terça-feira, 29 de novembro de 2016

Brasil recebe diretor da Agência Internacional de Energia Nuclear


O presidente da SBMN, Cláudio Tinoco Mesquita, acompanhou na tarde de sexta-feira, dia 25/11, a cerimônia de entrega do Prêmio Otacílio Cunha à Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA). Criada pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), a honraria – mesma concedida neste ano à SBMN -, é atribuída às instituições e/ou pessoas em reconhecimento pelas contribuições no crescimento e difusão do uso da energia nuclear em benefício da população.
A AIEA foi representada pelo seu diretor geral, Yukiya Amanno, que recebeu das mãos do presidente da CNEN, Renato Cotta o Prêmio.
Amanno, que desde a quarta-feira, dia 23, está no Brasil, falou sobre a importância do Projeto Reator Multipropósito Brasileiro (RMB) para medicina nuclear e os milhares de brasileiros que têm doenças como o câncer. O diretor também esclareceu sobre a contribuição da energia nuclear no combate ao zika vírus no Brasil.
Assista a trechos de sua mensagem captados sobre: RMB e Zika vírus


Amanno recebe de Renato Cotta (esquerda), presidente da CNEN, o prêmio Otacílio Cunha.Ao final, Amanno agradeceu pelo apoio à IAEA em favor da medicina nuclear brasileira. Em um diálogo com Tinoco, ele reforçou a importância de manter ativa as ações que vem sendo empreendidas para que o RMB se torne uma realidade no Brasil.
Além de receber a honraria, Amanno veio ao País conhecer os avanços do país em matéria de medicina nuclear e explorar possibilidades na luta contra a zika. 
Segundo reportagem emitida pela Agência EFE, Amanno já visitou o Centro Experimental de Aramar, no município de Iperó (SP), onde se interessou pelo projeto do Reator Multipropósito Brasileiro, o que permitirá ao país conseguir a autonomia na produção de radioisótopos, usados para diagnóstico e tratamento de algumas doenças.



Nenhum comentário:

Postar um comentário