terça-feira, 3 de maio de 2011

Comemoração dos 50 anos

SBBMN


Em emocionante cerimônia, no dia 30 de abril de 2011, durante a JPR, comemorando os 50 anos de existência da SBBMN, foi homenageada a professora Dra. Verônica Rapp de Eston, esposa e íntima colaboradora científica do professor Dr. Tede Eston de Eston (in memorian), fundador da Sociedade.

O casal foi responsável pela introdução da tecnologia de radioisótopos no Brasil, que se tornou o primeiro país da América do Sul a iniciar-se na ciência que viria a ser a Medicina Nuclear. Em 1949, com o auxílio da Fundação Rockefeller, os Eston criaram o Laboratório de Isótopos da Cátedra de Química Fisiológica da USP, em salas cedidas por seu catedrático professor Jayme Cavalcanti. Ali ministraram os primeiros cursos de Metodologia de Radioisótopos e, durante 8 anos, geriram em nível nacional as atividades ligadas a radioisótopos. Quando o laboratório se tornou pequeno, foi por eles planejado um instituto dedicado principalmente ao ensino e treinamento da nova tecnologia. O Centro de Medicina Nuclear, anexo à Faculdade de Medicina da USP, inaugurado em 25 de janeiro de 1959 e nomeado na época “instituição modelo para laboratórios de radioisótopos” pela Comissão de Energia Atômica dos Estados Unidos e a Agência Internacional de Energia Atômica. Em 14 de setembro de 1961, na sala de reuniões do Centro de Medicina Nuclear, foi fundada, pela iniciativa de Tede Eston e Verônica, a Sociedade Brasileira de Biologia e Medicina Nuclear.

Na foto: Dr. Celso Darío Ramos, presidente da SBBMN, Dra. Verônica Eston, Dra. Anneliese Thom, responsável pelo discurso de homenagem, e Dra. Carla Ono, que entregou flores à homenageada.
 
Link original: http://www.sbbmn.org.br/v3/sbbmn.php?modulo=noticias&id_not=582
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário