terça-feira, 22 de maio de 2012

HC da USP ganha centro de excelência em medicina nuclear

Unidade será uma das mais modernas em pesquisa por imagem molecular do país; pesquisas trarão contribuições para áreas de oncologia, cardiologia e neuropsiquiatria

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP entregou nesta segunda-feira, 21, novas instalações do Serviço de Medicina Nuclear do Instituto de Radiologia (InRad-HCFMUSP). O investimento, do governo do Estado, foi de R$ 6,5 milhões. 

De acordo com a Secretaria da Saúde, foram feitas obras de reforma nas áreas assistenciais, administrativas e de ensino e pesquisa. Os novos espaços permitirão atendimento com conforto e agilidade para pacientes, médicos e funcionários.

No segundo pavimento, informa a Secretaria, foi criado um dos mais modernos centros de pesquisa em imagem molecular do Brasil, composto por oito laboratórios e um biotério para armazenamento de pequenos animais.

Esta área está equipada com um novo e moderno equipamento MICRO-PET-SPECT-CT multiusuário (Projeto FINEP), para pesquisas pré-clínicas. Este equipamento, junto com os laboratórios de apoio, somados ao Cíclotron (instalado no subsolo) e ao PET-CT (instalado no térreo), com as respectivas áreas de suporte, transformam o Serviço de Medicina Nuclear do InRad - HCFMUSP num centro de excelência em Medicina Nuclear e imagem molecular, nivelado aos maiores centros internacionais, de acordo com a Secretaria da Saúde do Estado.

Com este novo Centro de Pesquisa, será possível, por exemplo, acompanhar os tumores em animais de laboratórios e efeitos de tratamentos experimentais em nível molecular, avaliando assim o potencial terapêutico de novas drogas em tempo real. Secretaria dis que o novo centro permitirá trazer contribuições não apenas nas áreas de oncologia, como também em outras especialidades como a cardiologia e neuropsiquiatria.

"Este novo espaço representa um importante avanço na área de pesquisa, além da garantia de melhor atendimento aos pacientes, graças à reforma nas áreas assistenciais. As pesquisas em áreas como oncologia e cardiologia são fundamentais para a saúde da população", afirma Giovanni Guido Cerri, secretário de Estado da Saúde.

Unidade, no Instituto de Radiologia do HC, será uma das mais modernas em pesquisa por imagem
molecular do país; pesquisas trarão contribuições para áreas de oncologia, cardiologia e neuropsiquiatria.

Considerações Clínicas e Terapêuticas em Tumores Neuroendócrinos - Papel da Radiopeptideoterapia - PARTE 1

Palestra "Considerações Clínicas e Terapêuticas em Tumores Neuroendócrinos - Papel da Radiopeptideoterapia", ministrada pelos médicos Lisiane Nectoux Hilário, médica assistente da Nuclimagem na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, e René Gansl, oncologista do CPO e do Hospital Albert Einstein.

Considerações Clínicas e Terapêuticas em Tumores Neuroendócrinos - Papel da Radiopeptideoterapia - PARTE 2

Considerações Clínicas e Terapêuticas em Tumores Neuroendócrinos - Papel da Radiopeptideoterapia - PARTE 3

Considerações Clínicas e Terapêuticas em Tumores Neuroendócrinos - Papel da Radiopeptideoterapia - PARTE 4

Considerações Clínicas e Terapêuticas em Tumores Neuroendócrinos - Papel da Radiopeptideoterapia - PARTE 5

PET/CT Avançado Hands On em Câncer de Pulmão

São Paulo 


Nos dias 19 e 20 de maio de 2012, em São Paulo (SP), a SBBMN promoveu a primeira edição do Curso PET/CT Avançado Hands On em Câncer de Pulmão.

Congresso Brasileiro de Radiologia

Brasília 

Entre 6 e 8 de setembro de 2012, em Brasília (DF), o CBR realiza o XLI Congresso Brasileiro de Radiologia. Informações e inscrições pelo telefone (11) 3372.4544, e-mail radiologia@sbr.org.br e site www.cbr.org.br

XXVI Congresso Brasileiro de Medicina Nuclear

Salvador (BA) 

Entre 11 e 14 de outubro de 2012, no Hotel Pestana, em Salvador (BA), a SBMN promove a vigésima sexta edição de seu congresso, realizado a cada dois anos nas mais diferentes cidades do país. Espera-se a participação de 500 profissionais da saúde de todo país, entre médicos nucleares e de outras especialidades, biomédicos, tecnólogos, biólogos, físicos, farmacêuticos, químicos e outros profissionais da saúde, que assistirão palestras, simpósios e mesas-redondas sobre pesquisas, avanços tecnológicos, radiofármacos, proteção radiológica, exame PET/CT, diagnóstico e tratamento de doenças através da Medicina Nuclear. Durante o Congresso, no dia 12 de outubro, às 17h30, será realizada Assembleia Geral Ordinária para discutir assuntos de interesse da Sociedade e da especialidade. Informações no site www.sbbmn.org.br/congresso

quarta-feira, 16 de maio de 2012

IEA-R1 se moderniza e prepara operação a 5 megaWatt

 Imerso em uma piscina de nove metros de profundidade contendo água desmineralizada, está o núcleo do reator IEA-R1. O efeito azulado é conhecido como efeito Cerenkov

O reator nuclear de pesquisas IEA-R1 operou durante o último mês de abril a 5 megaWatt, sua potência máxima de projeto. A instalação tem operado a 4,5 megaWatt, por 64 horas contínuas. Ampliar a potência significa aumentar o fluxo de nêutrons nas posições de irradiação de amostras, onde são produzidos os radioisótopos para medicina, agricultura, indústria e pesquisa. O uso mais conhecido dos radioisótopos ocorre na medicina, para produção dos radiofármacos, para diagnóstico e terapia nas áreas de oncologia, cardiologia, neurologia, entre outras.

Nos últimos anos, foram realizadas modernizações em equipamentos e infraestrutura e o reator vem, gradativamente, aumentando a sua potência. Em 2011, o reator operou a 4 megaWatt no primeiro semestre e a 4,5 megaWatt no segundo semestre, durante 64 horas contínuas. A previsão é de que até o final do ano o reator passe a operar à potência máxima de 5 megaWatt.

De acordo com o chefe de operação do IEA-R1, Walter Ricci, as melhorias permitiram continuar atendendo todos os critérios de segurança que uma instalação desse porte exige, garantindo deste modo a satisfação de seus clientes e colaboradores. Ele destaca ainda que além de permitir aumento na produção de radioisótopos, abre-se a possibilidade de que novos projetos sejam retomados ou propostos.

A operação no mês de abril permitiu que aspectos de segurança, produção e pesquisa fossem reavaliados. O IEA-R1 completa, em setembro, 55 anos de operação contínua, com prestação de serviços à sociedade e à comunidade científica, apoiando pesquisas de alta relevância para o país e garantindo a produção de matéria-prima que ajuda a diagnosticar e tratar doenças, além de melhorar a qualidade de vida de milhões de brasileiros.

Link original: http://www.ipen.br/sitio/?idc=11446

terça-feira, 15 de maio de 2012

Tumores Neuroendócrinos

São Paulo        


No dia 14 de maio de 2012, em São Paulo (SP), a SBMN promoveu a palestra "Considerações Clínicas e Terapêuticas em Tumores Neuroendócrinos - Papel da Radiopeptideoterapia". Os palestrantes foram os médicos Lisiane Nectoux Hilário, médica assistente da Nuclimagem na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, e René Gansl, oncologista do CPO e do Hospital Albert Einstein. Foto: Dr. George Coura Filho, coordenador científico do encontro, Dra. Irene Endo, coordenadora científica da SBMN, Dra. Lisiane e Dr. René.        

Curso PET/CT Avançado Hands On em Câncer de Pulmão

São Paulo

Nos dias 19 e 20 de maio de 2012, no Hotel Grand Plaza (Rua Leôncio de Carvalho, 201), em São Paulo (SP), a SBBMN promove o Curso PET/CT Avançado Hands On em Câncer de Pulmão. Este curso é uma variação do curso intensivo, porém focado em um único tema, com menor carga horária e com custo mais acessível. As vagas são limitadas e, para se inscrever, os interessados devem entrar em contado com a SBMN pelo e-mail sbmn@sbmn.org.br.

Conferência PET nas múltiplas visões

Belo Horizonte (MG)

Nos dias 25 e 26 de maio de 2012, no auditório Professor Francisco de Assis Magalhães Gomes (Rua Antonio Carlos, 6.627, CDTN, prédio 41), no campus da UFMG, Pampulha, Belo Horizonte, Minas Gerais, o Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear promove a Conferência PET nas múltiplas visões. Informações e inscrições no site http://www.cdtn.br/conferenciapet.

Congresso Brasileiro de Radiologia

Brasília

Entre 6 e 8 de setembro de 2012, em Brasília (DF), o CBR realiza o XLI Congresso Brasileiro de Radiologia. Informações e inscrições pelo telefone (11) 3372.4544, e-mail radiologia@sbr.org.br e site www.cbr.org.br.

XXVI Congresso Brasileiro de Medicina Nuclear

Salvador (BA)

Entre 11 e 14 de outubro de 2012, no Hotel Pestana, em Salvador (BA), a SBMN promove a vigésima sexta edição de seu congresso, realizado a cada dois anos nas mais diferentes cidades do país. Espera-se a participação de 500 profissionais da saúde de todo país, entre médicos nucleares e de outras especialidades, biomédicos, tecnólogos, biólogos, físicos, farmacêuticos, químicos e outros profissionais da saúde, que assistirão palestras, simpósios e mesas-redondas sobre pesquisas, avanços tecnológicos, radiofármacos, proteção radiológica, exame PET/CT, diagnóstico e tratamento de doenças através da Medicina Nuclear. Durante o Congresso, no dia 12 de outubro, às 17h30, será realizada Assembleia Geral Ordinária para discutir assuntos de interesse da Sociedade e da especialidade. Informações no site www.sbbmn.org.br/congresso.

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Livro e homenagem

Assembléia

No dia 4 de maio de 2012, durante a JPR, em São Paulo, a SBMN promoveu uma assembleia que começou com a homenagem a aqueles que viabilizaram o livro em comemoração aos 50 anos da Sociedade: Dra. Anneliese R. G. Fischer Thom, Dra. Marília Silveira Martins Marone, Dra. Constância Pagano Gonçalves da Silva e Dr. José Carlos Barbério. Também foram homenageados Verônica Eston e José Augusto Vilela Pedras, pioneiros da especialidade no país, médicos fundamentais para o crescimento da Medicina Nuclear e para a construção deste livro. O Dr. Celso Darío Ramos, presidente da SBMN, aproveitou a oportunidade para agradecer a todos que ajudaram a viabilizar este projeto, como médicos, empresas patrocinadoras e equipe de apoio. Na foto: representando o Dr. Vilela Pedras, seus netos e também médicos nucleares, Felipe e Marcos, ao lado da Dra Verônica.

Novas normas da CNEN

Assembléia        

Durante a assembleia foram discutidas as novas normas da CNEN, que estão em consulta pública, sob o título Requisitos de Segurança e Proteção Radiológica para Serviços de Medicina Nuclear. Inicialmente, o Dr. Ricardo Gutierres, da CNEN, falou da preocupação em melhorar cada vez mais as condições de trabalho dos serviços de Medicina Nuclear. Após uma ampla discussão entre os médicos nucleares, concluiu-se que é fundamental a participação de todos nessa consulta e que os interessados podem enviar suas opiniões à SBMN também. Para participar da consulta, aberta até 16 de junho de 2012, acesse o endereço http://www.cnen.gov.br/seguranca/normas/consulta-publica.asp.

Congresso e sugestão de palestra

Assembléia        

Também na assembleia, o Dr. Allan Santos, coordenador científico do XXVI Congresso Brasileiro de Medicina Nuclear, destacou as novidades da programação científica, falou dos palestrantes estrangeiros e convidou todos a visitarem o site www.sbbmn.org.br/congresso para obter mais informações. Lembrou que, até 13 de maio de 2012, os sócios da SBMN podem enviar sugestões de palestrantes e temas para o congresso, realizado em Salvador (BA), entre 11 e 14 de outubro de 2012. A sugestão deve ser enviada para o e-mail cientifico@sbmn.org.br. Em seguida, a presidente do congresso, Dra Virgilina Fahel reforçou o convite a todos para participarem do congresso que reunirá momentos de atualização científica com confraternização.

Claudio Tinoco na IAEA

IAEA        

O Dr. Claudio Tinoco, diretor da SBMN, participou de reunião na Agência Internacional de Energia Atômica (IAEA) para discutir aspectos da Medicina Nuclear de interesse dos países da América Latina. Concluiu-se que a atuação da especialidade no diagnóstico e tratamento da Insuficiência Cardíaca é um dos aspectos importantes do momento para médicos e pacientes. Para tanto, foi criado um grupo e serão desenvolvidos protocolos e atividades científicas voltadas ao tema. Os interessados em mais informações podem procurar o médico através do e-mail sbmn@sbmn.org.br.       

Outros assuntos da assembleia

Assembléia        

Ficou definido na assembleia, a mudança de estatuto da SBMN, de forma a simplificar e, portanto, facilitar o processo de filiação à SBMN. Desse modo, em futuro próximo, a filiação poderá ser feita on-line através do site da Sociedade. Também foi reforçado que está aberto o prazo para as candidaturas de cidades para receber o congresso de 2014. Finalmente, discutiu-se a importância de se criar novos centros formadores de médicos nucleares no país e o Dr. Allan Santos, diretor científico da SBMN, se colocou à disposição para ajudar os interessados a criarem esses novos centros.

Palestra sobre Tumores Neuroendócrinos

São Paulo        

No dia 14 de maio de 2012, às horas, no Hotel Golden Tulip Paulista Plaza (Alameda Santos, 85), em São Paulo (SP), a SBMN promove a palestra "Considerações Clínicas e Terapêuticas em Tumores Neuroendócrinos - Papel da Radiopeptideoterapia". Os palestrantes são os médicos Lisiane Nectoux Hilário, médica assistente da Nuclimagem na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, e René Gansl, oncologista do CPO e do Hospital Albert Einstein. Vagas limitadas e inscrições gratuitas. Informações e inscrições no site www.sbbmn.org.br.

Curso PET/CT Avançado Hands On em Câncer de Pulmão

São Paulo        

Nos dias 19 e 20 de maio de 2012, no Hotel Grand Plaza (Rua Leôncio de Carvalho, 201), em São Paulo (SP), a SBBMN promove o Curso PET/CT Avançado Hands On em Câncer de Pulmão. Este curso é uma variação do curso intensivo, porém focado em um único tema, com menor carga horária e com custo mais acessível. As vagas são limitadas e, para se inscrever, os interessados devem entrar em contado com a SBMN pelo e-mail sbmn@sbmn.org.br.

Congresso Brasileiro de Radiologia

Brasília        
Entre 6 e 8 de setembro de 2012, em Brasília (DF), o CBR realiza o XLI Congresso Brasileiro de Radiologia. Informações e inscrições pelo telefone (11) 3372.4544, e-mail radiologia@sbr.org.br e site www.cbr.org.br.

Link original: http://www.sbbmn.org.br/v3/sbbmn.php?modulo=noticias&id_not=762