistas científicas e inesquecíveis momentos. Acompanhe a programação científica inscreva-se no site www.sbbmn.com.br/congresso.

Curso para tecnólogos: Aspectos Práticos da Medicina Nuclear

Belém do Pará

Durante o Congresso Brasileiro de Medicina Nuclear, em Belém do Pará, a SBBMN promoverá um curso para tecnólogos. O formato é de aulas teóricas e demonstrativas. O curso será realizado no sábado, dia 4 de setembro de 2010, e segunda-feira, dia 6. Informações e inscrições no site www.sbbbmn.com.br/congresso.

Convocação para Assembleia

Congresso

A diretoria da SBBMN convoca os sócios para participar da assembleia, que será realizada no dia 6 de setembro de 2010, durante o XXV Congresso Brasileiro de Biologia Medicina Nuclear e Imagem Molecular, às 17 horas, no Hotel Hilton, em Belém do Pará, que tratará de assuntos de interesse da especialidade e da eleição da diretoria que ficará à frente da Sociedade no biênio 2011 – 2012.

Newsletter Radiopharmacus 002

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Eleição de diretoria da SBBMN gestão 2011-2012

Congresso

A eleição da diretoria que ficará à frente da SBBMN no período 2011-2012 será realizada na Assembleia Geral Ordinária, dia 6 de setembro de 2010, às 17 horas, durante o XXV Congresso Brasileiro de Medicina Nuclear, no Hotel Hilton, em Belém do Pará. A única chapa inscrita é composta por Celso Dario Ramos – Presidente; Paulo Eduardo Assi – Primeiro Vice-Presidente; Jair Mengatti – Segundo Vice-Presidente; Miriam Cassia Mendes Moreira – Primeira Secretária; Irene Shimura Endo – Segunda Secretária; Jairo Wagner – Primeiro Tesoureiro; Claudio Tinoco Mesquita – Segundo Tesoureiro; Allan de Oliveira Santos – Diretor Científico; Ricardo Cesarino Brandão - Diretor de Ética e Defesa Profissional.

Distribuição de radiofármacos pelo Ipen – atualizado em 20/08

O Ipen distribui, entre 16 e 22 de agosto, 345 geradores de tecnécio-99m para clínicas e hospitais no país. Cerca de 94% dos geradores de tecnécio-99m foram processados no instituto com molibdênio-99 importado da Argentina e da África do Sul. A importação da matéria-prima vinda da Argentina iniciou-se em junho de 2009 e, da África do Sul, a partir de novembro daquele ano.

O instituto produziu 106 geradores de tecnécio-99m com o molibdênio importado da África do Sul. Os geradores produzidos possuem atividades de 500 a 2.000mCi. A distribuição dos geradores foi realizada em 18 de agosto, com calibração para o dia 20 do mesmo mês.

O molibdênio importado da Argentina tem previsão de processamento e distribuição em 22 de agosto, domingo. Serão produzidos 219 geradores com atividades de 250 a 1.500mCi. Os geradores serão calibrados para segunda-feira, 23 de agosto.

De Israel foram importados 20 geradores de tecnécio já adequados para pronta utilização com atividades de 2.000mCi. A distribuição e calibração acontecem até 22 de agosto, domingo.

A divulgação semanal da distribuição do radiofámacos é realizada pelo instituto como mecanismo para orienta e esclarecer os médicos nucleares e seus pacientes. O tecnécio-99m é utilizado em 80% dos exames de diagnóstico médico realizados com materiais radioativos.

A crise internacional no fornecimento do molibdênio intensificou-se com a interrupção na operação do principal reator nuclear produtor de molibdênio, o NRU, em maio de 2009, localizado no Canadá.

O tálio-201, empregado para análises cardíacas e recebido de fornecedor internacional, tem previsão de distribuição em 23 de agosto, segunda-feira, com calibração para 27 de agosto. O tálio-201 é utilizado em substituição ao tecnécio-99m para exames do miocárdio.

O molibidênio-99 passou a se tornar escasso no mercado mundial após a parada na operação do reator canadense NRU, em maio de 2009, um de seus maiores produtores. Para amenizar a crise no mercado nacional, o Ipen passou a importá-lo da Argentina e África do Sul e a adquirir geradores de tecnécio de Israel, já prontos para uso.

A Gerência Comercial está à disposição dos clientes para esclarecimentos adicionais.

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Mesa Redonda Melanoma


Prezados colegas

É com satisfação que convidamos a todos para uma mesa redonda de melanoma que ocrrerá dia 13 de setembro de 2010, com a presença de grandes nomes de especialistas nacionais. Segue em anexo, um cartaz com todos as informações necessárias.

Inscriões gratuitas. Vagas limitadas.

Esperamos vê-los em breve.

