sexta-feira, 30 de julho de 2010

Distribuição de radiofármacos pelo Ipen – atualizado em 30/07

O Ipen distribui, entre 28 e 2 de agosto, 344 geradores de tecnécio-99m para clínicas e hospitais no país. Cerca de 90% dos geradores de tecnécio-99m foram processados no instituto com molibdênio-99 importado da Argentina e da África do Sul. A importação da matéria-prima vinda da Argentina iniciou-se em junho de 2009 e, da África do Sul, a partir de novembro daquele ano.

O instituto produziu 100 geradores de tecnécio-99m com o molibdênio importado da África do Sul. Os geradores produzidos possuem atividades de 124Ci. A distribuição dos geradores acontece em 28 de julho, com calibração para o dia 30 de julho.

O molibdênio importado da Argentina será processado e distribuídos em 31 de julho. A previsão é de se produzir 212 geradores com atividades de 132Ci. Os geradores serão calibrados para segunda-feira, 2 de agosto.

De Israel foram importados 32 geradores de tecnécio já adequados para pronta utilização com atividades de 32Ci. A distribuição e calibração acontecem durante toda semana.

A divulgação semanal da distribuição do radiofámacos é realizada pelo instituto como mecanismo para orienta e esclarecer os médicos nucleares e seus pacientes. O tecnécio-99m é utilizado em 80% dos exames de diagnóstico médico realizados com materiais radioativos.

A crise internacional no fornecimento do molibdênio intensificou-se com a interrupção na operação do principal reator nuclear produtor de molibdênio, o NRU, em maio de 2009, localizado no Canadá.

O tálio-201, empregado para análises cardíacas e recebido de fornecedor internacional, tem previsão de distribuição em 02 agosto, segunda-feira. O tálio-201 é utilizado em substituição ao tecnécio-99m para exames do miocárdio.

O molibidênio-99 passou a se tornar escasso no mercado mundial após a parada na operação do reator canadense NRU, em maio de 2009, um de seus maiores produtores. Para amenizar a crise no mercado nacional, o Ipen passou a importá-lo da Argentina e África do Sul e a adquirir geradores de tecnécio de Israel, já prontos para uso.

A Gerência Comercial está à disposição dos clientes para esclarecimentos adicionais.

Ipen realiza a III Escola Avançada de Energia Nuclear

E. R. Paiva
Alunos participantes do II EAEN, realizado em 2009

O Ipen realiza a III Escola Avançada de Energia Nuclear - EAEN 2009 - de 2 a 7 de agosto em São Paulo, SP. O curso é voltado para estudantes do segundo e terceiro anos do Ensino Médio.

Composta por aulas teóricas com exercícios, demonstrações, exposições, debates e visitas a instalações e laboratórios do Ipen, a EAEN pretende estimular o interesse dos alunos pela Física, Química e esclarecer sobre as aplicações da energia nuclear e seus desafios.

A III EAEN ofereceu 30 vagas gratuitas e a seleção foi realizada pela análise do histórico escolar, com preferência a alunos envolvidos com as Olimpíadas de Física ou de Química. A idade mínima exigida dos participantes é de 16 anos.

E. R. Paiva
Os participantes do EAEN visitam as instalações do IEA-R1

Corpo Docente

Os professores e monitores da III EAEN são pesquisadores do Ipen, do Instituto de Estudos Avançados de São José dos Campos, do IOUSP, do IFUSP, UNIFESP, CTMSP e do Grupo Educacional Etapa.

A EAEN tem o patrocínio do Etapa e o apoio da Associação Brasileira de Energia Nuclear, ABEN.

Contato:

Informações com o pesquisador Renato Semmler, um dos coordenadores da EAEN, pelo e-mail: rsemmler@ipen.br

Mais informações: http://eaen.ipen.br/index.html

E. R. Paiva
O pesquisador Renato Semmler, no primeiro plano, é um dos coordenadores do EAEN

Princípios Físicos da Medicina Nuclear

Prezados

No dia 09 de agosto de 2010, a Profa. Lea Mirian (UFRJ / CDPI) irá ministrar uma aula com o tema "Princípios Físicos da Medicina Nuclear".

Segue em anexo, um cartaz com todoas as informações.

Att,
Multi-Imagem PET & CDPI

Aula Drª. Lea Mirian
Tema: Princípios Físicos da Medicina Nuclear
Grupo de Estudos CDPI Cardio

Dia: 9 de agosto de 2010 (Segunda-feira) - Horário: 16:00hs
Local: Auditório do CID Leblon - Rio de Janeiro
Prezados Colegas

É com satisfação que iremos ter um novo encontro oficial da SBBMN no Rio de Janeiro no dia 10 de agosto de 2010 com o tema "Imagem Cardiovascular".

Vamos reservas em nossas agendas esta data, já que a presença de todos é muito importante para o crescimento e fortalecimento de nossa especialidade no Rio de Janeiro.

Segue em anexo o cartaz com todas as informações deste evento.

Um forte abraço
José Leite


quinta-feira, 29 de julho de 2010

Alasbimn Journal Year 12, Number 49, July 2010 / Año 12, Nº 49 , julio 2010


The Editorial Board of ALASBIMN JOURNAL is pleased to announce the publication on July 1th, 2010 of its 49th quarterly issue. It can be visited in the Internet at http://www.alasbimnjournal.cl/.

El Consejo Editorial de ALASBIMN JOURNAL se complace en anunciar la publicación de su 49º número trimestral correspondiente al 1º de julio de 2010. Puede ser visitado en Internet en http://www.alasbimnjournal.cl/.

Alasbimn Journal Year 12, Number 49, July 2010 / Año 12, Nº 49 , julio 2010

Sección Editorial / Editorial Section

Informe Especial
Bernal, P. Bogotá, Colombia.

Artículos Originales / Original Articles
Rochela Vázquez L M et al. La Habana, Cuba.

Pabón LM et al. Cali, Colombia

Ferrando R et al. Montevideo, Uruguay.

Nevares N et al. Buenos Aires, Argentina

Comunicaciones Breves / Short Communications
Nuñez M et al. Montevideo, Uruguay y Londres, Inglaterra

Casos Clínicos / Case Reports
Dos Santos G et al. Montevideo, Uruguay.

Imágenes de Interés / Interesting Images
Nakada K et al. Sapporo, Japón

Massardo T. et al. Santiago, Chile.

Educación Continuada / Continuing Education
Colmenter L. F. et al. (Grupo Conceptualizando) Argentina-Colombia-México-Venezuela.

Noticias


Destacados

Fernando Mut
Editor in Chief /
Alasbimn Journal

Ismael Mena MD.
Associated Editor /
Editor Asociado

Dra. Teresa Massardo
Executive Secretary /
Secretaria Ejecutiva

Horacio Amaral MD
Co- Editor

Patricio González MD
Co- Editor

Pilar Orellana MD
Co-Editor

Claudio Solé MD
Co-Editor

terça-feira, 27 de julho de 2010

Pesquisadores do Ipen desenvolvem elemento combustível instrumentado

14 de Abril de 2010
                                                     E. R. Paiva
Pesquisadores e técnicos do CEN e do CCN durante o processo de montagem do elemento combustível instrumentado

Pesquisadores do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen) desenvolveram um elemento combustível instrumentado para operar no reator nuclear de pesquisas IEA-R1. O elemento combustível em questão serve para fornecer informações de parâmetros e dados sobre as reais condições do combustível no reator em operação. (Para saber sobre o reator EIA-R1 clique aqui)

O projeto desenvolvido foi coordenado pelo engenheiro mecânico, Mestre em tecnologia nuclear, Pedro Ernesto Umbehaun, do Centro de Engenharia Nuclear (CEN) do Ipen. O novo elemento combustível, que recebeu o número de identificação EC-208, se encaixa em todas as normas de segurança do reator. “O reator IEA-R1 deve tornar-se referência mundial para muitos códigos de análise termohidráulica e de análise de acidentes”, conta Umbehan, coordenador do projeto.

O novo dispositivo teve sua primeira operação em potência de 3,5 MW no mês de fevereiro e tem produzido, desde então, dados experimentais importantes como a diferença das temperaturas internas e externas da placa combustível do elemento. A dificuldade foi fabricar placas combustíveis com termopares fixados à sua superfície.

Por meio de um Projeto de Pesquisa Coordenada (CRP) intitulado “Safety Sigficance of Postulated Initiating Events for Different Research Reactor Types and Assessment of Analytical Tools”, o grupo conseguiu o apoio técnico e financeiro da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), que se preocupa com reatores de pesquisa com o intuito de capacitar profissionais no mundo todo a utilizarem os códigos de cálculo e homogeneizar as informações.

O elemento combustível instrumentado foi construído pelo Centro de Combustível Nuclear (CCN), seguindo projeto desenvolvido pelo CEN. “Além da execução do trabalho, que foi de extrema importância, vale ressaltar a dedicação, responsabilidade e harmonia de todos os técnicos, pesquisadores e engenheiros no desenvolvimento de um projeto dessa grandeza. Com bastante foco e trabalho conjunto conseguimos chegar a um resultado final excelente”, enfatiza Elita Urano, gerente do CCN.

Áreas como a Diretoria de Radiofarmácia (DIRF), Centro de Química e Meio Ambiente (CQMA), Centro do Reator de Pesquisas (CRPq) e a Administração, que ajudou na burocrática importação de materiais, também estiveram envolvidas no projeto. O Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo (CTMSP) também colaborou com a execução do dispositivo experimental.

O coordenador técnico do projeto para a construção do Reator Nuclear Brasileiro (RMB) e Diretor de Projetos Especiais do Ipen, José Augusto Perrotta, ressalta o trabalho em equipe e da participação de pesquisadores de vários centros. “Conseguimos desenvolver o elemento combustível instrumentado que é de grande importância experimental para a área de reatores de pesquisa do país. Poucos países têm um elemento combustível como este em operação e o Brasil, agora, está entre estes poucos. Isto demonstra a nossa capacidade em desenvolver tecnologia nesta área”, conta Perrotta.

Histórico

O IEA-R1 é um reator de pesquisa do tipo piscina, moderado, e refrigerado a água leve, utilizando grafite como refletor. Foi projetado e construído pela empresa norte-americana Babcock & Wilcox, em 1956.

Sua primeira criticalidade ocorreu em 16 de setembro de 1957 e, após a fase inicial de testes e comissionamento, passou a operar na potência de 2MW, segundo um ciclo de 8 horas por dia, 5 dias por semana. Decorrente do aumento na demanda de radioisótopos para a medicina, indústria e agricultura, bem como para readequação aos novos requisitos de segurança, a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) e o Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN), por meio da Diretoria de Reatores, iniciaram, em meados de 1995, o projeto de modernização do reator, incluindo o aumento da sua potência para 5 MW.

Em 16 de setembro de 1997, ocasião em que completou 40 anos, foi alcançada a potência planejada, ampliando-se o ciclo de operação para 64 horas continuas semanais.

A partir de 2001, visando a produção de novos radioisótopos, o ciclo de operação deve ser novamente alterado para 120 horas contínuas semanais.

Utilização do Reator

REATOR IEA-R1

O reator IEA-R1 está sendo utilizado para os seguintes fins:

- Produção de radioisótopos para aplicações na medicina, indústria e agricultura e prestação de serviços como análise por ativação e neutrongrafia;

- Teste de materiais;

- Pesquisa em física e química nuclear;

- Realização de experimentos visando a obtenção de parâmetros nucleares;

- Treinamento de pessoal licenciado para operação.

Princípio de Funcionamento do Reator IEA-R1

REATOR IEA-R1

Em 1939, os alemães Otto Hahn e Fritz Strassmann descobriram que elementos pesados como o urânio pode se partir em dois fragmentos de número atômicos intermediários quando bombardeados por nêutrons. Este fenômeno passou a ser conhecido como "fissão nuclear".

Exemplo da fissão de um núcleo de U235 resultando nos elementos telúrio e zircônio e mais nêutrons

O exemplo acima representa um dos muitos modos pelos quais a fissão do urânio pode ocorrer. Este processo, além da fragmentação do núcleo de 235U em outros dois elementos, gera cerca de 200 MeV de energia e, em média mais dois ou três nêutrons.

A energia liberada consiste na energia cinética dos fragmentos de fissão (165 ± 5,0 MeV), energia cinética dos nêutrons (5 ± 0,5 MeV) e energia das radiações gama e beta e dos neutrinos (35 ± 3,5 MeV).

Os nêutrons gerados na fissão irão provocar novas fissões que, por sua vez, elevarão o nível de energia e a população de nêutrons no meio. Este processo é conhecido como "reação em cadeia".

A energia liberada neste processo provoca a elevação do nível de potência do reator e aquecimento da massa de urânio que, no caso do reator IEA-R1, encontra-se confinado no interior de placas de alumínio. Este calor, por sua vez, precisa ser retirado para evitar o aumento excessivo da temperatura no interior das placas combustíveis que pode comprometer a sua estrutura e provocar a liberação dos produtos de fissão do 235U para o meio aonde se encontra.

O calor é retirado por meio de circulação forçada da água do circuito primário de resfriamento através dos elementos combustíveis que, após passar pelo trocador de calor, retorna à piscina.

No trocador de calor, a água do circuito primário é resfriada por troca térmica com o circuito secundário. A água deste circuito não entra em contato com a água do primário e libera o calor recebido em torres de resfriamento convencionais fora do prédio do reator.

Como visto, o princípio físico em que se baseia o funcionamento de um reator é simples. Na prática, porém, é necessário observar uma série de condições para que a reação em cadeia se inicie, se mantenha e, seja controlável.

Os pontos mais importantes para que isto ocorra são:

- Para o controle da potência e operação segura do reator IEA-R1, existem quatro elementos combustíveis de controle que, além de 12 placas combustíveis, cada um possui no seu interior 2 lâminas de cádmio altamente absorvedoras de nêutrons. Estas lâminas são retiradas destes elementos na medida em que desejamos aumentar a população de nêutrons e, consequentemente, a potência do reator. Ao contrário, se desejamos desligar o reator, devemos inserir estas lâminas nestes elementos.

- Para evitar a fuga de parte dos nêutrons irão provocar a fissão do urânio, blocos de grafite ou "refletores" compostos de átomos de carbono são colocados envolta dos elementos combustíveis e têm por finalidade, refletir os nêutrons de volta para a região do combustível;

- A fissão do 235U ocorre pela absorção de nêutrons com energias inferiores aquelas que se originam após a fissão. Portanto, é necessário que os nêutrons percam energia para serem absorvidos pelos núcleos de 235U. Está perda de energia é realizada através de choques sucessivos entre nêutrons e núcleos mais leves que o de urânio. Este material é conhecido como "moderador" que, no caso do reator IEA-R1, é a água;

- O urânio encontrado na natureza é constituído quase que totalmente pelo isótopo 238U ( 99,3% ). O isótopo 235U, que é o que se fissiona, representa apenas 0,7% do total. Desta forma, normalmente o funcionamento de um reator está condicionado ao aumento da quantidade do isótopo 235U na mistura. Este processo é chamado de "enriquecimento". No reator IEA-R1, este valor chega a 20%. Este urânio encontra-se confinado no interior de placas de alumínio que são montadas em um estojo contendo 18 placas e que forma o "elemento combustível padrão";

Instalações

REATOR IEA-R1

Roberto Frajndlich - CRPq
Prédio do Reator

O prédio do reator possui 4 pavimentos.

No subsolo encontra-se a casa de máquinas que acomoda os sistemas de resfriamento, tratamento e re-tratamento de água da piscina.

No primeiro pavimento, encontram-se os "beam holes", ou seja, canais que disponibilizam os feixes de nêutrons para os experimentos de física nuclear, física da matéria condensada e aplicações comerciais (neutrongrafia).

O segundo pavimento acomoda a casa de máquinas do sistema de ventilação e ar condicionado, almoxarifados e sala de apoio da proteção radiológica.

No terceiro pavimento encontram-se a sala de controle, o saguão da piscina e a oficina mecânica. No interior da piscina localiza-se a placa matriz que acomoda os elementos combustíveis, elementos combustíveis de controle, refletores, dispositivos para irradiação de amostras e os canais para medição da potência do reator.

No quarto pavimento localiza-se o sistema de exaustão normal e de emergência do prédio do Reator.

Descrição do Reator

REATOR IEA-R1

O IEA-R1 é um reator de pesquisa imerso em uma piscina contendo 273m3 de água desmineralizada. A piscina possui cerca de 9 metros de profundidade por 3,05 metros de largura e 10,65 metros de comprimento.

Roberto Frajndlich - CRPq
Piscina do Reator

Conforme a foto, a piscina está divida em dois compartimentos, o da direita, utilizado para operação do reator e o da esquerda, utilizado para o armazenamento do combustível queimado e manuseio de amostras.

O núcleo do reator está situado a 6,9 metros da superfície da piscina, têm a forma de um paralelepípedo composto por 20 elementos combustíveis padrões, 4 elementos combustíveis de controle, cerca de 25 elementos refletores, 7 posições para irradiação de amostras e tampões encaixados verticalmente em uma placa matriz de alumínio. Esta placa é sustentada por uma treliça conectada a uma plataforma móvel que permite o seu deslocamento ao longo da piscina.

Roberto Frajndlich - CRPq
Placa Matriz

Locais das irradiações

- Placa Matriz.
Cápsulas de alumínio contendo as amostras de material a ser irradiado são colocadas em dispositivos padrões ou especiais para irradiações com duração acima de 1 hora.

- Sistema Pneumático de Irradiação.
Utilizado para irradiações de até 30 minutos, amostras com no máximo 100 g são introduzidas em cápsulas de polietileno e enviadas até as proximidades do núcleo através de um Sistema Pneumático. As estações de envio e recebimento destas cápsulas estão situadas em dois laboratórios localizados na parte externa do prédio do reator.

- Tubos de Irradiação Horizontais

São 9 tubos com diâmetros entre 6" e 8" que se prolongam até a face externa da parede do reator. 8 tubos são radiais e 01 tangencial que permitem a realização de experimentos de física nuclear, física do estado sólido e neutrongrafia.

Roberto Frajndlich - CRPq
Elemento Combustível

Características Técnicas

Potência térmica = 5MW
Massa média de 235U: 3.5 kg
Massa média de Utotal: 17.5 kg
Composição: U3O8AI ou U3Si2-Al
Material estrutural e revestimento: Al
Dimensões externas do elemento padrão: 7.6 x 7.98 x 87.5 cm3
Fluxo de nêutrons térmico máximo no núcleo: 1,17E14 n/cm2.s
Fluxo de nêutrons térmico na estação pneumática no 4: 1,4E12 n/cm2.s
Máximo fluxo de nêutrons térmico junto aos refletores: 6,7E13 n/cm2.s

XII Encontro Nacional das Entidades Médicas (Enem)

Caro colega,

Assista ao vivo, nos dias 28, 29 e 30 de julho, via internet, as principais mesas e debates do XII Encontro Nacional das Entidades Médicas (Enem). Durante este fórum, em Brasília, serão tomadas decisões importantes para o futuro da Medicina e da Saúde no Brasil.

Estarão em discussão propostas relacionadas aos seguintes eixos temáticos:

· Formação Médica

· Mercado de Trabalho e Remuneração

· SUS, políticas de saúde e relação com a sociedade.

Para acompanhar a transmissão e ler as últimas notícias sobre o Enem acesse o endereço eletrônico: http://medico.cfm.org.br/enem/


Jornada Centro-Oeste de Radiologia e Diagnóstico por Imagem: 15 pontos (CNA) para especialistas em Medicina Nuclear

Cuiabá

Entre 13 e 14 de agosto de 2010, no Hotel Deville Cuiabá, acontece a Jornada Centro-Oeste de Radiologia e Diagnóstico por Imagem, pontuada pela Comissão Nacional de Acreditação (CNA) em 15 pontos. De acordo com Dr. Waldyr Liberato Jr, presidente da SOMARAD, a Jornada conta com uma programação científica diversificada e atual, trazendo temas de grande relevância para a especialidade, com abordagem multidisciplinar e prática, buscando maior interação entre as várias modalidades do Diagnóstico por Imagem e demais especialidades médicas. O programa apresenta temas como Medicina Interna, Mama, Tórax, Imagem Cardíaca, US em GO, US em Medicina Interna, Medicina Nuclear, além do curso de AVR. Informações e inscrições no site http://www.jcoradiologia.com/.

Inscrições de chapas para eleição da diretoria da SBBMN

Eleição

As chapas devem ser apresentadas à diretoria atual até o dia 6 de agosto de 2010.

Inscrição no Congresso - com desconto - até 15 de agosto. Lembre-se!

Aproveite


Aproveite o desconto na inscrição no XXV Congresso Brasileiro de Medicina Nuclear até 15 de agosto de 2010.

Link original: http://www.sbbmn.org.br/v3/sbbmn.php?modulo=noticias&id_not=419

Pontuação no Congresso Brasileiro de Medicina Nuclear

Belém do Pará

A Comissão Nacional de Acreditação (CNA) pontuou o Congresso Brasileiro de Medicina Nuclear, que acontece entre 4 e 7 de setembro de 2010, no Hotel Hilton, em Belém do Pará. Esses pontos valem para a revalidação do título de especialista. As especialidades pontuadas: Medicina Nuclear, Radiologia e Diagnóstico por Imagem, Cancerologia Clínica, Cardiologia, Neurologia e Urologia.

Convocação para Assembleia

Congresso

A diretoria da SBBMN convoca todos os sócios para participar da assembleia, que será realizada no dia 6 de setembro de 2010, durante o XXV Congresso Brasileiro de Biologia Medicina Nuclear e Imagem Molecular, às 17 horas, no Hotel Hilton, em Belém do Pará, que tratará de assuntos de interesse da especialidade e da eleição da diretoria que ficará à frente da Sociedade no biênio 2011 – 2012.

segunda-feira, 26 de julho de 2010

PET/CT no Câncer Colorretal

Prezados colegas:

É com satisfação que convidamos a todos para a nossa próxima reunião que terá como tema PET/CT no Câncer Colorretal e palestrante o Dr. Júlio Silveira, Médico Nuclear do Centro de Medicina Nuclear da Guanabara e do INCA.

Data e horário: 02/08/2010 (segunda-feira) às 19:00

Local: Auditório do CID Leblon (3º andar)

Rua Ataulfo de Paiva 669 - Leblon

Contamos com a presença de todos,

Multi-Imagem PET & CDPI

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Distribuição de radiofármacos pelo Ipen – atualizado em 23/07

O Ipen distribui, entre 19 e 26 de julho, 356 geradores de tecnécio-99m para clínicas e hospitais no país. Cerca de 90% dos geradores de tecnécio-99m foram processados no instituto com molibdênio-99 importado da Argentina e da África do Sul. A importação da matéria-prima vinda da Argentina iniciou-se em junho de 2009 e, da África do Sul, a partir de novembro daquele ano.

O instituto produziu 160 geradores de tecnécio-99m com o molibdênio importado da África do Sul. Os geradores produzidos possuem atividades de 50 a 140Ci. A distribuição dos geradores acontece em 22 e 24 de julho, com calibração para o dia 24 e 26 de julho, respectivamente.

O molibdênio importado da Argentina será processado e distribuído em 24 de julho. A previsão é de se produzir 162 geradores com atividades de 116Ci. Os geradores serão calibrados para segunda-feira, 26 de julho.

De Israel foram importados 34 geradores de tecnécio já adequados para pronta utilização com atividades de 68Ci. A distribuição e calibração acontecem durante toda semana.

A divulgação semanal da distribuição do radiofámacos é realizada pelo instituto como mecanismo para orienta e esclarecer os médicos nucleares e seus pacientes. O tecnécio-99m é utilizado em 80% dos exames de diagnóstico médico realizados com materiais radioativos.

A crise internacional no fornecimento do molibdênio intensificou-se com a interrupção na operação do principal reator nuclear produtor de molibdênio, o NRU, em maio de 2009, localizado no Canadá.

O tálio-201, empregado para análises cardíacas e recebido de fornecedor internacional, tem previsão de distribuição em 26 de julho, segunda-feira, com calibração para 30 de julho. O tálio-201 é utilizado em substituição ao tecnécio-99m para exames do miocárdio.

O molibidênio-99 passou a se tornar escasso no mercado mundial após a parada na operação do reator canadense NRU, em maio de 2009, um de seus maiores produtores. Para amenizar a crise no mercado nacional, o Ipen passou a importá-lo da Argentina e África do Sul e a adquirir geradores de tecnécio de Israel, já prontos para uso.

A Gerência Comercial está à disposição dos clientes para esclarecimentos adicionais.

Pós-Graduação do Ipen-USP oferece disciplina com professor

A Pós-Graduação do Ipen-USP abre inscrições, até 26 de julho, para a disciplina "Energia Nuclear: Uma revolução econômica, tecnológica e científica em andamento" (TNM5820). A disciplina será ministrada pelo Prof. Dr. Jonathan Tennenbaum.

O prof. Tennenbaum é doutor em matemática pela Universidade da Califórnia, EUA, e foi diretor da Fundação para a Energia da Fusão, na Alemanha, entre 1980 e 2006. Também atuou como editor-chefe da revista “Fusion”. É consultor privado para assuntos científicos.

As inscrições, limitadas a 40, serão aceitas até 26 de julho. Os alunos regulares deverão fazer a inscrição pelo Fenix Web e alunos especiais, pela ficha de inscrição disponível na página de Ensino

A disciplina será ministrada em Inglês.

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Distribuição de radiofármacos pelo Ipen – atualizado em 16/07

O Ipen distribui, entre 13 e 18 de julho, 329 geradores de tecnécio-99m para clínicas e hospitais no país. Cerca de 90% dos geradores de tecnécio-99m foram processados no instituto com molibdênio-99 importado da Argentina e da África do Sul. A importação da matéria-prima vinda da Argentina iniciou-se em junho de 2009 e, da África do Sul, a partir de novembro do mesmo ano.

O instituto produziu 100 geradores de tecnécio-99m com o molibdênio importado da África do Sul. Os geradores produzidos possuem atividades entre 500 a 1050mCi. A distribuição dos geradores aconteceu em 14 de julho, com calibração para o dia 16 de julho.

O molibdênio importado da Argentina será processado e distribuído em 17 de julho. A previsão é de se produzir 196 geradores com atividades de 250 a 1250mCi. Os geradores serão calibrados para segunda-feira, 19 de julho.

De Israel foram importados 33 geradores de tecnécio já adequados para pronta utilização com atividades entre 1250 a 2000mCi. A distribuição e calibração acontecem até 18 de julho.

A divulgação semanal da distribuição do radiofámacos é realizada pelo instituto como mecanismo para orienta e esclarecer os médicos nucleares e seus pacientes. O tecnécio-99m é utilizado em 80% dos exames de diagnóstico médico realizados com materiais radioativos.

A crise internacional no fornecimento do molibdênio intensificou-se com a interrupção na operação do principal reator nuclear produtor de molibdênio, o NRU, em maio de 2009, localizado no Canadá.

O tálio-201, empregado para análises cardíacas e recebido de fornecedor internacional, tem previsão de distribuição em 19 de julho, segunda-feira, com calibração para 23 de julho. O tálio-201 é utilizado em substituição ao tecnécio-99m para exames do miocárdio.

O molibidênio-99 passou a se tornar escasso no mercado mundial após a parada na operação do reator canadense NRU, em maio de 2009, um de seus maiores produtores. Para amenizar a crise no mercado nacional, o Ipen passou a importá-lo da Argentina e África do Sul e a adquirir geradores de tecnécio de Israel, já prontos para uso.

A Gerência Comercial está à disposição dos clientes para esclarecimentos adicionais.
 

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Boletim do CRMMG


Prorrogado o prazo para participar da pesquisa IPEN/CNEN sobre o consumo semanal de 99mTc no Brasil

Ipen

O prazo para participar da pesquisa da Radiofarmácia do IPEN/CNEN sobre a previsão de consumo semanal de 99Mo no país foi prorrogado até 19 de julho de 2010. A informação de sua clínica é importante para o planejamento estratégico das importações de 99Mo e/ou geradores de tecnécio pelo IPEN/CNEN. Dependendo da demanda nacional será necessária importação adicional de molibdênio da Nordion (Canadá), o que acarretará em aumento considerável nos preços dos geradores, uma vez que com a retomada do reator canadense o preço de venda do Curie de 99Mo, proposto pela empresa, foi corrigido.

Espanhol e português

Site

Os textos do site do Congresso - http://www.sbbmn.com.br/congresso/ - podem ser lidos em espanhol. Na lateral direita do site, está a bandeira do Brasil e da Espanha, clicando em uma delas automaticamente o texto aparece em espanhol ou português. Detalhes e a programação científica estão disponíveis no site http://www.sbbmn.org.br/.

Inscrição: desconto até 15 de agosto

Congresso


Aproveite o desconto na inscrição no XXV Congresso Brasileiro de Medicina Nuclear, que termina em 15 de agosto de 2010.

Pontuação: Congresso Brasileiro de Medicina Nuclear

Belém do Pará

A Comissão Nacional de Acreditação (CNA) pontuou o Congresso Brasileiro de Medicina Nuclear, que acontece entre 4 e 7 de setembro de 2010, no Hotel Hilton, em Belém do Pará. Esses pontos valem para a revalidação do título de especialista. As especialidades pontuadas: Medicina Nuclear, Radiologia e Diagnóstico por Imagem, Cancerologia Clínica, Cardiologia, Neurologia e Urologia.

Convocação para Assembleia

Congresso 2010

A diretoria da SBBMN convoca todos os sócios para participar da assembleia, no dia 6 de setembro de 2010, realizada durante o XXV Congresso Brasileiro de Biologia Medicina Nuclear e Imagem Molecular, às 17 horas, que tratará de assuntos de interesse da especialidade e quando será realizada a eleição da diretoria que ficará à frente da Sociedade no biênio 2010 – 2011.

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Sessão de Imagem Foco com o Especialista

Rio de Janeiro


Prezados,

Gostaria de convidar os colegas para a sessão de Imagem Foco com o Especialista a ser realizada nesta sexta feira, dia 16 de julho, das 12h às 13:30h no Hospital Pró-Cardíaco.

O tema será sobre Insuficiência Cardíaca. Serão discutidos os recentes avanços sobre o uso da medicina nuclear e radiologia na estratificação e diagnóstico de pacientes com IC.

Aguardamos todos,
Atenciosamente,
Cláudio Tinoco Mesquita

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Alasbimn Journal Year 12, Number 49, July 2010 / Año 12, Nº 49 , julio 2010


The Editorial Board of ALASBIMN JOURNAL is pleased to announce the publication on July 1th, 2010 of its 49th quarterly issue. It can be visited in the Internet at http://www.alasbimnjournal.cl/.

El Consejo Editorial de ALASBIMN JOURNAL se complace en anunciar la publicación de su 49º número trimestral correspondiente al 1º de julio de 2010. Puede ser visitado en Internet en http://www.alasbimnjournal.cl/.

Alasbimn Journal Year 12, Number 49, July 2010 / Año 12, Nº 49 , julio 2010

Sección Editorial / Editorial Section

Mut F. - Editor Jefe.

Informe Especial

Bernal, P. Bogotá, Colombia.

Rochela Vázquez L M et al. La Habana, Cuba.

Pabón LM et al. Cali, Colombia

Ferrando R et al. Montevideo, Uruguay.


Comunicaciones Breves / Short Communications

Nuñez M et al. Montevideo, Uruguay y Londres, Inglaterra

Casos Clínicos / Case Reports
 Dos Santos G et al. Montevideo, Uruguay.

Imágenes de Interés / Interesting Images

Nakada K et al. Sapporo, Japón

Massardo T. et al. Santiago, Chile.

Educación Continuada / Continuing Education

Colmenter L. F. et al. (Grupo Conceptualizando) Argentina-Colombia-México-Venezuela.

Noticias





Destacados


Fernando Mut
Editor in Chief /
Alasbimn Journal

Ismael Mena MD.
Associated Editor /
Editor Asociado

Dra. Teresa Massardo
Executive Secretary /
Secretaria Ejecutiva

Horacio Amaral MD
Co- Editor

Patricio González MD
Co- Editor

Pilar Orellana MD
Co-Editor

Claudio Solé MD
Co-Editor

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Distribuição de radiofármacos pelo Ipen – atualizado em 09/07

O Ipen distribui, entre 07 e 12 de julho, 346 geradores de tecnécio-99m para clínicas e hospitais no país. Cerca de 90% dos geradores de tecnécio-99m foram processados no instituto com molibdênio-99 importado da Argentina e da África do Sul. A importação da matéria-prima vinda da Argentina iniciou-se em junho de 2009 e, da África do Sul, a partir de novembro.

O instituto produziu 100 geradores de tecnécio-99m com o molibdênio importado da África do Sul. Os geradores produzidos possuem atividades de 120Ci. A distribuição dos geradores aconteceu em 07 de julho, com calibração para o dia 09 de julho.

O molibdênio importado da Argentina será processado e distribuído em 10 de julho. A previsão é de se produzir 212 geradores com atividades de 150 Ci. Os geradores serão calibrados para segunda-feira, 12 de julho.

De Israel foram importados 34 geradores de tecnécio já adequados para pronta utilização com atividades entre 68Ci. A distribuição e calibração aconteceram em 07 e 12 de julho.

A divulgação semanal da distribuição do radiofámacos é realizada pelo instituto como mecanismo para orienta e esclarecer os médicos nucleares e seus pacientes. O tecnécio-99m é utilizado em 80% dos exames de diagnóstico médico realizados com materiais radioativos.

A crise internacional no fornecimento do molibdênio intensificou-se com a interrupção na operação do principal reator nuclear produtor de molibdênio, o NRU, em maio de 2009, localizado no Canadá.

O tálio-201, empregado para análises cardíacas e recebido de fornecedor internacional, tem previsão de distribuição em 12 de julho, segunda-feira, com calibração para 16 de julho. O tálio-201 é utilizado em substituição ao tecnécio-99m para exames do miocárdio.

