sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Distribuição de radiofármacos pelo Ipen – atualizado em 15/10

O Ipen distribui, entre 11 a 18 de outubro, 275 geradores de tecnécio-99m para clínicas e hospitais no país. Cerca de 86% dos geradores de tecnécio-99m foram processados no instituto com molibdênio-99 importado da Argentina e da África do Sul. A importação da matéria-prima vinda da Argentina iniciou-se em junho de 2009 e, da África do Sul, a partir de novembro.

O instituto produziu 237 geradores de tecnécio-99m com o molibdênio importado da Argentina. Os geradores produzidos possuem atividades de 250 a 2.000 mCi. A distribuição dos geradores acontecerá em 16 de outubro, com calibração para o dia 18 de outubro.

De Israel foram importados 38 geradores de tecnécio já adequados para pronta utilização com atividades de 1.500 e 2.000 mCi. A distribuição será até 17 de outubro.

A divulgação semanal da distribuição do radiofármacos é realizada pelo instituto como mecanismo para orienta e esclarecer os médicos nucleares e seus pacientes. O tecnécio-99m é utilizado em 80% dos exames de diagnóstico médico realizados com materiais radioativos.

A crise internacional no fornecimento do molibdênio intensificou-se com a interrupção na operação do principal reator nuclear produtor de molibdênio, o NRU, em maio de 2009, localizado no Canadá.

O tálio-201, empregado para análises cardíacas e recebido de fornecedor internacional, tem previsão de distribuição em 18 de outubro, segunda-feira. O tálio-201 é utilizado em substituição ao tecnécio-99m para exames do miocárdio.

O molibidênio-99 passou a se tornar escasso no mercado mundial após a parada na operação do reator canadense NRU, em maio de 2009, um de seus maiores produtores. Para amenizar a crise no mercado nacional, o Ipen passou a importá-lo da Argentina e África do Sul e a adquirir geradores de tecnécio de Israel, já prontos para uso.

A Gerência Comercial está à disposição dos clientes para esclarecimentos adicionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário