domingo, 31 de maio de 2015

Informação CNEN II: Site Disponível


Atenção: o site da CNEN já está disponível novamente! Acesse www.cnen.gov.br 
 
Devido ao período em que o portal ficou fora do ar, a CNEN informa que foram prorrogadas até o dia 5 de junho as inscrições para o exame de Certificação e Qualificação de Supervisores de Proteção Radiológica. Leia o comunicado oficial

sexta-feira, 29 de maio de 2015

XXV Congreso Alasbimn y Segundo encuentro Latinoamericano de Radiofarmacia

Estimados colegas: Como muchos de ustedes ya sabrán este año la Sociedad Uruguaya de Biología y Medicina Nuclear está organizando el XXV Congreso de ALASBIMN (Asociación Latinoamericana de Sociedades de Biología y Medicina Nuclear) entre el 18 y el 21 de noviembre en Solanas, Punta del Este.

Este evento contará con un programa de Radiofarmacia mucho más extenso de lo habitual, incluyendo 6 sesiones exclusivas y la participación de nuestra área en 3 sesiones multidisciplinarias destinadas a Agentes Teragnósticos, Nuevos agentes para PET en Cardiología y Radiofármacos para PET/MRI.

Como actividad precongreso estamos organizando el Segundo Encuentro Latinoamericano de Radiofarmacia en que podremos discutir puntos de interés común entre los que se destacan la investigación y la enseñanza a nivel de posgrado.

Aunque el programa científico se encuentra todavía en elaboración me pareció importante compartir con ustedes una versión preliminar en la que podrán encontrar la mayoría de los temas a abordar y el plantel de científicos nacionales, regionales e internacionales de primer nivel que ya tenemos confirmados.

Consideramos que este evento es de gran importancia para todos los que trabajamos en Radiofarmacia y que sería un gran logro para la comunidad latinoamericanal de Radiofarmacia contar con una amplia participación.

Información adicional  sobre el evento está disponible en www.alasbimn2015.org.uy

Cordiales saludos

Ana M Rey
Comité Científico del XXV Congreso Alasbimn

quinta-feira, 28 de maio de 2015

Informação CNEN – Aviso: Site indisponível


A Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) informou à SBMN por meio de sua equipe de comunicação social que o website www.cnen.gov.br está fora do ar devido a problemas técnicos.
 
A indisponibilidade de acesso teve início na tarde de terça-feira, dia 26 de maio, e ainda não há previsão para normalização.
 
A CNEN esclarece ainda que qualquer prazo vencido durante este período específico será reconsiderado caso a caso.
 
Acompanhe as notícias sobre este e outros assuntos por meio do site da Sociedade, redes sociais e newsletters.


XXIX Congresso Brasileiro de Medicina Nuclear – Uma especialidade em Movimento


Sob a organização da Sociedade Brasileira de Medicina Nuclear (SBMN), encontro acontece de 23 a 25 de outubro no Rio de Janeiro. Inscrições online abertas

As oportunidades, desafios e perspectivas futuras da medicina nuclear no Brasil e no mundo estarão no centro das atividades do XXIX Congresso Brasileiro de Medicina Nuclear. Organizado pela Sociedade Brasileira de Medicina Nuclear (SBMN), instituição filiada à Associação Médica Brasileira (AMB), o encontro será realizado nos dias 23 a 25 de outubro, no Centro de Convenções do Hotel Royal Tulip.
Direcionado a médicos nucleares e de outras especialidades, residentes, biomédicos, tecnólogos, biólogos, físicos, químicos, farmacêuticos e especialistas que tenham interesse na aplicabilidade de radioisótopos na medicina, o encontro terá como abordagens as perspectivas para a aplicabilidade da medicina nuclear em cardiologia; oncologia (adulto e pediátrica) – com ênfase em linfomas; neurologia; e a avaliação de processos inflamatórios e infecciosos. Os assuntos serão abordados em mesas redondas.
O prazo de submissão de trabalhos científicos - nas categorias oral ou pôster – vai até às 16h do dia 31 de julho.
Os interessados em enviar artigos ao Congresso podem abordar as seguintes áreas: Cardiologia; Técnico e Radiofarmácia; Ciências Básicas; Gama-Câmara e Terapia; SPECT/CT e PET/CT. Confira as regras para participar com resumos

Expansão da Medicina Nuclear no Brasil

Iniciado em maio deste ano e em fase de elaboração, o Programa de Expansão da Medicina Nuclear no Brasil, também será alvo de debates no Congresso.
Sobretudo, serão debatidos mecanismos para ampliação do acesso a tecnologias como exames de PET-CT e cintilografia aos pacientes do SUS – empregados para o diagnóstico de diversas doenças, que incluem embolia pulmonar, infecções agudas e infarto do miocárdio, câncer, obstruções renais, demências e outras.
 “A medicina nuclear é reconhecida como uma especialidade que usa pequenas quantidades de materiais radioativos para a realização de exames, diagnósticos por imagens e tratamentos médicos, muitos deles em pacientes com câncer”, esclareceu Tinoco, presidente do encontro e da SBMN. Saiba mais sobre o Programa de Expansão

Serviço
XXIX Congresso Brasileiro de Medicina Nuclear
Data: 23 a 25 de outubro
Local: Centro de Convenções do Hotel Royal Tulip – Rio de Janeiro (RJ)
Organização: Sociedade Brasileira de Medicina Nuclear (SBMN)
Inscrições online* até 02/10 – clique aqui

*confira datas e valores diferenciados para inscrições antecipadas. Após a data apenas na secretaria local do encontro, mediante a disponibilidade de vagas

Link original: http://www.sbmn.org.br/site/secao/visualiza/1386

quarta-feira, 27 de maio de 2015

TV USP mostra a diversidade do Reator IEA-R1



Esta reportagem, a sétima da série "Universo IPEN", mostra o Centro do Reator de Pesquisas (CRPq) e a diversidade de aplicações do Reator Nuclear IEA-R1. A equipe da TV USP foi acompanhada pelo gerente do Centro, Dr. Frederico Genezini. A produção é de Fabiano Pereira, com imagens de Moacir Gibin e edição de Fábio Torrezan.
Na próxima reportagem, a ser veiculada no dia 5 de junho, a equipe vai mostrar o Reator Nuclear IPEN-MB01, do Centro de Engenharia Nuclear (CEN), onde foi recebida pelo gerente, Dr. Ulysses Bitelli.

terça-feira, 26 de maio de 2015

Segundo Encontro Científico da SBMN-SP para Residentes discute casos clínicos sobre Tumores Neuroendócrinos


Com a sala lotada o segundo encontro científico do ano realizado pela regional São Paulo da Sociedade Brasileira de Medicina Nuclear (SBMN) - reuniu mais de 80 participantes, entre residentes médicos e especialistas, na capital paulista, na noite de segunda-feira, dia 25 de maio. Sob a moderação de Allan de Oliveira Santos, médico nuclear do Hospital Sírio Libanês e Unicamp, o encontro reuniu os residentes das faculdades de medicina do Hospital das Clínicas de São Paulo, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e do Hospital de Câncer de Barretos.
Juntos, os participantes analisaram casos clínicos vivenciados pelas instituições sobre “Tumores Neuroendócrinos”, tema central do encontro. Os presentes puderam acompanhar uma abordagem completa desde os conceitos fundamentais, passando pelo diagnóstico com o uso de Octreotídeo-In111 e Tc99m, PET/CT com DOTATATE-Ga68 e FDG-F18, em diferentes situações.  A opção terapêutica de neuroblastoma com Lutécio (Lu177) em crianças foi abordada no caso clínico do hospital de câncer de Barretos, amplamente discutido entre os presentes. Cada caso foi apresentado por um residente das instituições participantes: Larissa Vieira do HC-FMUSP, Ludmila Santiago Almeida, da Unicamp e Ricardo Guedes do Hospital de Barretos.
Para a coordenadora do encontro e da regional São Paulo da SBMN, Akemi Osawa, que também é médica nuclear do Hospital Israelita Albert Einstein, a atividade promove integração entre os residentes e os especialistas e possibilita a troca de experiências entre as diversas instituições. Apesar de satisfeita com o nível das discussões estabelecido neste e nos outros encontros realizados, lamentou o fato de esta ser a última atividade do ano destinada aos residentes. Segundo ela, este tem sido um ano difícil para alcançar apoiadores que possibilitem a realização dos encontros presenciais​ estimulados pela SBMN. A expectativa é de haver no próximo ano mais atividades como estas, fundamentais ao desenvolvimento, qualificação e formação de novos médicos nucleares.

Os certificados do encontro sobre Tumores Neuroendócrinos serão enviados por e-mail aos participantes nos próximos dias pela secretaria da SBMN.

Ao longo deste primeiro semestre do ano a SBMN já promoveu duas reuniões na regional de Brasília, uma na regional do Rio de Janeiro, totalizando com os de São Paulo cinco encontros científicos promovidos pela Sociedade por meio de suas regionais. Confira os próximos encontros da SBMN na seção "Agenda" do site

Link original: http://www.sbmn.org.br/site/secao/visualiza/1385

Curso CAACC – Conheça os palestrantes!



O tradicional curso de Avaliação Corporal, idealizado pela International Society for Clinical Densitometry – ISCD – será realizado no Rio de Janeiro/RJ em 11 de julho de 2015.
O Curso aborda criticamente todos os métodos de avaliação da composição corporal (bioimpedância, pesagem hidrostática, plicometria e medidas antropométricas), concentrando informações acerca da aplicabilidade e limitações da densitometria de corpo inteiro como recurso padrão-ouro para avaliação de adultos e crianças.
O conteúdo evoluiu significativamente em relação à versão anterior porque recebeu um Módulo Avançado de Aquisição e Análise Densitométrica além de um segundo módulo inovador sobre Suplementação Nutricional para o Clínico, a ser ministrado pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabolismo – SBEM.
Tais inovações fazem desse curso um evento totalmente inédito e que une, pela primeira vez, o exame à prática da suplementação nutricional no ponto de vista do clínico.
O cenário científico também favorece a renovação do conteúdo pois um documento oficial da ISCD, publicado em 2014, explora cientificamente a Densitometria para Composição Corporal em diversas situações da prática clínica (preparação esportiva, obesidade, HIV e avaliação nutricional). Trata-se de uma revisão sistemática analisada por um grupo de experts que sintetiza neste documento o “estado da arte” em avaliação da composição corporal por densitometria.
Além do conteúdo renovado, o Prof. John Shepherd ministrará um Módulo Avançado de Aquisição e Análise da Composição Corporal, no qual será possível demonstrar os recursos práticos e parâmetros de medida utilizados em densitometria quando aplicada nesta modalidade de avaliação.
O professor John Shepherd é atual chefe da divisão de radiologia da Universidade da Califórnia em San Francisco (UCSF).  Mundialmente reconhecido, ele foi o principal investigador que definiu a aplicabilidade da densitometria na avaliação da composição corporal em todo o mundo.
A parceria com a SBEM reflete a necessidade de um aprofundamento clínico na avaliação e suplementação nutricional para o clínico, conferindo informação de qualidade reconhecida, baseada em evidências científicas.
O corpo docente de professores nacionais é composto por professores e experts em densitometria clínica, endocrinologia e metabolismo. Todos com didática de qualidade e com área de atuação específica para os tópicos abordados.
Tais atributos fazem do curso SBEM-ISCD um “divisor de águas” em avaliação da composição corporal e suplementação nutricional na prática de consultório e soma, à educação médica continuada proporcionada pelo Grupo Gen/ACFarma, uma importante carga de conhecimento complementar à grade curricular de qualquer curso de formação na área da saúde.
Dr. Bruno Muzzi CamargosCRM-MG 29.850
Presidente da Comissão Nacional de Especialidades – Osteoporose – da FEBRASGO

segunda-feira, 25 de maio de 2015

SBMN tem nova regional na Bahia


Durante a Assembleia Geral Ordinária (AGO), realizada no início do mês de maio, os membros da Sociedade Brasileira de Medicina Nuclear (SBMN) se reuniram para discutir os avanços da Medicina Nuclear no Brasil. Na ocasião foi anunciada a criação de uma nova regional. “Esta é uma das bandeiras da SBMN - criar regionais que  sejam braços da Sociedade pelo País”, celebrou Claudio Tinoco, presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Nuclear (SBMN). Agora são quatro regionais filiadas à SBMN: Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo e Distrito Federal. Confira a entrevista e as expectativas para a nova gestão em entrevista especial  com Adelina Sanches, coordenadora da nova regional:  

Particularmente, como se sente sendo a responsável pela criação da primeira regional do Nordeste do Brasil?
Muito honrada. Tradicionalmente o Nordeste ficava à parte de decisões e inovações que eram lideradas sempre pelo sudeste, mas o processo de globalização e comunicação instantânea faz com essa diferença não mais exista, sendo muito bem-vinda uma participação de fato mais efetiva e dinâmica.

Quais os objetivos iniciais da Regional Bahia?
Os principais são de cunho científico. Pretendo promover até o final deste ano pelo menos 2 eventos em comunhão com outras especialidades afins para promover a discussão e consequente expansão da nossa especialidade. Concomitantemente, trazer maior união dos médicos nucleares locais e ajudar a obtermos representatividade junto a negociação com convênios.

Agora são 4 regionais filiadas à SBMN (São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal e Bahia). Como avalia a existência dessas regionais para o desenvolvimento e fortalecimento da especialidade no Brasil?
O Brasil é um país muito grande e isso dificulta a ação dos nossos representantes centrais. Ter representatividade regional fortalece a capilaridade da sociedade e promove o surgimento de novas lideranças.

Quantos médicos nucleares atuam hoje no estado? Esses profissionais eventualmente se encontram em alguma oportunidade?
Temos hoje no estado da Bahia cerca de 20 médicos nucleares titulados. Nos encontramos eventualmente em eventos promovidos por outras especialidades, com demanda deles. Será um ótimo momento de estabelecemos nossas demandas e sermos os anfitriões de eventos científicos.

Como fazer para integrar esses profissionais?
A Bahia tem um cenário muito favorável ao meu trabalho - tenho colegas muito competentes e éticos, fatores que meu entendimento são as bases para qualquer bom relacionamento. Mas as demandas do dia-a-dia afastam as pessoas. Os eventos pretendem promover esses encontros e reaproximar os colegas.

Já existe a previsão de algum evento organizado pela regional?
Como tomei posse há menos de 1 mês, ainda estou em fase de busca de patrocínio para estes eventos, mas já tive algumas respostas bastante favoráveis. Certamente faremos 2 ou 3 eventos no 2o semestre.

Fica o espaço caso queira destacar mais alguma informação.
Eu fiquei muito contente com o convite. A ideia das regionais fortalecerá a atuação da sociedade, agregando mais profissionais e fazendo surgir naturalmente novas lideranças. Todos nós vivemos hoje sob a ameaça de um grande vilão do mundo moderno – a ausência de tempo. Mas dividindo o trabalho conquistaremos muitas coisas boas juntos.
  
Crédito da imagem: Divulgação/SBMN


domingo, 24 de maio de 2015

SBMN promove curso sobre tumores neuroendócrinos


No dia 25 de maio, a partir das 20h, a SBMN promoverá curso sobre tumores neuroendócrinos no Hotel Golden Tulip Paulista Plaza, em São Paulo, com discussão de casos e participação de residentes da USP, Unicamp e Hospital de Câncer de Barretos. Faça sua inscrição, as vagas são limitadas! LEIA MAIS

Aulas do Workshop de Expansão da MN estão disponíveis


A Sociedade Brasileira de Medicina Nuclear (SBMN) disponibilizou para os associados as aulas do Workshop de Expansão da Medicina Nuclear, realizado em 13 de maio, no Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen). O conteúdo pode ser acessado no site da SBMN, na área de Login. LEIA MAIS »

Inscrições abertas para o XXIX Congresso Brasileiro de Medicina Nuclear


O primeiro lote de inscrições para o XXIX Congresso Brasileiro de Medicina Nuclear já está aberto. Os interessados em participar podem efetuar a inscrição com desconto especial até 15 de julho. Não perca essa oportunidade! LEIA MAIS »

Diretor da AIEA para América Latina destaca importância do IPEN

Para o visitante, o IPEN é um instituto de excelência no Brasil, reconhecido pela Agência, tanto no âmbito das pesquisas quanto das aplicações em energia nuclear

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN) recebeu nesta terça-feira, 19, para uma visita técnica, Luis Longoria Gándara, do Departamento de Cooperação Técnica da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA). Recebido pela superintendente em exercício, Linda Caldas, e pelo diretor de Administração, Wilson Parejo Calvo, ele visitou as instalações do Centro de Radiofármacia (CR), do Centro de Tecnologia das Radiações (CTR) e dos dois reatores nucleares de pesquisa do Instituto, o IEA-R1 e o IPEN-MB01.


Gándara ficou bastante impressionado com o que considerou uma "evolução” nas atividades do IPEN. "O IPEN é um instituto de excelência no Brasil, reconhecido pela Agência, tanto no âmbito das pesquisas quanto das aplicações em energia nuclear”, disse o visitante, que é diretor da Divisão para América Latina e possui mais de 20 anos de experiência na área de energia atômica. "Para nós, é importante receber aqui o diretor da AIEA para a América Latina e mostrar parte do que o IPEN realiza”, acrescentou Calvo.

Pela manhã, Gándara visitou o Espaço Marcelo Damy, assistiu ao vídeo institucional do IPEN, conheceu a maquete do Projeto Reator Multipropósito Brasileiro (RMB), depois seguiu para o CR, onde acompanhou uma demonstração do processo de produção dos radiofármacos, e para o Acelerador Cíclotron. À tarde, visitou o Irradiador Multipropósito de Cobalto-60 e o Acelerador de Elétrons (CTR), depois se dirigiu ao Reator IEA-R1, no CTR, e finalmente para o Reator IPEN-MB01, do Centro de Engenharia Nuclear.

Em nome da AIEA, Gándara ressaltou a importância do IPEN para a sociedade:

"O IPEN é um instituto de vanguarda no campo da inovação, em nível nacional e continental. O domínio das técnicas e das tecnologias nucleares obtidos aqui há muitos anos se pode constatar nas pesquisas e principalmente nas suas aplicações na indústria, na saúde, no meio ambiente e nas demais áreas que beneficiam a sociedade em geral. A Agência Internacional de Energia Atômica reconhece esse Instituto como sendo de excelência e de vanguarda institucional”, concluiu. 

Visita à sede da CNEN

Gándara é engenheiro mecânico, doutor em Física Nuclear pelo Imperial College, na Inglaterra. É pesquisador no Instituto Nacional de Investigaciones Nucleares (ININ), em Ooyoacac, México, e sua nomeação para a Diretoria da AIEA ocorreu em 2011. A visita ao IPEN é parte de uma programação que começou na segunda-feira, com a ida ao Instituto de Energia Nuclear (IEN/CNEN), no Rio de Janeiro. Nesta quarta-feira, 20, pela manhã acompanhado de Linda Caldas e Wilson Calvo, visitará o Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (HC-USP).

Também para esta quarta-feira, à tarde, está programada uma visita à sede da Comissão Nacional de Enregia Nuclear (CNEN), no Rio de Janeiro, onde será recebido pelo presidente da Autarquia, Angelo Fernando Padilha. Na quinta-feira, Gándara conhecerá o Instituto de Radioproteção e Dosimetria (IRD/CNEN). Após essa visita, o diretor da AIEA retorna ao Hotel Pestana para o encerramento da XVI reunião da OCTA – Órgão de Coordenação Técnica do ARCAL (Acuerdo Regional de Cooperación para la Promoción de la Ciencia y la Tecnología Nucleares en América Latina y el Caribe).

(Ascom IPEN)

quarta-feira, 20 de maio de 2015

EANM’15 Live Stream


EANM LIVE – for everyone eager to participate in the EANM congress from afar!


Due to the high number of EANM’14 Live viewers, the EANM will again offer free live-streaming of CME and Plenary Sessions that are held at this year’s EANM Congress in Hamburg. View the sessions of your choice in real-time in your office, your living room, or wherever else you happen to be!

Each CME and Plenary Session can either be viewed for FREE or against payment.

The second option (against payment) grants you 1.4 CME credits per purchased session. The costs for 1 session amount to € 30 for EANM members and € 50 for non-members.

When choosing the first option (for free) no CME credits will be made available.

While watching the sessions of your choice you can address questions directly to the lecturers – either via the EANM Live Chat box or via Twitter. Just use the Hashtag #EANMLive and your questions will be shown in the Chat box & on the session moderators’ screen!

