sexta-feira, 26 de maio de 2017

Física: com 23 profissionais presentes, 1º curso para operadores aborda a rotina dos serviços de MN

Entre os participantes estiveram biomédicos, residentes de medicina nuclear, tecnólogos e físicos


Atenta às necessidades da comunidade científica, a Sociedade Brasileira de Medicina Nuclear (SBMN) realizou nos dias 20 e 21 de maio, o 1º Curso de Física para operadores de equipamentos, em São Paulo. Com atividades teórico-práticas desenvolvidas por professores com vasta experiência na área, a grade abordou os principais tópicos, de física e instrumentação, identificação de artefatos e processamento de imagens, enfatizando a atuação do operador na solução de problemas operacionais mais frequentes na rotina da Medicina Nuclear.
Sob o comando da coordenadora do Departamento de Biomédicos e Tecnólogos da SBMN, a biomédica Solange Amorim Nogueira, e Cristiano Duarte, físico médico, especialista em Medicina Nuclear e imagem molecular, a atividade foi dividida em 3 módulos: Introdução, Conceitos de Medicina Nuclear em SPECT e SPECT/CT, Conceitos da Medicina Nuclear em PET-CT. “Da definição das atividades à abertura para um debate ao final do curso, buscamos abranger a aplicabilidade de toda a rotina médico-nuclear”, explica a biomédica.
Ao final do encontro, uma mesa de debate com participantes e palestrantes trouxe à tona questões da rotina de medicina nuclear, como a presença de artefatos em ambiente de tratamento e diagnósticos, aferição de doses, além de dúvidas práticas do dia a dia. “Tivemos uma grade científica bastante detalhada e intensa, a fim de privilegiar a convergência de conhecimentos das mais diversas áreas, desde físicos até residentes”, afirma Cristiano ao ressaltar a satisfação em receber feedbacks positivos dos profissionais de Física, assim como os de biomedicina participantes do evento.
Devido ao sucesso da primeira edição, a SBMN planeja novos encontros. Acompanhe pelo nosso site as novidades. Acesse: http://sbmn.org.br/agenda-sbmn/

Link original: http://sbmn.org.br/noticia/fisica-com-23-profissionais-presentes-1o-curso-para-operadores-aborda-a-rotina-dos-servicos-de-mn/

Nenhum comentário:

Postar um comentário