terça-feira, 27 de julho de 2010

Histórico

O IEA-R1 é um reator de pesquisa do tipo piscina, moderado, e refrigerado a água leve, utilizando grafite como refletor. Foi projetado e construído pela empresa norte-americana Babcock & Wilcox, em 1956.

Sua primeira criticalidade ocorreu em 16 de setembro de 1957 e, após a fase inicial de testes e comissionamento, passou a operar na potência de 2MW, segundo um ciclo de 8 horas por dia, 5 dias por semana. Decorrente do aumento na demanda de radioisótopos para a medicina, indústria e agricultura, bem como para readequação aos novos requisitos de segurança, a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) e o Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN), por meio da Diretoria de Reatores, iniciaram, em meados de 1995, o projeto de modernização do reator, incluindo o aumento da sua potência para 5 MW.

Em 16 de setembro de 1997, ocasião em que completou 40 anos, foi alcançada a potência planejada, ampliando-se o ciclo de operação para 64 horas continuas semanais.

A partir de 2001, visando a produção de novos radioisótopos, o ciclo de operação deve ser novamente alterado para 120 horas contínuas semanais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário