sábado, 6 de março de 2010

Distribuição de radiofármacos pelo Ipen – atualizado em 05/03

No período de 1º a 7 de março, o Ipen distribui 346 geradores de tecnécio-99m, radiofármaco de ampla utilização em exames em medicina nuclear, para hospitais e clínicas do país. A matéria-prima para os geradores, o molibdênio-99, é produzido em reatores nucleares e importado para processamento e distribuição pelo Ipen. O produto, escasso no mercado mundial, é importado pelo Brasil da Argentina e África do Sul desde que o reator canadense, que atendia grande parte da demanda mundial, deixou de operar por problemas técnicos em maio de 2009. A importação emergencial do molibdênio argentino iniciou-se em junho de 2009. A África do Sul começou a fornecer para o Brasil em novembro do mesmo ano.

Com o molibdênio importado da África do Sul foram produzidos 80 geradores de tecnécio-99m, com atividades de 750 a mil miliCurie, distribuídos em 3 de março e calibrados para o dia 5, sábado.

A remessa de molibdênio vindo da Argentina chega na noite de 5 de março, sexta-feira, para processamento e distribuição no dia 6. Os geradores produzidos são calibrados para segunda-feira, 8 de março. O molibdênio argentino permitirá a produção de 221 geradores de tecnécio-99m.

Foram importados de Israel 29 geradores de tecnécio prontos para uso com atividades entre 1.500 e 2.000 miliCurie, com distribuição até 7 de março. O Brasil importa da França, até 5 de março, 16 geradores de tecnécio prontos para uso com atividade de 750 a 1.250 miliCurie.

O tálio-201, empregado para análises cardíacas e recebido de fornecedor internacional, tem previsão de distribuição em 8 de março, segunda-feira. Esse radiofármaco é utilizado em substituição ao tecnécio-99m para exames do miocárdio.

A Gerência Comercial está à disposição dos clientes para esclarecimentos adicionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário