domingo, 9 de maio de 2010

ANS aprova primeiro Manual de Acreditação de Programas de Promoção da Saúde e Prevenção de Riscos e Doenças


Publicado dia 8 de Maio de 2010 às 19:07

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) aprovou o Manual de Acreditação da Organização Nacional de Acreditação (ONA) para Programas de Promoção da Saúde e Prevenção de Riscos e Doenças implantados pelas operadoras de planos de saúde e prestadoras de serviços de promoção da saúde.

As operadoras de planos privados e as prestadoras de serviços de promoção da saúde poderão contratar instituições acreditadoras para certificar seus programas de promoção da saúde e prevenção de riscos e doenças. Para a aprovação do cadastro do programa da operadora pela ANS, basta que a empresa apresente o certificado e comprove o número de beneficiários.

A acreditação dos Programas de Promoção terá três níveis de avaliação de acordo com o novo manual da ONA.

Todos os detalhes da Aprovação do Manual da ONA foram fechados numa reunião que aconteceu no último dia 05 de abril no gabinete da Presidência da ANS quando estiveram presentes os presidentes da ANS, Fausto Pereira dos Santos, da ONA, Luiz Plínio Moraes de Toledo, o diretor-adjunto de Normas e Habilitação de Produtos Alfredo José Monteiro Scaff, a gerente-geral técnico- assistencial de Produtos, Martha Oliveira, a gerente de Regulação da Atenção à Saúde, Kylza Aquino.

De acordo com Martha Oliveira, o projeto casa o monitoramento realizado pela  ANS com o que as prestadoras estão fazendo na prática. “Os níveis de exigência da ONA qualificarão ainda mais os Programa de Promoção da Saúde e Prevenção de Riscos e Doenças”, diz ela.

Para o presidente da ONA, a Agência abriu um estímulo importante: “O Conselho Técnico já aprovou a portaria e, em 30 dias, no máximo, estamos prontos para começar os processos”, disse Plínio Moraes.

“Acho que é um passo importante para a ANS, já que temos procurado várias formas de estímulo e, para a ONA é um campo novo e que responde às preocupações contemporâneas”, disse o presidente da ANS, Fausto Pereira dos Santos, acrescentando que medidas como essa dão sentido à Agência porque foge do modelo clássico de atenção à saúde.

Veja no site da ANS (www.ans.gov.br)  a Nota Técnica 004 que aprova o Manual e Normas de Acreditação para Programas de Promoção a Saúde e Prevenção de Riscos e Doenças da Organização Nacional de Acreditação.

Clique aqui e conheça o Manual Técnico de Promoção da Saúde e Prevenção de Riscos e Doenças na saúde suplementar da ANS.


Nenhum comentário:

Postar um comentário