sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Presidente da SBMN compartilha as novidades preliminares da IMIC 2016


De 10 a 14 de outubro acontece a International Conference on Integrated Medical Imaging in Cardiovascular Diseases (IMIC 2016), em Viena, Áustria, um encontro organizado pela Agência Internacional de Energia Nuclear (IAEA – na sigla em inglês).
O presidente da SBMN, Claudio Tinoco Mesquita, que está na Conferência, compartilhou algumas das novidades com a comunidade que seguem abaixo:
1. Acaba de ser publicado online a nova versão da IAEA do guia de cardiologia nuclear para SPECT de perfusão miocárdica.
2. A Organização das Nações Unidas (ONU) e Organização Mundial da Saúde (OMS) acabam de lançar uma nova iniciativa para combater as doenças cardiovasculares denominada “Global Hearts”. Dados apontam que os países em desenvolvimento respondem por mais de 3/4 das mortes cardiovasculares prematuras que ocorrem no mundo. Uma das mais importantes medidas para reduzir a mortalidade cardiovascular nos países em desenvolvimento é que deve ser ampliado o acesso à tecnologia medica sendo a medicina nuclear uma das técnicas mais importantes.
3. Há uma necessidade cada vez mais premente de se aumentar a educação médica para que os especialistas solicitem os exames em indicações que levem a benefício dos pacientes segundo indicadores medidos por parâmetros como melhora da sobrevida ou redução das internações. Para isso é necessária uma busca por mais guidelines baseados em evidências, bem como aperfeiçoamento de técnicas computadorizadas de suporte aos médicos para melhorar o manejo clínico dos pacientes.
4. A Agência Internacional de Energia Nuclear (IAEA – na sigla em inglês) segue esta tendência e lançou um aplicativo para melhorar a solicitação de exames pelos médicos assistentes, chamada NUCARD.
5. O futuro da imagem cardiovascular – foi retratado no estudo “The Future of Cardiac Imaging: Report of a Think Tank Convened by the American College of Cardiology” . Vale a pena a leitura e aprofundamento.
6. Em termos de estudo, também foi muito valorizado este artigo que acaba de ser publicado e discute o futuro da imagem cardiovascular “Cardiac Imaging in a Value-Based HCS”. Verificou-se a importância de estabelecer os padrões de qualidade dos exames e medir o impacto deles na prática clínica, em especial, na redução de desfechos
É possível acompanhar o encontro em livestream, bem como ter acesso a outras informações no site do evento. Clique aqui Confira imagens do encontro no álbum publicado no facebook da SBMN!


Nenhum comentário:

Postar um comentário