Att
Multi-Imagem & CDPI

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

PET-CT no câncer de mama: o ponto de vista do oncologista e do médico nuclear

Distribuição de radiofármacos pelo Ipen – atualizado em 13/08

O Ipen distribui, entre 09 e 15 de agosto, 344 geradores de tecnécio-99m para clínicas e hospitais no país. Cerca de 94% dos geradores de tecnécio-99m foram processados no instituto com molibdênio-99 importado da Argentina e da África do Sul. A importação da matéria-prima vinda da Argentina iniciou-se em junho de 2009 e, da África do Sul, a partir de novembro.

O instituto produziu 102 geradores de tecnécio-99m com o molibdênio importado da África do Sul. Os geradores produzidos possuem atividades de 500 a 2.000 mCi. A distribuição dos geradores aconteceu em 11 de agosto, com calibração para o dia 13 de agosto.

O molibdênio importado da Argentina foi processado distribuído em 14 de agosto. A previsão é de se produzir 221 geradores com atividades de 250 a 1.500 mCi. Os geradores serão calibrados para segunda-feira, 16 de agosto.

De Israel foram importados 21 geradores de tecnécio já adequados para pronta utilização com atividades entre 1.500 e 2.000 mCi. A distribuição será até 15 de agosto.

A divulgação semanal da distribuição do radiofámacos é realizada pelo instituto como mecanismo para orienta e esclarecer os médicos nucleares e seus pacientes. O tecnécio-99m é utilizado em 80% dos exames de diagnóstico médico realizados com materiais radioativos.

A crise internacional no fornecimento do molibdênio intensificou-se com a interrupção na operação do principal reator nuclear produtor de molibdênio, o NRU, em maio de 2009, localizado no Canadá.

O tálio-201, empregado para análises cardíacas e recebido de fornecedor internacional, tem previsão de distribuição em 16 agosto, segunda-feira. O tálio-201 é utilizado em substituição ao tecnécio-99m para exames do miocárdio.

O molibidênio-99 passou a se tornar escasso no mercado mundial após a parada na operação do reator canadense NRU, em maio de 2009, um de seus maiores produtores. Para amenizar a crise no mercado nacional, o Ipen passou a importá-lo da Argentina e África do Sul e a adquirir geradores de tecnécio de Israel, já prontos para uso.

A Gerência Comercial está à disposição dos clientes para esclarecimentos adicionais.

Novo tempo no CDTN. Doutorado na área nuclear inicia atividades em agosto.

O curso de Doutorado em Ciência e Tecnologia das Radiações Minerais e Materiais do CDTN foi aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES/MEC) e inicia suas atividades no próximo mês de agosto. A decisão foi tomada ao final de fevereiro deste ano, depois que o Centro enviou ao Ministério da Educação o Aplicativo para Proposta de Novos Cursos e foi avaliado por dois professores de universidades federais nomeados pela CAPES. Para que o doutorado fosse possível, a produção científica do CDTN, o currículo do corpo docente e a infra-estrutura do Centro foram levados em consideração.

Coordenador da Pós-graduação, professor Rubens Martins Moreira, destaca que a trajetória histórica da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) e a experiência do CDTN, com quase 60 anos de existência, são fatores que contribuíram para a aprovação do novo curso. A implementação do doutorado comprova a maturidade do Centro, a excelência das pesquisas e a qualidade dos pesquisadores que foram reconhecidos pela CNPq como aptos a orientar os alunos de doutorado, conhecidos por atuarem de maneira mais autônoma.

Além disto, o reator nuclear, Triga, chamou a atenção dos dois avaliadores do Ministério da Educação, reconhece o professor Rubens. Em operação há 50 anos, o Triga é importante instrumento de pesquisa, produção de isótopos e treinamentos no CDTN. É o reator referência no país em pesquisas e treinamentos e o único deste tipo na América Latina.

Aos futuros doutorandos, o CDTN oferece uma infra-estrutura na área de radiações dificilmente encontrada em universidades, professores com vasta experiência no escopo de estudo e um curso bastante objetivo, possibilitando desenvolver pesquisas nas linhas de trabalho da própria Comissão Nacional de Energia Nuclear. Esta característica distingue o doutorado do CDTN de outras academias cujas pesquisas são abstratas, não contemplando aplicações práticas. No CDTN o ambiente é diferente da universidade. O aluno passará mais tempo nos laboratórios, relacionando-se com outros pesquisadores e técnicos, é a oportunidade de experimentar o trabalho no setor nuclear.

A expectativa do Centro é ampliar as possibilidades de atuação na área nuclear, contribuir na formação de profissionais e pesquisadores do setor, desenvolver e inovar as aplicações das técnicas nucleares com segurança e estimular o interesse de Minas e do Brasil no emprego da energia nuclear.

Além do curso do doutorado o CDTN conta, desde 2003, com o curso de Mestrado em Ciência e Tecnologia das Radiações, Minerais e Materiais. As inscrições para o processo seletivo 2011 estão previstas para novembro.

Fonte: Fonte: CDTNuclear julho/agosto 2010 ano VIII nº 10

Como fazer Gerência de Rejeitos Radioativos?

As múltiplas aplicações da energia nuclear vêm ganhando espaço em vários setores do país, seja na indústria, agricultura, meio ambiente, geração de energia elétrica ou na medicina. Da maneira como ocorre com qualquer fonte energética, a energia nuclear quando utilizada gera rejeitos, e por isso é fundamental gerenciar este material com competência, segurança e comprometimento.

Neste cenário, o Repositório de Rejeitos de Baixo e Médio Nível de Radiação (RBMN) é um projeto promissor cujo conceito de repositório de multibarreiras é reconhecido internacionalmente. As multibarreiras são absorvedoras ou retardadoras de radionuclídeos e isto não permite que a radiação chegue ao meio ambiente. As multibarreiras se ordenam da seguinte forma: primeiro, a solidificação dos rejeitos, a embalagem, depois o material de enchimento, geralmente argila por sua capacidade retentora, parede de concreto de alto desempenho (com alta resistência mecânica) e alta densidade e, por último, o próprio solo.

Antes de chegar ao repositório, os rejeitos são segregados conforme o tratamento que receberão. A segregação se dá por classes, entre sólidos, líquidos e gasosos; pelo radionuclídeo que possuem, iodo, tecnécio, outros; e pela atividade, baixa, média ou alta. Após, são solidificados.

Alguns rejeitos têm curta meia vida, ou seja, emitem radiação por pouco tempo. Logo, eles podem ser descartados como rejeito comum depois deste período.

O impacto ambiental causado pela construção de um repositório de rejeitos radioativos é pequeno se comparado ao impacto provocado por uma mineradora. Para este repositório estão previstos, ao longo de 60 anos, com sete centrais nucleares em atividade no país, 60 mil metros cúbicos de rejeitos, algo próximo ao que a mineradora produz em uma semana. Calcula-se que o RBMN ocupe a extensão territorial total de quase 22 hectares, considerando-se área de segurança e cercas, sendo que 3,6 hectares serão a área de deposição.

Ao redor do mundo, repositórios para rejeitos nucleares são realidade na Espanha, na França, onde estão os mais antigos, com 30 a 40 anos de atividade e na Inglaterra. Além dos já existentes, outros projetos foram iniciados em países como a Suécia, Finlândia, Hungria, República Tcheca e Lituânia. O Brasil conta com o repositório de Abadia de Goiás (GO), desde 1997, onde estão os rejeitos do acidente com o Césio-137.

Para cumprir o cronograma de atividade do projeto RBMN, a equipe envolvida dividiu-se em cinco grupos com especialistas de diversas áreas. O grupo de Inventário, para previsão da quantidade e tipo de rejeito; grupo de Seleção de Locais; grupo de Conceituação do Projeto; grupo de Análise de Segurança e outro de Legislação, Normalização e Licenciamento. A gerente nacional do RBMN, Dra. Clédola Cássia Oliveira de Tello é pesquisadora do CDTN. Atualmente, a equipe aguarda decisão sobre os possíveis locais para a construção do repositório. O termo de abertura do projeto já foi assinado pelo presidente da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), Odair Dias Gonçalves em novembro de 2009.

Fonte: Fonte: CDTNuclear julho/agosto 2010 ano VIII nº 10

Unidade de Atendimento ao Cliente (UAC)

O CDTN, por meio do site http://www.cdtn.br/, disponibiliza à comunidade externa e aos clientes do Centro o Fale Conosco. Através dele é possível esclarecer dúvidas, solicitar serviços e informações, emitir opinião, reclamar e dar sugestões. Por meio deste atendimento, novos clientes podem, também, obter formulários para cadastro e acessar boletos para pagamento de serviços prestados pelo CDTN. Todas as solicitações recebidas são monitoradas pela DITTI que as encaminha aos setores demandados.

Com a implantação da Unidade de Atendimento  ao Cliente (UAC), foi institucionalizada a prática da realização de Pesquisas de Satisfação de Clientes do tipo survey. Estas pesquisas, realizadas anualmente, têm por objetivo obter opiniões tratadas quantitativamente e juízos de valor de natureza qualitativa a respeito dos serviços prestados pelo CDTN.

O último relatório da pesquisa, ano 2009, mostra que os estudantes correspondem a 31,3% do público que busca informações no Centro. Este número aponta os motivos pelos quais os cursos representam 14,6% da demanda e porque 10,3% das solicitações são encaminhadas à Divisão de Ensino (DIENS). Os clientes são responsáveis por 17,8% das requisições. A área de segurança nuclear e radiológica responde por 16,4%, seguida pelo setor de tecnologia nuclear com 11,7%.

Fonte: Fonte: CDTNuclear julho/agosto 2010 ano VIII nº 10

Transferência de Tecnologia e Inovação

A Divisão de Transferência de Tecnologia e Inovação (DITTI), criada há 2 anos, é responsável pelo relacionamento do CDTN com a sociedade, mais especificamente com os clientes e parceiros, e pela busca de novos negócios.

