quarta-feira, 24 de junho de 2015

Workshop debate cooperação acadêmica entre IPEN e Unila


Os pesquisadores Marcelo Linardi, Delvonei Alves de Andrade e Fábio Coral Fonseca participaram do Workshop Tecnologias e Energia, organizado em Foz do Iguaçu (PR), no último dia 17, com o objetivo de debater oportunidades nas áreas de ensino, pesquisa e extensão no âmbito da cooperação acadêmica entre o IPEN e a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila). Também estiveram presentes Fernando J. F. Moreira, gerente de Projetos do IPEN, e Luiz Evelio Garcia Acevedo, professor da Unila, coordenador do evento.
Linardi, que é diretor de Pesquisa, Desenvolvimento e Ensino (DPDE), Delvonei, presidente da Comissão de Pós-Graduação (CPG) do IPEN, e Fábio Coral, gerente do Centro de Células a Combustível e Hidrogênio (CCCH) debateram com professores e alunos de engenharias da Unila maior integração entre as instituições, com ênfase, principalmente, na pós-graduação em Tecnologia Nuclear, do IPEN executada em parceria com a Universidade de São Paulo (USP). Fernando esteve presente para tratar dos aspectos formais da cooperação interinstitucional.
"Queremos ampliar a participação de alunos na pós-graduação do IPEN e ficamos bastante satisfeitos com o workshop, porque muitos alunos de graduação e professores da Unila manifestaram interesse”, disse Linardi. O grupo do IPEN visitou laboratórios e conheceu a estrutura de pesquisa em célula a combustível já instalada na Unila. A intenção é formar grupos de pesquisa conjuntos entre as duas instituições. "Há espaço para uma cooperação bastante ampla, e aproveitamos também para tratar de aspectos do convênio”, completou Fernando.
O Workshop foi específico para a área de células a combustível, que é bastante consolidada no IPEN. Linardi e Fábio Coral, ambos do CCCH, falaram sobre o atual estágio das pesquisas no Centro e os principais resultados. Todos consideraram o feedback dos alunos e professores da Unila bastante positivo. "O evento era voltado para essa área e, sim, queremos atrair alunos para ela. Mas estamos abertos para os interessados em realizar pós-graduação nas demais áreas de atuação do IPEN. As possibilidades são muitas”, concluiu Fernando.


Nenhum comentário:

Postar um comentário