sexta-feira, 25 de junho de 2010

Distribuição de radiofármacos pelo Ipen – atualizado em 25/06

O Ipen distribui, entre 23 e 28 de junho, 347 geradores de tecnécio-99m para clínicas e hospitais no país. Cerca de 91% dos geradores de tecnécio-99m foram processados no instituto com molibdênio-99 importado da Argentina e da África do Sul. A importação da matéria-prima vinda da Argentina iniciou-se em junho de 2009 e, da África do Sul, a partir de novembro.

O instituto produziu 97 geradores de tecnécio-99m com o molibdênio importado da África do Sul. Os geradores produzidos possuem atividades de aproximadamente 100Ci. A distribuição dos geradores aconteceu em 23 de junho, com calibração para o dia 25 de junho.

O molibdênio importado da Argentina será processado e distribuído em 26 de junho. A previsão é de se produzir 217 geradores com atividades de aproximadamente 150 Ci. Os geradores serão calibrados para segunda-feira, 28 de junho.

De Israel foram importados 33 geradores de tecnécio já adequados para pronta utilização com atividades de 64Ci. A distribuição e calibração aconteceram em 22 e 14 de junho.

A divulgação semanal da distribuição do radiofámacos é realizada pelo instituto como mecanismo para orienta e esclarecer os médicos nucleares e seus pacientes. O tecnécio-99m é utilizado em 80% dos exames de diagnóstico médico realizados com materiais radioativos.

A crise internacional no fornecimento do molibdênio intensificou-se com a interrupção na operação do principal reator nuclear produtor de molibdênio, o NRU, em maio de 2009, localizado no Canadá.

O tálio-201, empregado para análises cardíacas e recebido de fornecedor internacional, tem previsão de distribuição em 28 de junho, segunda-feira. O tálio-201 é utilizado em substituição ao tecnécio-99m para exames do miocárdio.

O molibidênio-99 passou a se tornar escasso no mercado mundial após a parada na operação do reator canadense NRU, em maio de 2009, um de seus maiores produtores. Para amenizar a crise no mercado nacional, o Ipen passou a importá-lo da Argentina e África do Sul e a adquirir geradores de tecnécio de Israel, já prontos para uso.

A Gerência Comercial está à disposição dos clientes para esclarecimentos adicionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário