domingo, 12 de março de 2017

Produção de Radiofármacos é retomada pelo IPEN


Funcionários do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN) retomaram a produção de radiofármacos na manhã de 10 de março, após realizarem assembleia. A greve, que havia sido iniciada em 8 e março, ocorreu em reivindicação à manutenção do pagamento do adicional da radiação ionizante, conforme acordado no ano de 2016 junto à CNEN. Os trabalhadores do IPEN devem se reunir novamente na terça-feira, dia 14, para analisar a situação.
Embora a produção dos geradores tenha sido mantida, a Sociedade Brasileira de Medicina Nuclear – representada por seu presidente, Juliano Cerci, e os diretores Marília Marone e Celso Darío Ramos, levou o assunto à reunião interministerial que ocorreu em Brasília ontem, 9/03.
Agendado desde fevereiro, o encontro ocorreu para dar continuidade aos diálogos que vem sendo estabelecidos pela SBMN junto aos representantes do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG), Ministério da Saúde (MS), Ministério de Ciência, Tecnologia, Informação e Comunicação (MCTIC); Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República.
O objetivo da Sociedade é encontrar uma solução definitiva para resolver o desequilíbrio entre o investimento necessário para realizar os procedimentos da medicina nuclear no Brasil e o valor atualmente praticado pela Tabela SUS para ressarcimento dos mesmos, o qual não é atualizado desde 2009.


terça-feira, 7 de março de 2017

XII Simpósio Edwaldo Camargo – PET/CT e SPECT/CT em Oncologia


Estão abertas as inscrições para o XII Simpósio Edwaldo Camargo – PET/CT e SPECT/CT em Oncologia.
O encontro, que acontecerá nos dias 2 e 3 de maio, será realizado na cidade de Campinas, interior de São Paulo, no Vitória Hotel Concept. Confira mais informações e inscreva-se! http://bit.ly/2nbqApW


Organizada pelo grupo MND, com apoio da SBMN e Unicamp - Universidade Estadual de Campinas, a atividade integra o calendário de simpósios anuais “PET/CT e SPECT/CT em Oncologia”, realizados pela instituição, que tradicionalmente aborda aspectos relevantes da Medicina Nuclear em Oncologia, por meio de discussão de casos e sessões interativas.

I Curso de Física para Operadores de Equipamentos de Medicina Nuclear

quarta-feira, 1 de março de 2017

Medicina nuclear é tema de reunião entre Ministérios

Solicitado pela SBMN, encontro teve como objetivo expor questão do reajuste da Tabela SUS


A Sociedade Brasileira de Medicina Nuclear (SBMN), representada pelo presidente, Juliano Cerci, e pelos diretores, Marília Marone, Celso Darío Ramos e  Gustavo Gomes, reuniu-se nesta terça-feira, dia 21 de fevereiro, com representantes de diferentes ministérios, em Brasília (DF): Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG), Ministério da Saúde (MS), Ministério de Ciência, Tecnologia, Informação e Comunicação (MCTIC); Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República. Houve ainda a presença da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN).
Solicitado pela Sociedade, o encontro teve como objetivo expor a situação da medicina nuclear frente à questão do desequilíbrio entre o investimento necessário para realizar os procedimentos da medicina nuclear no Brasil e o valor atualmente praticado pela Tabela SUS para ressarcimento dos mesmos, o qual não é atualizado desde 2009.
Houve um importante retorno às ações que vem sendo desenvolvidas pela SBMN, sobretudo nos últimos anos. Os dados que foram encaminhados pela entidade em 2016 em proposição para recomposição da Tabela estão em análise.
A expectativa é que em breve ocorra uma nova reunião em breve com a Secretaria de Atenção à Saúde (SAS-MS) para definições do reajuste da tabela.