15/03/2011 14h04 - Atualizado em 15/03/2011 14h28
Carvalho afirmou que governo terá de ‘olhar’ programa nuclear brasileiro. É preciso observar resultado de vazamento radioativo no Japão, disse.
O ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, afirmou nesta terça-feira (15) que a presidente Dilma Rousseff está “preocupada” com a questão da energia nuclear no Brasil, depois das notícias sobre vazamentos radioativos em usinas atômicas japonesas. Segundo ele, o colapso de usinas no país asiático pode ter efeito sobre a atual política nuclear brasileira.
“A presidente está extremamente preocupada com os efeitos, inclusive aqui, sobre a nossa política, [de] toda essa questão da energia atômica, da energia nuclear. Temos que, com responsabilidade, olhar isso”, afirmou.
Para Carvalho, é preciso aguardar o desenrolar dos acontecimentos no Japão para reavaliar o programa de energia atômica no Brasil.
“Faltam elementos ainda da questão nuclear para que a gente faça uma constatação. Não se sabe a extensão da questão japonesa e só depois de ter uma análise mais profunda se pode pensar nas influências que o evento japonês terão no nosso programa nuclear.”
A usina atômica de Fukushima, a 240 km de Tóquio, sofreu explosões em decorrência do terremoto de magnitude 8,9 que atingiu o Japão na última sexta-feira (11). O sistema de refrigeração da unidade entrou em colapso e os reatores liberaram radioatividade na atmosfera.
Nesta terça, várias pessoas deixaram Tóquio e moradores permaneceram dentro de suas casas em meio a temores de que a radiação da usina nuclear de Fukushima afete uma das maiores e mais densamente povoadas cidades do mundo.
Banco do Brasil
Gilberto Carvalho disse ainda que as famílias de funcionátrios brasileiros do Banco do Brasil estão sendo retiradas do país asiático.
O BB confirmou a informação, Segundo o banco, as agências no Japão, com exceção da que opera na cidade de Gunma, estão funcionando normalmente, mas com horários especiais, de acordo com o contingenciamento de energia em cada localidade.
Link original: http://g1.globo.com/politica/noticia/2011/03/dilma-esta-preocupada-com-energia-nuclear-no-brasil-diz-ministro.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário