terça-feira, 5 de outubro de 2010

Manutenção no reator da África do Sul reduz distribuição de radiofármacos no Brasil

Manutenção no reator da África do Sul reduz substancialmente a distribuição de Geradores de Tecnécio-99 no Brasil

Atualmente a África do Sul (NTP) é responsável pelo fornecimento de mais de 50% do molibdênio-99 utilizado pelo Ipen para fabricação de geradores de tecnécio-99m. Entretanto, existe uma parada do reator nuclear Topázio da África do Sul, programada para manutenção, durante o período de 11 a 15 de outubro de 2010, período em que o fornecimento de Molibdênio-99 para o IPEN estará suspenso.

Apesar dos esforços realizados para o aumento da oferta do molibdênio, as quantidades oferecidas nesse período serão bem inferiores às oferecidas nas semanas anteriores. O Ipen contará apenas com o fornecimento do molibdênio-99 recebido da Argentina e com os geradores de tecnécio-99m provenientes de Israel. Portanto, durante a semana 11 a 15 de Outubro a distribuição de Geradores de Tecnécio-99m à classe médica deverá ser reduzida proporcionalmente.

Na tentativa de minimizar a falta do material, o Ipen solicitou à MDS Nordion aumento no fornecimento de Tálio-201, utilizado em substituição ao tecnécio-99m para exames de análise da função cardíaca. Assim, os clientes que desejarem poderão fazer pedidos adicionais de tálio-201.

Pela programação apresentada, o reator da África do Sul voltará a operar novamente na semana do 18 a 22 de outubro quando, espera-se, será normalizada a produção dos geradores de tecnécio-99m.

A Gerência Comercial está à disposição dos clientes para esclarecimentos adicionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário