quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

SBMN expõe preocupação com Tabela SUS ao Ministro da Saúde

Durante encontro organizado pela AMB, a Sociedade Brasileira de Medicina Nuclear (SBMN) pode manifestar cenário fragilizado da medicina nuclear em decorrência do congelamento desde 2009 no valor de ressarcimento praticado junto à especialidade pela tabela SUS.


Na tarde desta quarta-feira, dia 8 de fevereiro, a Associação Médica Brasileira (AMB) reuniu em sua sede, na cidade de São Paulo, representantes de sociedades de especialidades médicas para mais um encontro de aproximação o Ministro da Saúde, Ricardo Barros. Em sua fala ele compartilhou algumas de suas perspectivas à frente da pasta, bem como expressou sua expectativa de manter proximidade com as entidades médicas.
Representada por seu vice-presidente, o médico nuclear George Coura Filho, a SBMN teve a oportunidade de manifestar sua preocupação com relação ao congelamento da Tabela SUS desde o ano de 2009. Coura Filho expôs que a defasagem na revisão dos valores praticados para ressarcimento dos procedimentos da medicina nuclear se contrapõe ao aumento do valor cobrado pelos insumos radioativos fornecidos pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN). “Este desequilíbrio está colocando em risco a continuidade do exercício da especialidade como ferramenta de assistência aos pacientes atendidos pela rede pública”, relatou o vice-presidente.
Além da SBMN, diversas sociedades médicas demonstraram descontentamento com a questão da Tabela SUS. De acordo com Coura Filho a expectativa da SBMN é que sejam evitados novos reajustes no preço dos insumos, ao menos até que haja um equilíbrio entre valor de ressarcimento e de insumos.
A SBMN tem buscado encontrar meios de resolver esta questão. Recentemente, inclusive, esteve reunida com o Contra-Almirante Noriaki Wada, Assessor-Chefe da Assessoria Especial da Secretaria-Executiva do Conselho de Defesa Nacional do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República. (confira como foi)
Assim como o encontro com o Contra-Almirante, esta oportunidade de falar com o ministro da Saúde reforça a importância da integração entre as diferentes esferas envolvidas com a medicina nuclear.


Nenhum comentário:

Postar um comentário