Em relação à poítica de incentivo e proteção do conhecimento, o CDTN institucionalizou o Núcleo de Inovação Tecnológica - NIT que já encaminhou mais de 20 pedidos de registros de patente, recebeu os certificados de registro, expedidos pelo Instituto Nacional da Propriedade Intelectual (INPI), de quatro softwares desenvolvidos por equipes do Centro e coordenou a parceria com empresas por meio de contratos de pesquisa.

Para as atividades que se relacionam à prestação de serviços tecnológicos, foi criada a Unidade de Gestão de Serviço Tecnológico (UGST) e para a melhoria dos processos de prestação de serviços foi implantado o Sistema Gestor de Serviços e Análises (SIGSA). O sistema cadastra amostras, clientes e os laboratórios envolvidos nos diversos ensaios, permitindo o acompanhamento da execução de cada um deles.

Fonte: CDTNuclear julho/agosto 2010 ano VIII nº 10

ANVISA concede autorização de funcionamento à unidade fabril de radiofármacos do CDTN

O Ministério da Saúde, por meio da Agência Nacional de Vigiância Sanitária (ANVISA) concedeu à Unidade de Pesquisa e Produção de Radiofármacos do CDTN a "Autorização de Funcionamento para Empresas de Medicamentos" para produzir, embalar e expedir radiofármacos. A licença é extensiva a todos os institutos da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN).

O processo de licenciamento da unidade fabril foi coordenado pelo chefe da Seção de Radiofármacos, Eduardo Sarmento Valente e pela farmacêutica responsável técnica, Soraya Zandim. Esta autorização de funcionamento confere legalidade ao radiofármaco FDG produzido. "Agora, o nosso próximo passo é registrar os produtos na Anvisa", esclarece Sarmento. O chefe da radiofarmácia ainda destaca que o licenciamento propicia mais satisfação à equipe.

Toda indústria farmacêutica tem um trajeto de licenciamento a percorrer em relação à vigilância sanitária. Primeiro, é avaliada pelo Conselho de Farmácia do estado, depois a liberação concedida pela Vigilância Sanitária local e por fim a autorização da vigilância nacional, explica a farmacêutica Soraya. A partir disto, a vigilância local realiza inspeções de controle anualmente.

Para expedir a autorização de funcionamento, a Anvisa estabeece pré-requisitos a fim de comprovar a capacidade técnica e operacional da empresa de medicamentos. Para isso, deve-se cumprir o conceito de "boas práticas de fabricação" da indústria farmacêutica. Como, por exemplo, ambiente controlado em temperatura, pressão e umidade, vestimentas apropriadas, possuir equipamentos adequados para o controle de qualidade do produto e executar o controle de qualidade de acordo com o que determina a farmacopéia brasileira.

Fonte: CDTNuclear julho/agosto 2010 ano VIII nº 10

Certificação de Qualidade da Unidade de Pesquisa e Produção de Radiofármacos do CDTN

A certificação sobre a norma ISO 9001:2000, concedida à Unidade de Pesquisa e Produção de Radiofármacos (UPPR) em dezembro de 2007 pelo Bureau Veritas Certification (BVQI), organismo de certificação reconhecido internacionalmente, foi renovada após uma nova auditoria de manutenção feita em 12 de fevereiro deste ano.

As auditorias são periódicas e quando a primeira foi feita, em fevereiro de 2009, o BVQI manteve a certificação, uma vez que não foram detectadas não conformidades que a colocasse em risco, e constatou que a UPPR pode receber a certificação na nova versão 2008. A versão 2000 da norma ISO 9001 foi revisada e é válida até novembro deste ano.

Para Antônio Mário Azevedo, que coordenou os trabahos da certificação juntamente com a Assessoria de Planejamento Estratégico e Qualidade do CDTN, a preocupação da equipe da UPPR com os resultados não foi provocada pela ISO. "Na verdade, a ISO confirma as condições adequadas da nossa produção de radiofármacos", explica. O sistema ISO 9000 tem como principal característica o foco no cliente, logo, para que a certificação fosse possível, todas as atividades relacionadas à produção de radiofármacos, como entrega, prazo e quantidades, foram avaliadas com base na satisfação do cliente. Foi o resultado positivo desta avaliação que permitiu a certificação, conclui Antônio Mário.

Ao todo, a norma ISO 9001:2000 se baseia em oito princípios. São eles: foco no cliente, liderança, envolvimento das pessoas, abordagem por processos, abordagem sistêmica para a gestão, melhoria contínua, abordagem factual para a tomada de decisões e benefícios mútuos para a tomada de decisões.

Fonte: CDTNuclear julho/agosto 2010 ano VIII nº 10

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Seminário de Projetos Técnicos do CDTN

Como parte do processo anual de Análise Crítica do Desempenho Global, o CDTN realizou o seu Seminário de Projetos Técnicos. Os projetos avaliados são aqueles que envolvem a pesquisa científica ou o desenvolvimento tecnológico; esse processo de avaliação não abarcou atividades como os serviços tecnológicos continuados, a produção rotineira e as atividades de caráter administrativo ou gerencial. Todas essas foram avaliadas num outro evento denominado Seminário de Atividades Gerenciais.

