quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

SBMN se reúne com o novo superintendente do Ipen

São Paulo 

No dia 19 de dezembro de 2012, em São Paulo, o presidente da SBMN, Dr. Celso Darío Ramos, se reuniu com o engenheiro de materiais José Carlos Bressiani, servidor de carreira do instituto, que assumiu como superintendente do Ipen, a partir de 14 de dezembro. Bressiani assina mais de 370 trabalhos científicos publicados em revistas, capítulos de livros e anais e orientou 32 dissertações e teses. É bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq nível 1B e preside a Comissão de Pós-Graduação do Ipen/USP desde 2005. Ocupava o cargo de diretor de Pesquisa, Desenvolvimento e Ensino do Ipen desde 2004. A reuniã o foi acompanhada pelo Dr. Jair Mengatti, diretor do Centro de Radiofarmácia do IPEN e Coordenador do Departamento de Radiofarmácia da SBMN. “A reunião foi extremamente cordial e contribuiu para estreitar ainda mais os laços entre as entidades”, destaca o presidente da SBMN.
 

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Palestra encerra atividades de 2012

São Paulo


No dia 13 de dezembro de 2012, em São Paulo (SP), o presidente da SBMN, Dr. Celso Darío Ramos (foto), ministrou palestra sobre a situação atual da Medicina Nuclear e aproveitou a ocasião para homenagear postumamente o diretor da SBMN, Dr. Ricardo Brandão.

Boas festas e feliz 2013
Votos da SBMN 

A SBMN deseja a todos boas festas e um 2013 de paz, saúde, amor e sucesso!

sábado, 15 de dezembro de 2012

Governo de São Paulo anuncia cessão de terreno para construção do Reator Multipropósito Brasileiro

O novo empreendimento, instalado em uma área de dois milhões de metros quadrados, em Iperó, interior paulista, garantirá a segurança no fornecimento de importantes insumos para exames diagnósticos em medicina nuclear e para a terapia de diversas doenças, entre elas o câncer

Nesta sexta-feira (14/12), o Governador de São Paulo Geraldo Alckmin assinou declaração de utilidade pública de um terreno em Iperó, município do interior paulista, que vai abrigar o Reator Multipropósito Brasileiro (RMB). Um dos principais projetos da área nuclear, o RMB faz parte de meta estratégica do Ministério de Ciência Tecnologia e Inovação (MCTI) e está alinhado com as políticas estabelecidas no Programa Nuclear Brasileiro (PNB). Na cerimônia em que anunciou o ato, estiveram presentes os prefeitos de Sorocaba e de Iperó, entre outras autoridades. O recém-nomeado superintendente do Ipen , José Carlos Bressiani, e o coordenador técnico do empreendimento, José Augusto Perrotta, participaram do evento, que também teve a participação do ex-superintendente do instituto Nilson Dias Vieira Junior, que por mais de quatro anos ocupou o posto e trabalhou junto com a coordenação do RMB pelo desenvolvimento do projeto.

Com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), autarquia do MCTI, é responsável pela implementação do RMB. Além de produzir radioisótopos utilizados na fabricação dos radiofármacos, fundamentais para diagnóstico e terapia de diversas doenças, o novo reator será muito importante para o teste de materiais. Permitirá ainda realizar pesquisas nas várias áreas de aplicação da tecnologia nuclear, como agricultura, conservação de alimentos, ciência de materiais, energia e meio ambiente, entre outras.

Anderson Andrade
Maquete mostra como seriam as instalações do RMB em Aramar, no município de Iperó, interior paulista

A área cedida pelo governo do Estado, de 800 mil metros quadrados, se soma a 1,2 milhão de metros quadrados cedidos pela Marinha, totalizando os dois milhões de metros quadrados que o RMB irá ocupar. Desse total, 600 mil metros quadrados são formados por área preservada.

Alckmin enfatizou o desenvolvimento que o projeto irá trazer para a região, gerando riqueza e renda. “O projeto total está orçado em R$ 1 bilhão, e representa um grande avanço para a área de saúde no país”, declarou o governador.

Perrotta destacou a importância para o setor nuclear em geral e para medicina nuclear em particular. De acordo com ele, o empreendimento trará benefícios para a região, promovendo a geração de empregos. “É um projeto nacional que vai beneficiar o país como um todo e para a região é um passo muito importante”, afirmou.

O RMB dará novo impulso à medicina nuclear no país. Muitos dos radiofármacos e radioisótopos são importados para serem processados e distribuídos aos centros médicos. Com a construção do novo reator, novos produtos podem ser desenvolvidos, os atualmente importados passam a ser produzidos no país, gerando importante economia de divisas, segurança no fornecimento dos radiofármacos e melhor qualidade de vida a milhões de brasileiros. O radiofármacos são utilizados atualmente em mais de três milhões de procedimentos médicos por ano, em diversas áreas, como cardiologia, oncologia, neurologia, entre outras.

O local escolhido para a construção do RMB está localizado em Iperó, junto ao complexo tecnológico Aramar, da Marinha do Brasil. De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia de São Paulo Luiz Carlos Quadrelli, é muito importante para o Estado de São Paulo participar e ampliar a já consolidada atuação no desenvolvimento ciêntifico e tecnológico na área nuclear, que acontece por meio de pesquisas e fomento de projetos em parceria com institutos. “O Estado já abriga o Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares, Ipen, órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, que possui o reator de maior potência nacional, o primeiro a entrar em operação no país”, completa.

Ipen tem novo superintendente

Assume como novo superintendente do Ipen, a partir de 14 de dezembro, o engenheiro de materiais José Carlos Bressiani, servidor de carreira do instituto. Bressiani assina mais de 370 trabalhos científicos publicados em revistas, capítulos de livros e anais e orientou 32 dissertações e teses. É bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq nível 1B e preside a Comissão de Pós-Graduação do Ipen/USP desde 2005.

Bressiani ocupava o cargo de diretor de Pesquisa, Desenvolvimento e Ensino do Ipen desde 2004. Foi chefe da área de materiais de 1988 a 2004. Ingressou no instituto como estagiário em 1975, para um curso introdutório sobre energia nuclear, em período integral, com duração de dois meses, após concluir sua graduação pela UFSCar em 1974. Com o término do curso, o bom desempenho garantiu uma bolsa para pós-graduação.

Foi admitido como servidor em 1975 e iniciou os estudos de mestrado pela Escola Politécnica da USP, transferindo-se no ano seguinte para o recém-inaugurado programa de pós-graduação do Ipen em associação com a USP. Concluiu o mestrado em Tecnologia Nuclear no ano de 1980 com pesquisa relacionada a combustíveis nucleares do tipo placa.

Em agosto de 1980 ganhou bolsa do Pró-Nuclear para realizar seus estudos de doutorado na Alemanha, onde permaneceu de 1980 a 1984, tendo recebido o título de doutor pelo Instituto Max-Planck/Universidade de Stuttgart.

Bressiani atuou como coordenador de vários programas e comissões técnicas, foi membro do Conselho de Pós-Graduação da Universidade de São Paulo e presidiu a Associação Brasileira de Cerâmica, da qual é diretor de Administração. Coordenou ainda vários projetos de pesquisas financiados pela Finep, CNPq, PADCT, Capes e Fapesp, dentre eles três de cooperação internacional. Foi coordenador dos projetos de fabricação das barras de controle e segurança dos reatores IPEN/MB-01 e IEA-R1, ambos do Ipen.

É coordenador do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e de Bolsas de Iniciação Tecnológica da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) desde 2008. É também diretor do Centro Franco-Brasileiro de Documentação Técnica e Científica (CenDoTeC) desde maio de 2004.

O pesquisador é membro do Conselho de Administração das Indústrias Nucleares do Brasil (INB) desde 2010 e membro do Conselho Superior do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo de 2010 a 2012, reconduzido para um novo mandato de dois anos.

É fundador e editor adjunto da revista Materials Research (revista ibero-americana de materiais); membro da comissão editorial das revistas Cerâmica, Tile & Brick International e Interceran - International Ceramic Review.

Bressiani tem duas filhas e é casado com a física Ana Helena Bressiani, pesquisadora do Centro de Ciência e Tecnologia de Materiais do Ipen, que conheceu no ano de 1976 no instituto.

O processo de escolha do gestor foi aberto em agosto, com o estabelecimento de uma lista tríplice pelo Conselho Superior do instituto, que encaminha a lista para aprovação do presidente da CNEN e do reitor da USP. A lista é encaminhada ao governador do Estado de São Paulo, para nomeação, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado. O mandato tem duração de quatro anos, permitida uma recondução.

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

CONVITE PARA SÓCIOS DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE MEDICINA NUCLEAR


International Conference on Integrated Medical Imaging in Cardiovascular Diseases

Viena 

Até 28 de fevereiro de 2012, a Agência Internacional de Energia Atômica (IAEA) recebe candidaturas e abstract para a International Conference on Integrated Medical Imaging in Cardiovascular Diseases, que acontece entre 30 de setembro e 4 de outubro de 2013, em Viena, na Austria. Os interessados devem enviar as candidaturas para o e-mail inter@cnen.gov.br. Mais informações e formulários no site http://www-pub.iaea.org/iaeameetings/43045/International-Conference-on-Integrated-Medical-Imaging.
 

Clínicas Multi-Imagem PET e CDPI oferecem estágio

Rio de Janeiro 

Até 18 de janeiro de 2013 estão abertas as inscrições o estágio médico remunerado, realizado pelas clínicas Multi-Imagem PET e CDPI, dirigido para especializados/residentes de Medicina Nuclear em final de formação (R3), em PET-CT para 2013, com início em fevereiro de 2013 e com duração de um ano. O processo seletivo ocorrerá em 19 de janeiro de 2013, no auditório do Centro Médico Barrashopping, no Rio de Janeiro (RJ). As inscrições devem ser realizadas com a Penha, e-mail mipet@mipet.com.br, ou no telefone (21) 2432-9155, ramais 3535 e 3536.
 

Curso de Especialização em São Paulo

São Paulo

Até 4 de dezembro estão abertas as inscrições para o Curso de Especialização em Diagnóstico por Imagem - Modalidade PET/CT do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo (SP). O curso é credenciado pelo MEC, tem duração de 1 ano e começa em 4 de fevereiro de 2012. Inscrições no site  www.einstein.br/ensino. Mais informações pelo telefone (11) 2151-1001 ou pelo e-mail pos@einstein.br.

Pós-graduação em Radiofarmácia do Hospital Albert Einstein

São Paulo

Até 4 de dezembro estão abertas as inscrição para a Pós-graduação em Radiofarmácia do Instituto de Ensino e Pesquisa Albert Einstein, realizado pelo segundo ano consecutivo. Dirigido a farmacêuticos, biomédicos, biólogos, químicos e físicos, foi criado com o intuito de formar especialistas em radiofarmácia, já que o mercado conta com número reduzido deste profissional. Mais informações podem ser obtidas no site http://www.einstein.br/Ensino/pos-graduacao-e-mba/Paginas/pos-graduacao-em-radiofarmacia.aspx.

Especialização Médica em Brasília

Brasília

Até 10 de dezembro de 2012 estão abertas as inscrições para a esepcialização médica em Medicina Nuclear, realizada pelo Centro de Medicina Nuclear de Brasília. Reconhecida pela SBMN e pelo Colégio Brasileiro de Radiologia, terá duração de 3 anos e qualificará o médico para atuar em uma área em franca expansão. Informações e inscrições no site www.nucleosonline.com.br.

Curso de Especialização em Minas Gerais

Minas Gerais 

Até 21 de dezembro de 2012 está aberta a inscrição para o Curso de Especialização em Medicina Nuclear, realizado em Minas Gerais, reconhecido pela SBMN e pelo Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem. Promovido pela Nuclear Medcenter, Nucleminas Medicina Nuclear, Hospital Socor, Hospital Luxemburgo, Hospital Monte Sinai. Inscrições e informações com Rogerlan, entre 11 e 17 horas, pelos telefones (31) 2128-3518 e 3335-4712.
 

Especialização em Brasília

Brasília 

Em novembro e dezembro de 2012 está aberto o processo seletivo da Especialização em Medicina Nuclear Imagens Médicas de Brasília de 2013, realizado pela diretoria do IMEB – Imagens Médicas de Brasília. Informações no site www.imeb.com.br.
 

Curso da IAEA no Peru

Peru 

Até 27 de dezembro estão abertas as inscrições para o Curso Regional em Cardiologia Nuclear: “Tecnología y técnicas para tecnólogos en Medicina nuclear”, que acontece entre 11 e 15 de março de 2013, em Arequipa, no Peru, realizado pela Agência Internacional de Energia Atômica. Informações e inscrições são obtidas no site http://intouch.iaea.org, usando a C7-RLA6070-003.
 

Curso de Especialização em Campinas

Campinas 

Até 15 de janeiro de 2013 estão abertas as inscrições para o Curso de Especialização em Medicina Nuclear, promovido pela Dimen e credenciado pelo Colégio Brasileiro de Radiologia. Este curso caracteriza-se como modalidade de especialização, com ênfase no treinamento supervisionado em serviço, em regime de tempo integral. Mais informações no site www.dimen.com.br.
 

INCA promove Curso de Aperfeiçoamento: PET/CT em Oncologia

Rio de Janeiro 

Entre 2 e 20 de janeiro de 2013 estarão abertas as inscrições para o Curso de Aperfeiçoamento: PET/CT em Oncologia, promovido pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA), no Rio de Janeiro (RJ). Trata-se de um curso nos moldes fellow com duração de um ano. Inscrições pelo site www.inca.gov.br. Mais Informações com Área de Ensino Médico/ CEDC, Rua Marquês de Pombal, 125, 3º andar, 20230-240, Centro, Rio de Janeiro (RJ), tel. (21) 3207-6055, fax. (21) 3207-6038 e e-mail ensimed@inca.gov.br.