sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Simpósio de Imagem Molecular PET/CT


APRESENTAÇÃO

A tomografia por emissão de pósitrons (PET/CT) é uma tecnologia de aplicação recente em nosso país no campo da investigação por imagem molecular. Atualmente é considerada uma das metodologias de melhor sensibilidade, precisão e especificidade na investigação de doenças oncológicas e neurológicas. A principal vantagem do PET/CT em relação aos outros exames de imagens convencionais como a tomografia computadorizada, a ultrassonografia e a ressonância magnética é a capacidade de medir o metabolismo das lesões, mostrando as alterações funcionais antes mesmo que a anatomia seja afetada, permitindo assim o diagnóstico precoce das doenças neoplásicas, muitas vezes alterando o tratamento dos pacientes ao evitar terapias que não seriam efetivas. A constatação de seus excelentes resultados em termos de acurácia e efetividade clínicas permitiu a rápida disseminação do método, culminando com a obrigatoriedade dos convênios determinada pela Agência Nacional de Saúde da cobertura do exame para pacientes portadores de câncer (CA) de pulmão, linfoma e CA de intestino.
Diante desta tecnologia existente no Brasil e já disponibilizada no RS, a divulgação do uso do PET/CT à comunidade científica torna-se relevante, através de eventos científicos como o presente simpósio.

OBJETIVOS

  1. Divulgar e criar oportunidade para o compartilhamento de experiências entre profissionais da área da saúde, em especial entre médicos nucleares, radiologistas, oncologistas e neurologistas sobre os benefícios dessa modalidade de imagem diagnóstica para a detecção precoce de doenças e para o monitoramento terapêutico;
  2. Reunir profissionais envolvidos na cadeia produtiva de radiofármacos PET para discutir e compartilhar experiências, assim como para unir esforços para alavancar as pesquisas na área.


PÚBLICO-ALVO

Pesquisadores, profissionais (médicos, farmacêuticos, biólogos, biomédicos, enfermeiros, químicos, físicos médicos e outros), estudantes de cursos da área da saúde e tecnólogos.

LOCAL E DATA

Data do evento: 21 e 22/08/2015
Local do evento: auditório do prédio 9 - PUCRS

informações e inscrição

Nenhum comentário:

Postar um comentário