terça-feira, 27 de julho de 2010

Descrição do Reator

REATOR IEA-R1

O IEA-R1 é um reator de pesquisa imerso em uma piscina contendo 273m3 de água desmineralizada. A piscina possui cerca de 9 metros de profundidade por 3,05 metros de largura e 10,65 metros de comprimento.

Roberto Frajndlich - CRPq
Piscina do Reator

Conforme a foto, a piscina está divida em dois compartimentos, o da direita, utilizado para operação do reator e o da esquerda, utilizado para o armazenamento do combustível queimado e manuseio de amostras.

O núcleo do reator está situado a 6,9 metros da superfície da piscina, têm a forma de um paralelepípedo composto por 20 elementos combustíveis padrões, 4 elementos combustíveis de controle, cerca de 25 elementos refletores, 7 posições para irradiação de amostras e tampões encaixados verticalmente em uma placa matriz de alumínio. Esta placa é sustentada por uma treliça conectada a uma plataforma móvel que permite o seu deslocamento ao longo da piscina.

Roberto Frajndlich - CRPq
Placa Matriz

Locais das irradiações

- Placa Matriz.
Cápsulas de alumínio contendo as amostras de material a ser irradiado são colocadas em dispositivos padrões ou especiais para irradiações com duração acima de 1 hora.

- Sistema Pneumático de Irradiação.
Utilizado para irradiações de até 30 minutos, amostras com no máximo 100 g são introduzidas em cápsulas de polietileno e enviadas até as proximidades do núcleo através de um Sistema Pneumático. As estações de envio e recebimento destas cápsulas estão situadas em dois laboratórios localizados na parte externa do prédio do reator.

- Tubos de Irradiação Horizontais

São 9 tubos com diâmetros entre 6" e 8" que se prolongam até a face externa da parede do reator. 8 tubos são radiais e 01 tangencial que permitem a realização de experimentos de física nuclear, física do estado sólido e neutrongrafia.

Roberto Frajndlich - CRPq
Elemento Combustível

Características Técnicas

Potência térmica = 5MW
Massa média de 235U: 3.5 kg
Massa média de Utotal: 17.5 kg
Composição: U3O8AI ou U3Si2-Al
Material estrutural e revestimento: Al
Dimensões externas do elemento padrão: 7.6 x 7.98 x 87.5 cm3
Fluxo de nêutrons térmico máximo no núcleo: 1,17E14 n/cm2.s
Fluxo de nêutrons térmico na estação pneumática no 4: 1,4E12 n/cm2.s
Máximo fluxo de nêutrons térmico junto aos refletores: 6,7E13 n/cm2.s

Nenhum comentário:

Postar um comentário