quarta-feira, 21 de maio de 2014

Aparelho de medicina nuclear que é alugado para hospitais é roubado

Equipamento é usado para detectar local exato de tumor antes de cirurgia.
Ele foi levado após carro de funcionária ser arrombado; polícia apura caso.


Aparelho é alugado para cirurgias nos principais
hospitais (Foto: Divulgação/Clínica)

Um aparelho de medicina nuclear usado para a localização exata do local dos tumores em cirurgias de pacientes com câncer foi roubado em Salvador. O crime aconteceu no bairro de Armação, na sexta-feira (17), quando o carro da funcionária de uma clínica foi arrombado. A Polícia Civil investiga o caso.
Chamado "Gama Prober", o equipamento é alugado para os principais hospitais da cidade e usado em pelo menos 70% das cirurgias, de acordo com informações de Leda Loureiro, administradora da clínica que é proprietária do aparelho.
Em média, são 15 cirurgias agendados por dia. Nesta segunda-feira, segundo ela, estavam previstas nove procedimentos em dois hospitais particulares da cidade. A empresa prefere que o valor do equipamento não seja divulgado.
Leda Loureiro afirma que o caso foi registrado na 9ª delegacia. O G1 não consegue contato com a unidade policial.
"Ele faz parte da medicina nuclear. Hoje, em qualquer cirurgia, é preciso passar pela medicina nuclear para injetar material radioativo, que fica concentrado no tumor. O aparelho ,então, indica o local exato em que ele está para o médico fazer o procedimento", afirma. 
De acordo com Leda Loureiro, além do aparelho da clínica, somente outros três unidades possuem equipamento próprio, como o Hospital São Rafael e o Hospital Aristides Maltez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário