segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Superintendente do Ipen toma posse em solenidade com ministro Raupp - Notícias MCTI

Fonte: Notícias MCTI

O engenheiro José Carlos Bressiani assinou nesta sexta-feira (22) o termo de posse para o cargo de superintendente do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen) em cerimônia na sede da instituição, na Cidade Universitária, em São Paulo. O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, destacou a importância do instituição nas pesquisas e parcerias para o desenvolvimento dos estudos e objetivos do país na área durante seu pronunciamento na solenidade comemorativa. 

Também integraram a mesa de honra o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Luiz Carlos Quadrelli, o presidente da Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen/MCTI, da qual o instituto é uma unidade), Angelo Fernando Padilha, o presidente do Conselho Superior do Ipen e diretor da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), José Roberto Cardoso, e o superintendente do Ipen, Nilson Dias Vieira Junior, que deixa o cargo.

Em seu discurso de posse, Bressiani destacou a importância do Ipen em plano nacional e internacional. “É notável a capacidade do instituto para produzir e consolidar iniciativas baseadas em conhecimento, estabelecendo uma ponte segura entre o saber e fazer”, afirmou. Para exemplificar, ele citou marcos da contribuição do instituto, como na medicina nuclear brasileira, em que vem desenvolvendo radiofármacos para diagnóstico e tratamento de doenças graves, “permitindo o atendimento anual de milhões de brasileiros”.

“O Ipen também iniciou e consolidou ações de excelência na área de materiais, meio ambiente, laser, biotecnologia, além de atuar fortemente na formação de recursos humanos de alto nível”, concluiu.

Reator multiprósito

O novo superintendente terá, entre tantas importantes tarefas, a missão de dar continuidade ao processo de construção do Reator Multipropósito Brasileiro (RMB), que será instalado em uma área de 2 milhões de metros quadrados em Iperó, interior paulista.

Marco Antonio Raupp destacou a importância do projeto: “Temos colocado muita força e traçado grandes objetivos no RMB. É uma das prioridades na área de desenvolvimento nuclear, e será um novo futuro para o Brasil”.

O titular do MCTI também saudou as parcerias firmadas entre as diferentes esferas e poderes. “Elas são fundamentais para o crescimento do país. O governo do estado, a Marinha, o Ipen e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, com apoio do governo Dilma Rousseff, estão comprometidos e dedicados para juntos atingirmos esse grande desafio. Essa interação tem sido muito boa e positiva”, disse.

Trajetória

O engenheiro de matérias José Carlos Bressiani entrou no Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares em 1975 como estagiário em um curso introdutório sobre energia nuclear. No mesmo ano foi admitido como servidor e iniciou os estudos de mestrado pela Escola Politécnica da USP, transferindo-se, em 1976, para o recém-inaugurado programa de pós-graduação do Ipen em associação com a universidade.

Em 1980 concluiu o mestrado em tecnologia nuclear e, no mesmo ano, ganhou bolsa escolar do Pró-Nuclear para estudar na Alemanha, onde morou até 1984, tempo em que conquistou o título de doutor pelo Instituto Max- Planck/Universidade de Stuttgart.

De volta ao Brasil, Bressiani atuou como coordenador de vários programas e comissões técnicas da Universidade de São Paulo e foi membro do Conselho de Pós-Graduação, além de comandar projetos de pesquisa.

Entre 1988 e 2004, chefiou a área de Materiais do Ipen e assumiu a direção da área de Pesquisa, Desenvolvimento e Ensino, cargo que ocupou até ser nomeado superintendente.

Texto: Fernanda Leão – Ascom do MCTI

Link original: http://www.ipen.br/sitio/?idc=12952

Nenhum comentário:

Postar um comentário