O molibidênio-99 passou a se tornar escasso no mercado mundial após a parada na operação do reator canadense NRU, em maio de 2009, um de seus maiores produtores. Para amenizar a crise no mercado nacional, o Ipen passou a importá-lo da Argentina e África do Sul e a adquirir geradores de tecnécio de Israel, já prontos para uso.

A Gerência Comercial está à disposição dos clientes para esclarecimentos adicionais.

Seminário no HC sobre qualidade na Rede Hospitalar

Belo Horizonte


O Hospital das Clínicas da UFMG promove no próximo dia 15 de julho, de 8h às 17h30, no Salão Nobre da Faculdade de Medicina da UFMG, o seminário A gestão da qualidade na Rede Hospitalar.

O evento é direcionado a toda comunidade do Campus Saúde e também aos profissionais da área de outras instituições. As vagas são limitadas.

Para participar é preciso preencher a ficha de inscrição e enviar para qualidadejci@hc.ufmg.br.


jornalismo@medicina.ufmg.br - (31) 3409 9651

terça-feira, 6 de julho de 2010

Pesquisa IPEN/CNEN sobre o consumo semanal de 99mTc no Brasil: leia com atenção e responda até 12 de julho

Participe!


A Radiofarmácia do IPEN/CNEN, através de email enviado a todos os usuários, está fazendo uma pesquisa que visa saber qual a previsão de consumo semanal de 99Mo no país. A informação de sua clínica é de suma importância para o planejamento estratégico das importações de 99Mo e/ou geradores de tecnécio pelo IPEN/CNEN. Dependendo da demanda nacional será necessário importação adicional de molibdênio da Nordion (Canadá), o que acarretará em aumento considerável nos preços dos geradores, uma vez que com a retomada do reator canadense o preço de venda do Curie de 99Mo, proposto pela empresa, foi corrigido.

Congresso Brasileiro de Medicina Nuclear: desconto até 15 de agosto

Belem do Pará, setembro


Quase tudo pronto para o XXV Congresso Brasileiro de Medicina Nuclear, que acontece em Belém, Pará, de 4 a 7 de setembro de 2010, no Hotel Hilton. Aproveite o desconto na inscrição que vai até 15 de agosto. Detalhes e a programação científica estão disponíveis no site http://www.sbbmn.org.br/.

Informações do Congresso em espanhol e português

Belém do Pará, setembro

Agora, os textos do site do Congresso Brasileiro de Medicina Nuclear - http://www.sbbmn.com.br/congresso/ - podem ser lidos em espanhol. Na lateral direita do site, está a bandeira do Brasil e da Espanha, clicando em uma delas automaticamente o texto aparece em espanhol ou português.

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Distribuição de radiofármacos pelo Ipen – atualizado em 02/07

O Ipen distribui, entre 29 de junh e 06 de julho, 342 geradores de tecnécio-99m para clínicas e hospitais no país. Cerca de 90% dos geradores de tecnécio-99m foram processados no instituto com molibdênio-99 importado da Argentina e da África do Sul. A importação da matéria-prima vinda da Argentina iniciou-se em junho de 2009 e, da África do Sul, a partir de novembro.

O instituto produziu 100 geradores de tecnécio-99m com o molibdênio importado da África do Sul. Os geradores produzidos possuem atividades de 120Ci. A distribuição dos geradores aconteceu em 30 de junho, com calibração para o dia 02 de julho.

O molibdênio importado da Argentina será processado e distribuído em 03 de julho. A previsão é de se produzir 210 geradores com atividades de 150 Ci. Os geradores serão calibrados para segunda-feira, 05 de julho.

De Israel foram importados 32 geradores de tecnécio já adequados para pronta utilização com atividades entre 64Ci. A distribuição e calibração aconteceram em 28 de junho e 02 de julho.

A divulgação semanal da distribuição do radiofámacos é realizada pelo instituto como mecanismo para orienta e esclarecer os médicos nucleares e seus pacientes. O tecnécio-99m é utilizado em 80% dos exames de diagnóstico médico realizados com materiais radioativos.

A crise internacional no fornecimento do molibdênio intensificou-se com a interrupção na operação do principal reator nuclear produtor de molibdênio, o NRU, em maio de 2009, localizado no Canadá.

O tálio-201, empregado para análises cardíacas e recebido de fornecedor internacional, tem previsão de distribuição em 05 de julho, segunda-feira. O tálio-201 é utilizado em substituição ao tecnécio-99m para exames do miocárdio.

O molibidênio-99 passou a se tornar escasso no mercado mundial após a parada na operação do reator canadense NRU, em maio de 2009, um de seus maiores produtores. Para amenizar a crise no mercado nacional, o Ipen passou a importá-lo da Argentina e África do Sul e a adquirir geradores de tecnécio de Israel, já prontos para uso.

A Gerência Comercial está à disposição dos clientes para esclarecimentos adicionais.