terça-feira, 17 de novembro de 2015

Laboratório associado ao Cietec assina convênio de pesquisa e desenvolvimento com IPEN

Projeto inédito da Biosintesis inovará em técnicas e metodologias in vitro, em condições de Boas Práticas de Laboratórios (BPL)
O Laboratório Biosintesis e o IPEN (Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares) fecharam acordo para o desenvolvimento de novas técnicas e metodologias para pesquisa in vitro. O trabalho conjunto será na área de segurança e eficácia de radiofármacos e biomateriais. O laboratório é associado ao Cietec (Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia), gestor da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de São Paulo USP/IPEN, desde 2008.
O convênio com o Centro de Biotecnologia do IPEN tem como objetivo principal criar uma metodologia inédita para estudos em materiais biológicos e medicamentos radiológicos. O tema das pesquisas biológicas in vitro tem instigado a criação de métodos alternativos que proporcionem resultados com ganhos qualitativos e éticos em relação aos estudos tradicionais. A preocupação fica evidente quando se analisa as constantes iniciativas de instituições de pesquisa científica e tecnológica, agências regulatórias e políticas públicas.
Os estudos serão desenvolvidos dentro dos princípios de boas práticas de laboratório (BPL), um sistema de qualidade adotado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), para todos os países membros. As normas estabelecem requisitos ao processo organizacional e condições técnicas para estudos não-clínicos de segurança à saúde humana e ao meio ambiente. A iniciativa é importante para a competitividade brasileira, uma vez que estudos in vitro com estes requisitos de qualidade só estavam disponíveis no exterior.
Segundo Fabiana Medeiros, diretora da Biosintesis, "a exposição e a utilização de produtos seguros é uma preocupação constante para a sociedade, indústria e órgãos regulamentadores. O uso de metodologias in vitro, em ensaios biológicos validados e monitorados por sistemas de qualidade robustos, possibilita a realização de estudos de segurança e eficácia com grande rapidez, precisão e rastreabilidade dos resultados".
O documento que estabelece o convênio entre a Biosintesis e o IPEN estabelece um prazo de dois anos para o trabalho. De acordo com Fabiana, "inicialmente a tecnologia tem aplicação na radiofarmácia do IPEN e pode ser desdobrada para outros segmentos da saúde".
Para Sergio Risola, diretor-executivo do Cietec, o acordo de trabalho conjunto mostra o grau de excelência do laboratório Biosintesis. "A assinatura da tratativa demonstra que a equipe de Fabiana Medeiros está apta para cooperar com um centro de referência no Brasil e na América Latina, como é o IPEN", comemora o especialista em empreendedorismo inovador. E completa: "as normas que serão utilizadas nos estudos seguirão padrões internacionais, o que colaborará para o reconhecimento global dos produtos desenvolvidos a partir delas".
Marcelo Linardi, Diretor de P&D e Ensino do IPEN, salienta a importância do convênio de Inovação Tecnológica com empresas incubadas. "O caminho da inovação tecnológica é vital para a política de continuidade dos Institutos de Pesquisas, pois dá o retorno à sociedade do investimento público em P&D, justificando todo o processo, gerando melhoria da qualidade de vida do brasileiro".
Sobre o Cietec

O Cietec, Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia, inaugurado em abril de 1998, tem como missão incentivar o empreendedorismo e a inovação tecnológica, apoiando a criação, fortalecimento e a consolidação de empresas e empreendimentos inovadores de base tecnológica. Em suas unidades de negócio, São Paulo e Mogi das Cruzes, são conduzidos processos de incubação de empresas inovadoras, em diferentes níveis de maturidade. Nesses processos o Cietec oferece serviços de apoio para demandas nas áreas de gestão tecnológica, empresarial e mercadológica, além de infraestrutura física para a instalação e operação dessas empresas. O Cietec possibilita a ampliação d o índice de sobrevivência e competitividade das micro e pequenas empresas, oferecendo a excelência de sua infra-estrutura, a capacitação do seu recurso humano e a comercialização e busca por inve stimento, como o investimento-anjo, capital semente e venture capital (capital de risco).
Siga o perfil exclusivo da Trama sobre Inovação: @tramainova


Nenhum comentário:

Postar um comentário