sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Distribuição de radiofármacos - atualizado em 10/12

O Ipen distribui, nos dias 11 e 12 de dezembro, 234 geradores de tecnécio, fabricados a partir de molibdênio importado da Argentina. Outros dez geradores prontos importados de Israel, com atividade de 2.000 miliCurie, já foram distribuídos no último dia 7 de dezembro. No dia 8, foram enviados às clínicas e hospitais 94 geradores, com atividade entre 500 e 2.000 miliCurie, fabricados a partir de matéria-prima recebida da África do Sul. O tálio-201, empregado em análises cardíacas, tem distribuição prevista no dia 13, segunda-feira.

Semanalmente o instituto divulga seu calendário de distribuição, como forma de melhor orientar médicos e pacientes e otimizar a marcação dos procedimentos que dependem do radiofármaco. O tecnécio-99m é empregado em 80% dos exames de diagnóstico que utilizam materiais radioativos e passa por uma crise internacional de fornecimento devido à diminuição do fornecimento do molibdênio, matéria-prima a partir da qual é fabricado o gerador de tecnécio.

Os geradores que serão distribuídos entre sábado e domingo estão calibrados para uso no dia 13. A calibração significa o melhor dia para uso do produto. A cada meia-vida a atividade do material radioativo decai pela metade.

Para exames do miocárdio, o tálio-201 é um possível substituto do tecnécio-99m. Esta semana o tálio será enviado aos centros médicos no dia 6 de dezembro.

A Gerência Comercial está à disposição para outros esclarecimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário