quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Ibama publica o aceite do EIA/RIMA do Reator Multipropósito Brasileiro


Brasília (16/09/2013) - O Ibama torna público o edital de aceite e disponibilização do Estudo de Impacto Ambiental e respectivo Relatório de Impacto Ambiental do empreendimento denominado Reator Multipropósito Brasileiro (RMB), abrindo prazo de 45 dias para solicitação de Audiências Públicas. Informa-se complementarmente que três Audiências Públicas já estão programadas para os dias 22, 23 e 24 de outubro de 2013, para os Municípios de Iperó/SP, Sorocaba/SP e São Paulo/SP, respectivamente. Conforme publicado no Diário Oficial da União, 06/09/2013, Seção 3, página 185 (veja aqui).
O Reator Multipropósito Brasileiro (RMB), empreendimento desenvolvido pela Diretoria de Pesquisa e Desenvolvimento (DPD), da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), autarquia federal ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), nas palavras de seu Coordenador Técnico, José Augusto Perrotta, "tem por objetivo dotar o país de uma infraestrutura estratégica de suporte ao desenvolvimento autônomo de atividades do setor nuclear", sobretudo na autossuficiência da produção de radioisótopos a serem utilizados na medicina nuclear.
O reator de pesquisa terá 30 MW de potência, adotando-se como reator de referência técnica o reator de pesquisas australiano Opal. Contando com uma área de mais de 2 milhões de metros quadrados, será construído no Município paulista de Iperó, a 130 quilômetros de São Paulo e a 30 quilômetros de Sorocaba, em área adjacente ao Centro Experimental Aramar (CEA), da Marinha do Brasil, onde é desenvolvido o protótipo do submarino nuclear brasileiro. Nas proximidades encontra-se a Floresta Nacional de Ipanema, Unidade de Conservação administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), no bioma Mata Atlântica.
Para maiores informações, acesse o Relatório de Impacto Ambiental.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ascom/Ibama)

Colaboração: Dilic/Ibama

Nenhum comentário:

Postar um comentário