Nos dias de hoje existe o consenso, entre pesquisadores, reguladores e operadores de instalações complexas, que não basta ter ótimos equipamentos, pessoal treinado e procedimentos adequados para garantir a segurança e a proteção física na operação de tais unidades.
Esses elementos - sistemas e equipamentos, recursos humanos e procedimentos - se articulam em um ambiente em que a cultura organizacional é determinante em orquestrá-los em um ciclo virtuoso no tocante ao fortalecimento dos aspectos de segurança e de proteção.
É impossível garantir ocorrência zero de pequenos problemas, mas é possível, com cultura de segurança e de proteção adequadas, fazer com que tais incidências evoluam de forma favorável, evitando a degradação da unidade trazendo-a para condições seguras e estáveis. Tais facetas da cultura organizacional podem ser entendidas como sistemas que garantem a homeostase da instalação.
E para trocar experiências, conhecimentos e ensejar futuras colaborações, o Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen-CNEN/SP)e a Academia de Ciências dos EUA organizaram o "Brazil - US Workshop on Strengthening the Culture of Nuclear Safety and Security".
O evento internacional será realizado nos dias 25 e 26 de agosto, no auditório Prof. Rômulo Ribeiro Pieroni e integra a Semana de Ciência e Tecnologia do Ipen.
Inscrições gratuitas, vagas limitadas. Haverá tradução simultânea.
Informações e inscrições no site:
Link original: http://www.ipen.br/sitio/?idm=177
Nenhum comentário:
Postar um comentário