quinta-feira, 2 de julho de 2015

SBMN participa de audiência com Ministério da Saúde em 1º de julho


Será realizada nesta quarta-feira, dia 1º de julho, em Brasília (DF), uma audiência no Ministério da Saúde solicitada pela Sociedade Brasileira de Medicina Nuclear (SBMN) para discutir a perspectiva de revisão dos valores de remuneração dos Procedimentos de Medicina Nuclear da Tabela Unificada de Procedimentos do Sistema Único de Saúde (SUS).
Participarão da reunião pela SBMN, o presidente, Claudio Tinoco Mesquita; o vice-presidente, Juliano Cerci; o diretor da regional de Brasília da Sociedade, Gustavo do Vale Gomes; e a consultora econômica, Beatriz Leme. Também participam da audiência a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), representada pelo diretor de Pesquisa e Desenvolvimento, Isaac Obadia; e o Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN), representado pelo gerente do Centro de Radiofármacia, Jair Mengatti.
Juntas, SBMN, CNEN e IPEN, serão recebidas pelo secretário da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos (SCTIE), Jarbas Barbosa, e pela secretária de Atenção à Saúde (SAS), Lumena Furtado. .
A SBMN tem a expectativa de buscar uma solução junto às esferas governamentais, visto que os procedimentos de medicina nuclear via saúde pública não sofrem reajustes via Tabela SUS desde o ano de 2009. Em contrapartida, está previsto para julho mais um aumento de 22% do valor cobrado pelos insumos radioativos - matéria-prima essencial à realização dos exames médicos diagnósticos - produzidos pelo IPENtotalizando este ano um reajuste  de 40,7% no Gerador de Tecnécio. A Sociedade entende que este aumento unilateral impacta profundamente na saúde brasileira, pois há risco real da inviabilização do funcionamento de diversos serviços de medicina nuclear, públicos e privados, responsáveis por atender pacientes para o SUS.


Nenhum comentário:

Postar um comentário