Follow us on Twitter


Follow the EANM’15 scientific programme online right from the beginning until the end – starting with the Interactive Bone & Joint CME Session on Patterns, Pearls, Pitfalls and rounded off with Plenary 4 (better known as the Highlights Lecture) as well as the Award & Closing Ceremony.

View the entire EANM Live programme


Add EANMLive to your bookmark list now in order not to miss EANM’15 Sessions.

EANM Live platform

Catch up on what you missed and view CME and Plenary Sessions from 2014 online now.

CME Sessions 2014

Plenary Sessions 2014


European Association of Nuclear Medicine
Hollandstraße 14 | 1020 Vienna | AUSTRIA
Tel.:+43-(0)1-2128030 | Fax: +43-(0)1-2128030-9 | M: communications@eanm.org


terça-feira, 19 de maio de 2015

Material radioativo roubado no interior do Rio Grande do Sul

Crime ocorreu na madrugada desta segunda-feira (18/5).
Fonte: Comunicação Social CNEN

Uma embalagem com molibdênio-99, material radioativo que seria usado para diagnósticos em Medicina Nuclear, foi roubada na madrugada desta segunda-feira (18/5) quando era transportada no interior do Rio Grande do Sul. A substância, mesmo tendo uma atividade radioativa relativamente baixa, pode oferecer riscos à saúde caso sua estrutura de blindagem seja violada.
O material saiu do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen), unidade da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) em São Paulo, com destino à Associação Hospital Caridade de Ijui (RS). O roubo ocorreu na BR-386, na altura da cidade de Carazinho (RS), por volta das 4h50min, conforme Boletim de Ocorrência registrado em delegacia de Polícia Civil local.
A CNEN solicita a quem tiver conhecimento do paradeiro deste material que entre em contato com as autoridades policiais. O molibdênio está em uma blindagem de chumbo acondicionada em uma embalagem plástica de cor azul, semelhante a um balde. Técnicos da CNEN estão em contato com as autoridades policiais para dar orientações de manipulação do material, caso seja necessário.

Informações:
Comunicação Social CNEN: (21) 2173 2130 / 99218 6423 / 99431 8658.

Prêmio de Incentivo em Ciência e Tecnologia para o SUS – 2015


O Prêmio de Incentivo em Ciência e Tecnologia para o SUS – 2015 é uma iniciativa do Ministério da Saúde promovida por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia e Insumos Estratégicos. Esta ação tem como objetivo proporcionar reconhecimento ao pesquisador e profissionais da área da saúde pelo seu papel no desenvolvimento social e econômico do país.

segunda-feira, 18 de maio de 2015

Cintilografia do coração pode evitar exames e tratamentos invasivos

As diretrizes atuais em Cardiologia recomendam que pacientes com teste de esforço consideravelmente alterado, levantando a suspeita de doença arterial coronariana (DAC) grave (que, segundo o Datasus, são as principais causas de morte e invalidez no Brasil ) sejam encaminhados diretamente ao cateterismo cardíaco ou a angiografia coronariana. 
Mas, uma pesquisa publicada nos Estados Unidos e conduzida pelo Centro Diagnóstico de Cardiologia Nuclear Quanta Diagnóstico e Terapia e pela Universidade Federal do Paraná, tendo como base um registro de 18 mil pacientes em Curitiba, verificou que, em alguns casos, o cateterismo pode ser evitado, geralmente, em pacientes mais jovens e que não apresentam sintomas. 
"O risco pode estar sendo super valorizado pelo teste de esforço e, com o auxílio da imagem cardíaca não-invasiva, o cateterismo pode ser evitado. Nesses casos, a cintilografia de perfusão miocárdica com tomografia computadorizada por emissão de fóton único pode ser útil, quando os achados do teste de esforço levantam a suspeita de um falso positivo", explica João Vítola, um dos pesquisadores envolvidos. 
Em alguns pacientes, esclarece o cardiologista nuclear, a cintilografia pode ainda definir quais irão se beneficiar de fato da revascularização do miocárdio e em que região do coração será necessário o implante do stent ou das pontes de mamárias e ou safena.
Estudos anteriores a esse demonstraram que as taxas anuais de mortalidade por DAC podem variar de menos de 1% em pacientes com resultado normal na cintilografia do miocárdio a mais de 5% naqueles avaliados como de alto risco pelo escore de Duke (método de pontuação usado em testes de esforço que classifica os pacientes como baixo, médio e alto risco de sofrer de DAC).
Com base no estudo atual, algumas informações ??de testes clínicos e de esforço dos pacientes podem ser usadas até para prever quais com escore de Duke de alto risco terão resultado normal na cintilografia do miocárdio. Ou seja, quando testes invasivos podem ser evitados. Entre esses pacientes, em geral, encontram-se aqueles que conseguem se exercitar mais tempo na esteira, que não têm diabetes ou DAC conhecida e não apresentam sinais de DAC ou apresentam sintomas menos comuns.
O grupo de pesquisadores concluiu, acompanhando de perto a mortalidade ao longo de quatro anos em um subgrupo de 310 pessoas que haviam sido diagnosticadas de alto risco pelo escore de Duke, que há pacientes cuja uma atitude mais conservadora é segura. "Esses resultados ocorreram com frequência, por exemplo, em pacientes mais jovens, hipertensos, com alta tolerância ao esforço e sem angina (dor no peito) durante o teste de esforço", relata João Vítola. "É importante ressaltar que o cateterismo cardíaco é um exame decisivo em várias situações clínicas e ajuda a salvar vidas, principalmente em pacientes instáveis e no infarto agudo do miocárdio, entretanto, por ser invasivo, precisa ser muito bem indicado e administrado em pacientes estáveis e, principalmente, assintomáticos", explica o cardiologista nuclear.

The value of PET/CT with FES or FDG tracers in metastatic breast cancer: a computer simulation study in ER-positive patients


British Journal of Cancer (2015) 112, 1617–1625. doi:10.1038/bjc.2015.138 www.bjcancer.com
Published online 16 April 2015


R G Koleva-Kolarova1,6, M J W Greuter2,6, M van Kruchten3, K M Vermeulen1, T Feenstra1,4, E Buskens1, A W J M Glaudemans5, E F J de Vries5, E G E de Vries3, G A P Hospers3 and G H de Bock2


Abstract


background:

  
The aim of this study was to evaluate the effect on the number of performed biopsies and costs associated with implementing positron emission tomography (PET) and computed tomography (PET/CT) with 16α-[18F]fluoro-17β-oestradiol (FES) or 2-[18F]fluoro-2-deoxy-d-glucose (FDG) as an upfront imaging test for diagnosing metastatic breast cancer (MBC) in comparison with the standard work-up in oestrogen receptor-positive women with symptoms.

methods:

  
A published computer simulation model was adapted and validated. Three follow-up strategies were evaluated in a simulated cohort of women with primary breast cancer over a 5-year-time horizon: (1) the standard work-up, (2) upfront FES-PET/CT and (3) upfront FDG-PET/CT. The main outcome was the number of avoided biopsies to assess MBC. The costs for all three strategies were calculated based on the number of imaging tests and biopsies. The incremental cost-effectiveness ratio (ICER) to avoid a biopsy was calculated only based on the costs of initial imaging and staging tests.

results:

  
The FES-PET/CT strategy decreased the number of biopsies by 39±9%, while upfront FDG-PET/CT increased the number of biopsies by 38±15% when compared with the standard work-up. Both PET/CT strategies reduced the number of imaging tests and false positives when compared with the standard work-up. The number of false negatives decreased only in the FES-PET/CT strategy. The ICER in the FES-PET/CT strategy per avoided biopsy was 12.1±3.4 thousand Euro. In the FDG-PET/CT strategy, the costs were higher and there were no avoided biopsies as compared with the standard work-up, hence this was an inferior strategy in terms of cost effectiveness.

conclusions:

  
The number of performed biopsies was lower in the FES-PET/CT strategy at an ICER of 12.1±3.4 thousand Euro per biopsy avoided, whereas the application of the FDG-PET/CT did not reduce the number of biopsies and was more expensive. Whether the FES-PET/CT strategy has additional benefits for patients in terms of therapy management has to be evaluated in clinical studies.

Keywords: 

breast neoplasm; neoplasm metastasis; diagnostic imaging; fluorine radioisotopes; fluorodeoxyglucose 18F; costs; cost analysis