Neste ano, a avaliação dos 41 projetos técnicos do CDTN - que envolvem 136 pesquisadores, além dos técnicos e outros colaboradores, foi feita com a participação de 42 pesquisadores e tecnologistas, aí incluídos os gerentes técnicos. Os avaliadores se organizam em Câmaras Temáticas de Assessoramento, segundo as 5 grandes áreas de atuação do CDTN: Tecnologia Nuclear; Meio Ambiente; Saúde; Indústria; e Nanotecnologia. Suas avaliações e considerações alimentaram o Conselho de Gestão Estratégica do CDTN, órgão colegiado que consolidou todo o processo de avaliação e orientou as correções de rumo necessárias para cada projeto.

A participação dos pesquisadores, por meio das Câmaras Temáticas, se iniciou já na preparação de todo o processo, auxiliando na seleção do rol de indicadores para medição do desempenho e na proposição dos tópicos utilizados na avaliação pelos pares (em 2010 foram considerados tópicos como mérito técnico-científico, alcance social e foco nuclear).

O Seminário revelou o amadurecimento das equipes técnicas e de seus responsáveis para a boa gestão dos recursos e foco nos resultados. Mostrou que o esforço continuado de toda a Instituição tem elevado a performance em todos os níveis, muito especialmente na base da organização, exatamente onde são produzidos os resultados esperados pela sociedade. Mostrou que os processos gerenciais de acompanhamento contribuem para a eficiência organizacional e permitiu apurar um total de 960 resultados técnicos (por exemplo: publicações nacionais e internacionais; participação e organização de eventos; orientações em todos os níveis; cursos ministrados; patentes e registros de software; processos e técnicas desenvolvidas; aprovação de projetos em órgãos de fomento; e muitos outros).

Fonte: CDTNuclear julho/agosto 2010 ano VIII nº 10

Editorial CDTNuclear julho/agosto 2010 ano VIII nº 10

O CDTN retoma a publicação do seu informativo impresso - o CDTN Nuclear, que pretende levar a seus parceiros e clientes e a toda a sociedade informações sobre as suas atividades.

Há cerca de 1 ano o CDTN completou a reestruturação organizacional, que teve por objetivo focar nossa Organização nos seus macroprocessos fundamentais: pesquisa e desenvolvimento; transferência de tecnologia e serviços tecnológicos; e ensino. Os resultados desse esforço coletivo já se fazem presentes, como se pode ver neste número do CDTN Nuclear.

O CDTN obteve neste ano a recomendação da CAPES para o seu curso de Pós-graduação em nível de doutorado. Com isso, o Centro retoma uma parte importante das atribuições a ele conferidas na sua fundação, qual seja a formação de pesquisadores de alto nível para a área nuclear e afins.

A obtenção de certificação ISO 9001:2000 para a Unidade de Pesquisa e Produção de Radiofármacos e a homologação de vários laboratórios junto à Rede Metrológica de Minas Gerais, em conformidade com a norma ISO 17.025, são frutos da determinação dos servidores do CDTN de assegurar a seus clientes e parceiros a confiabilidade dos resultados de seus serviços tecnológicos e a seriedade de seu sistema de gestão da qualidade. A esse esforço se soma a estruturação da Unidade de Atendimento ao Cliente, o que vem consolidar a cultura organizacional centrada no cliente.

Ainda como espelho desse novo quadro institucional estão os resultados do Seminário de Projetos Técnicos do CDTN, encerrado no mês de abril. Realizado anualmente como parte do processo de análise crítica do desempenho global da Organização, este evento propicia aos pesquisadores a oportunidade de apresentar os principais resultados do seu trabalho e à gerência mais uma chance de discutir as eventuais correções de rumo. Os resultados são motivo de orgulho para nosso Centro.

Fica aqui, então, o nosso convite à leitura do CDTN Nuclear.

Sérgio Filgueiras
Diretor

Fonte: CDTNuclear julho/agosto 2010 ano VIII nº 10


JORNAL DA AMMG Nº 123 – Junho/Julho 2010

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Palestra PET/CT no Câncer de Mama

São Paulo

No dia 23 de agosto de 2010, às 20 horas, no Hotel Golden Tulip Paulista Plaza (Al. Santos, 85), São Paulo (SP), a SBBMN promoverá a palestra "PET-CT no câncer de mama: o ponto de vista do oncologista e do médico nuclear". Os palestrantes são Dra Mariana Ferraz, médica do Setor de Medicina Nuclear e PET-CT do Hospital Sírio Libanês (SP), e Dr. Max S. Mano, Médico Oncologista do Hospital Sírio Libanês e Professor Adjunto de Oncologia da USP. Apoio da GE Healthcare. Inscrições gratuitas e vagas limitadas. As inscrições podem ser feitas no site http://www.sbbbmn.org.br/.

Diretrizes de PET/CT em Câncer de Pulmão e Linfomas

ANS

As diretrizes de PET/CT em Câncer de Pulmão e em Nódulo Solitário de Pulmão foram redigidas pela dra. Elba Etchebehere, em nome da SBBMN, validadas pela Sociedade Brasileira de Cancerologia, aprovadas pela Associação Médica Brasileira (AMB) e encaminhadas à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Agora, aguarda-se o parecer da ANS. As diretrizes de PET/CT em Linfomas foram redigidas pelo Dr. Marcelo Tatit, em nome da SBBMN, validadas pela Sociedade Brasileira de Cancerologia e aprovadas pela AMB. Também foram encaminhadas à ANS.

Jornada Centro-Oeste de Radiologia e Diagnóstico por Imagem: 15 pontos CNA

Cuiabá

Entre 13 e 14 de agosto de 2010, no Hotel Deville Cuiabá, acontece a Jornada Centro-Oeste de Radiologia e Diagnóstico por Imagem, pontuada pela Comissão Nacional de Acreditação (CNA) em 15 pontos. De acordo com Dr. Waldyr Liberato Jr, presidente da SOMARAD, a Jornada conta com uma programação científica diversificada e atual, trazendo temas de grande relevância para a especialidade, com abordagem multidisciplinar e prática, buscando maior interação entre as várias modalidades do Diagnóstico por Imagem e demais especialidades médicas. O programa apresenta temas como Medicina Interna, Mama, Tórax, Imagem Cardíaca, US em GO, US em Medicina Interna, Medicina Nuclear, além do curso de AVR. Informações e inscrições no site http://www.jcoradiologia.com/.

Seminário Internacional de Residência Médica: 6 pontos CNA para todas as especialidades

Brasília

Nos dias 20 e 21 de agosto, a AMB organizará, com apoio da Associação Médica Mundial e da Associação Médica de Brasília, Seminário Internacional de Residência Médica. O evento acontecerá na sede da Associação Médica de Brasília. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site www.amb.org.br/resiliencia.

Curso para tecnólogos: Aspectos Práticos da Medicina Nuclear

Congresso

Durante o Congresso Brasileiro de Medicina Nuclear, em Belém do Pará, a SBBMN promoverá um curso para tecnólogos. O formato é de aulas teóricas e demonstrativas. As vagas são limitadas e o curso será realizado no sábado, dia 4 de setembro de 2010, e segunda-feira, dia 6. Informações e inscrições no site www.sbbbmn.com.br/congresso.

Inscrição no Congresso com desconto até 15 de agosto

Belém do Pará

Aproveite o desconto na inscrição no XXV Congresso Brasileiro de Medicina Nuclear até 15 de agosto de 2010. confira no site www.sbbmn.com.br/congresso.

Convocação de Assembleia

Congresso

A diretoria da SBBMN convoca os sócios para participar da assembleia, que será realizada no dia 6 de setembro de 2010, durante o XXV Congresso Brasileiro de Biologia Medicina Nuclear e Imagem Molecular, às 17 horas, no Hotel Hilton, em Belém do Pará, que tratará de assuntos de interesse da especialidade e da eleição da diretoria que ficará à frente da Sociedade no biênio 2011 – 2012.

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Senado tira monopólio de produtos para diagnóstico de câncer

Luciana Cobucci
Direto de Brasília

O Senado aprovou, em dois turnos de votação nesta terça-feira, a PEC 100/2010 que retira da União o monopólio sobre a produção, comercialização e uso de elementos radioativos (conhecidos como radioisótopos) para fins medicinais.

Com isso, empresas privadas podem fabricar e distribuir esses elementos, que são fundamentais para o diagnóstico de doenças, na tireoide, por exemplo, e também no tratamento e detecção de vários tipos de câncer.

Até então, apenas duas estatais têm autorização para produzir e comercializar esses produtos: o Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN), em São Paulo, e o Instituto de Engenharia Nuclear (IEN), no Rio de Janeiro, ambos vinculados ao Ministério de Ciência e Tecnologia. A autorização para a produção e venda dos radioisótopos, no entanto, fica sob a responsabilidade da Comissão Nacional de Energia Nuclear, também vinculada ao ministério.

De acordo com o autor da proposta, senador Alvaro Dias (PSDB-PR), a ampliação da autorização para venda e produção desses produtos vai aumentar o acesso de pacientes aos tratamentos e exames. "Hoje, só duas estatais (uma no Rio, outra em São Paulo) podem produzir e comercializar esses produtos. E como eles têm uma vida curta, muitos com menos de duas horas de durabilidade, isso obriga os pacientes a viajarem até essas localidades para terem acesso a diagnóstico e tratamento", afirmou.

Agora, a PEC segue para apreciação pelo plenário da Câmara, que deve aprovar a matéria em dois turnos, por pelo menos 3/5 dos deputados (quantidade igual ou superior a 308 deputados). Caso sofra alterações, a PEC volta para apreciação do Senado. Se for aprovada sem mudanças, a matéria é promulgada pelo presidente do Congresso, o senador José Sarney (PMDB-AP).

O que é a PEC-100?

A PEC-100 é uma proposta de emenda da Constituição nº 49/2006 (que autoriza a produção, a comercialização e a utilização de radioisótopos de meia vida igual ou inferior a duas horas), apresentada pelo Senador Álvaro Dias, que sugere a inclusão de todos os radioisótopos de uso médico nessa Constituição, permitindo a produção e comercialização destes por agentes privados.

O que muda com a aprovação?

Com a aprovação da PEC-100, radioisótopos produzidos somente no eixo Rio-São Paulo poderão ser produzidos e comercializados nas demais regiões do país, possibilitando a expansão do mercado da Medicina Nuclear e facilitando o alcance dos diagnósticos e terapias radioisotópicos pela população.

Na prática, permite a produção, comercialização e distribuição de radioisótopos de meia-vida mais longa produzidos em cíclotron e utilizados rotineiramente na Medicina Nuclear como 67Ga, 201Tl, 111In, 123I por empresas e instituições privadas, gerando uma redução considerável do custo com transporte e uma maior facilidade e rapidez na obtenção destes.

Fonte: Newsletter 01 - Radiopharmacus - Soluções em Medicina Nuclear

Curso de Capacitação Profissional em Pesquisa Clínica



A INVITARE - Academia Brasileira de Ensino e Pesquisa em Saúde® realizará o "CURSO DE CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL EM PESQUISA CLÍNICA".

Carga horária: 60 horas
Início: 16 de setembro de 2010
Datas das aulas: 16 e 17 de setembro; 01, 02, 22 e 23 de outubro; 05, 06, 26 e 27 de novembro
Término: 27 de novembro de 2010
Sexta-feira das 17h às 21h e sábado das 9h às 17h

Coordenação: Greyce Lousana
Local: Auditório da Rua Itaipu, 475 - São Paulo - SP

Filiados SBPPC contam com descontos especiais.

Valor para sócios: R$ 1920,00 em 8 parcelas de R$ 240,00
Desconto para pagamento à vista: R$ 1 680,00

Veja mais detalhes, clicando aqui.

Assessoria SBPPC

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Distribuição de radiofármacos pelo Ipen – atualizado em 09/08

O Ipen distribui, entre 04 e 09 de agosto, 353 geradores de tecnécio-99m para clínicas e hospitais no país. Cerca de 93% dos geradores de tecnécio-99m foram processados no instituto com molibdênio-99 importado da Argentina e da África do Sul. A importação da matéria-prima vinda da Argentina iniciou-se em junho de 2009 e, da África do Sul, a partir de novembro.

O instituto produziu 107 geradores de tecnécio-99m com o molibdênio importado da África do Sul. Os geradores produzidos possuem atividades de 132Ci. A distribuição dos geradores aconteceu em 04 de agosto, com calibração para o dia 06 de agosto.

O molibdênio importado da Argentina foi processado distribuído em 08 de agosto. A previsão é de se produzir 223 geradores com atividades de 96Ci. Os geradores serão calibrados para segunda-feira, 09 de agosto.

De Israel foram importados 23 geradores de tecnécio já adequados para pronta utilização com atividades entre 68Ci. A distribuição e calibração aconteceram em 09 e 13 de agosto.

A divulgação semanal da distribuição do radiofámacos é realizada pelo instituto como mecanismo para orienta e esclarecer os médicos nucleares e seus pacientes. O tecnécio-99m é utilizado em 80% dos exames de diagnóstico médico realizados com materiais radioativos.

A crise internacional no fornecimento do molibdênio intensificou-se com a interrupção na operação do principal reator nuclear produtor de molibdênio, o NRU, em maio de 2009, localizado no Canadá.

O tálio-201, empregado para análises cardíacas e recebido de fornecedor internacional, tem previsão de distribuição em 09 agosto, segunda-feira. O tálio-201 é utilizado em substituição ao tecnécio-99m para exames do miocárdio.

O molibidênio-99 passou a se tornar escasso no mercado mundial após a parada na operação do reator canadense NRU, em maio de 2009, um de seus maiores produtores. Para amenizar a crise no mercado nacional, o Ipen passou a importá-lo da Argentina e África do Sul e a adquirir geradores de tecnécio de Israel, já prontos para uso.

A Gerência Comercial está à disposição dos clientes para esclarecimentos adicionais.

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

PET/CT no Câncer de Mama

São Paulo

No dia 23 de agosto de 2010, às 20 horas, no Hotel Golden Tulip Paulista Plaza (Al. Santos, 85), São Paulo (SP), a SBBMN promoverá a palestra "PET-CT no câncer de mama: o ponto de vista do oncologista e do médico nuclear". Os palestrantes são Dra Mariana Ferraz, médica do Setor de Medicina Nuclear e PET-CT do Hospital Sírio Libanês (SP), e Dr. Max S. Mano, Médico Oncologista do Hospital Sírio Libanês e Professor Adjunto de Oncologia da USP. Apoio da GE Healthcare. Inscrições gratuitas e vagas limitadas. As inscrições podem ser feitas no site http://www.sbbbmn.org.br/.

PEC retira o monopólio estatal sobre a produção de radioisótopos

Senado

No dia 3 de agosto de 2010, foi aprovada pelo Senado a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 100/07, do senador Alvaro Dias (PSDB-PR), que autoriza a produção, a comercialização e a utilização de radioisótopos. A PEC segue agora para o exame da Câmara dos Deputados. Pela legislação atual, a produção de materiais radioativos está submetida ao monopólio estatal. A PEC altera dois itens da Constituição autorizando, ainda sob o regime de permissão, que todos os radioisótopos de uso médico possam ser produzidos e comercializados por agentes privados, ficando, contudo, mantido o controle da Comissão Nacional de Energia Nuclear sobre a atividade, como poder concedente. A SBBMN pretende atuar junto aos deputados para que aspectos importantes relativos principalmente à comercialização dos radioisótopos sejam discutidos e preservados os interesses da especialidade e dos pacientes. Mais detalhes no site http://www.sbbmn.org.br/.

Imagem Cardiovascular 2010: da perfusão à imagem molecular

Rio de Janeiro

No dia 10 de agosto de 2010, no Auditório do Centro de Convenções do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (R Visconde de Silva, 52, 1º andar, Botafogo), Rio de Janeiro (RJ), a SBBMN promoverá a reunião ‘Imagem Cardiovascular 2010: da perfusão à imagem molecular’. Com patrocínio da

GE HealtCare, as vagas são limitadas e as inscrições, gratuitas. Informações e inscrições no site www.sbbmn.org.br.

Programa

Moderadores: Dr. Luiz de Souza Machado Neto - CDPI/HSE e Dr. Berdj Aram Megueriam - LABS

19h00 - 19h20: Integrando a Perfusão Miocárdica com os Métodos Anatômicos - Dr. Claúdio Tinoco Mesquita, Hospital Pró-Cardíaco

19h20 - 19h40: Uso do 123 - MIGB na estratificação de risco em paciente com Insuficiência Cardíaca - Dra. Maria Carolina Pinheiro Pessoa – Landesmann, CDPI/Hospital Samaritano

19h40 - 20h00: Avaliação da viabilidade miocárdica: do SPECT ao PET - Dra. Renata Félix, INC

20h00 - 20h20: Como avaliar o paciente assintomático com suspeita de DAC - Dr. Claudio Domenico, Clínica de São Vicente da Gávea

20h20 - 21h00: Apresentação de casos clínicos - Dr. Felipe Hermely Villela Pedras, Clínica Villela Pedras e Clínica Luiz Fellipe Mattoso; Dr. Clerio F. Azevedo, LABS/Rede D´Or Hospitais

Curso para tecnólogos: Aspectos Práticos da Medicina Nuclear

Belém do Pará

Durante o Congresso Brasileiro de Medicina Nuclear, em Belém do Pará, a SBBMN promoverá um curso para tecnólogos. O formato é de aulas teóricas e demonstrativas. As vagas são limitadas e o curso será realizado no sábado, dia 4 de setembro de 2010, e segunda-feira, dia 6. Informações e inscrições no site www.sbbbmn.com.br/congresso.

Jornada Centro-Oeste de Radiologia e Diagnóstico por Imagem: 15 pontos CNA

Cuiabá

Entre 13 e 14 de agosto de 2010, no Hotel Deville Cuiabá, acontece a Jornada Centro-Oeste de Radiologia e Diagnóstico por Imagem, pontuada pela Comissão Nacional de Acreditação (CNA) em 15 pontos. De acordo com Dr. Waldyr Liberato Jr, presidente da SOMARAD, a Jornada conta com

uma programação científica diversificada e atual, trazendo temas de grande relevância para a especialidade, com abordagem multidisciplinar e prática, buscando maior interação entre as várias modalidades do Diagnóstico por Imagem e demais especialidades médicas. O programa apresenta temas como Medicina Interna, Mama, Tórax, Imagem Cardíaca, US em GO, US em Medicina Interna, Medicina Nuclear, além do curso de AVR. Informações e inscrições no site http://www.jcoradiologia.com/.

Inscrição de chapa para eleição da diretoria da SBBMN

Gestão 2011 - 2012

As chapas devem ser apresentadas à diretoria atual até o dia 6 de agosto de 2010.

Inscrição no Congresso com desconto até 15 de agosto

Belém do Pará

Aproveite o desconto na inscrição no XXV Congresso Brasileiro de Medicina Nuclear até 15 de agosto de 2010. confira no site www.sbbmn.com.br/congresso.

Convocação para Assembleia no Congresso

Belém do Pará

A diretoria da SBBMN convoca os sócios para participar da assembleia, que será realizada no dia 6 de setembro de 2010, durante o XXV Congresso Brasileiro de Biologia Medicina Nuclear e Imagem Molecular, às 17 horas, no Hotel Hilton, em Belém do Pará, que tratará de assuntos de interesse da especialidade e da eleição da diretoria que ficará à frente da Sociedade no biênio 2011 – 2012.