terça-feira, 4 de outubro de 2011

Exposição homenageia Marie Curie


Vencedora do Nobel por duas vezes, cientista fez palestra na Medicina da UFMG em 1926

Irène e Madame Curie (da esquerda para direita, de preto) em Belo Horizonte, ao lado de Borges da Costa (de gravata borboleta) e Baeta Viana (terno escuro e óculos).

Para celebrar o Ano Internacional da Química, a Diretoria de Divulgação Científica da UFMG, DDC, presta uma homenagem a Marie Curie, também conhecida como “madame Radioatividade”, e apresenta a exposição interativa “Madame Curie em Minas Gerais“. Aberta ao público, a mostra acontecerá de 3 a 14 de outubro de 2011 no Saguão da Reitoria no Campus da Pampulha da UFMG.

A visita realizada pela cientista a Belo Horizonte em agosto de 1926 constitui o foco principal da exposição. Marie Curie, acompanhada de sua filha Irène, permaneceu na cidade por três dias, com o objetivo de conhecer as instalações do Instituto Radium, hoje Instituto Borges da Costa, e os médicos locais envolvidos na pesquisa para o tratamento do câncer.

Na Faculdade de Medicina da UFMG, proferiu uma palestra sobre a radioatividade e suas aplicações na Medicina.

Sobre Marie Curie

Nascida na Polônia em 1867, foi, por duas vezes, vencedora do Prêmio Nobel, por seus estudos sobre radioatividade. Um deles foi recebido em conjunto com o marido, Pierre Currie e do físico A.H. Becquerel.

Curie fundou o Instituto do Rádio, em Paris, e foi a responsável por descobrir a radioatividade do tório. Durante a Primeira Guerra Mundial, propôs o uso da radiografia móvel para tratamento de soldados feridos.

Marie Curie morreu na França, em 1934, de leucemia. É provável que tenha desenvolvido a doença devido à exposição a radiações.

Data: 03 a 14 de outubro
Horário: Segunda a sexta de 8 às 19 h (não funciona aos fins de semana)
Inf.: agendamento de visitas pelos telefones (31)3409-4427 ou 4428 ou pelo site www.ufmg.br/proex/ddc. \u000a\u000a
Local: Saguão da Reitoria no campus da Pampulha
ENTRADA FRANCA

Link original: http://www.medicina.ufmg.br/noticias/?p=22942

Nenhum comentário:

Postar um comentário