sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Espaço Cultural Marcello Damy foi inaugurado durante Semana de Ciência e Tecnologia do Ipen

Espaço Cultural Prof. Marcello Damy reforça as iniciativas do Ipen na divulgação da ciência
                                         
                                          Jesus Carlos
Nilson Vieira Jr., superintendente do Ipen, mostra maquete do irradiador multipropósito ao ministro de C&T, Sergio Rezende (esq.) e ao secretário de Desenvolvimento, Luciano Almeida

Um espaço de esclarecimento, de resgate da história, de manisfestação de cultura. Esses são alguns dos objetivos do Espaço Cultural Marcello Damy, inaugurado em 1º de setembro, no Ipen, com a presença do ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende e do Secretário de Estado do Desenvolvimento, Luciano Almeida.

Painéis exibem a trajetória do instituto ao longo dos últimos 54 anos ressaltando os avanços científicos e tecnológicos desenvolvidos por seus pesquisadores e técnicos. Diversas maquetes, algumas interativas, permitem ao visitante conhecer o funcionamento de instalações radioativas, como o reator IEA-R1, o reator Ipen/MB-01 e o irradiador multipropósito.

O Espaço Cultural Prof. Marcello Damy está localizado no 4º andar do Bloco A do Ipen.

Homenagem ao Pesquisador Emérito do Ipen

                                  Jesus Carlos
Ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende e Laércio Vinhas, Pesquisador Emérito do Ipen - 2010

Após a inauguração do Espaço Cultural, as autoridades presentes participaram de solenidade comemorativa do 54º aniversário de fundação do instituto, ocasião em que o pioneirismo do Prof. Na ocasião, o físico Laércio Antônio Vinhas, diretor de Radioproteção e Segurança Nuclear da CNEN, foi homenageado com a outorga do título de Pesquisador Emérito do Ipen - 2010.

Vinhas iniciou sua carreira no Ipen em 1965 na área de Física Nuclear especializando-se, posteriormente, na área de radioproteção e segurança nuclear. Atuou intensamente durante o acidente radioativo em Goiânia, GO, em 1987. A experiência adquirida possibilitou que assumisse a direção do Instituto de Radiproteção e Dosimetria (IRD), no Rio de Janeiro, em 1990. Após 1994, passa a atuar na área de relações internacionais e salvaguardas.

Ivan Salati de Almeida, da Coordenadoria de Assuntos Internacionais da CNEN saudou o homenageado com um discurso em que destacou a atuação de Vinhas nas áreas de pesquisa e de salvaguardas internacionais. Após receber o diploma de Pesquisador Emérito do Ipen das mãos do ministro de Ciência e Tecnologia, Vinhas agradeceu todos profissionais, orientados, amigos e família pelo privilégio do convívio e do aprendizado. O afeto e o humor, tão característicos de sua personalidade, estavam presentes no agradecimento.

Desafios e parcerias

O presidente da CNEN, Odair Dias Gonçalves, relacionou os avanços e desenvolvimentos realizados no Ipen nos últimos oito anos. Entre eles, as reformas estruturais para processamento de radiofármacos e o projeto para construção do Reator Multipropósito Brasileiro (RMB).

Em seu pronunciamento, o secretário de Estado do Desenvolvimento, Luciano Almeida, comentou sobre a excelência do Ipen na área de pesquisa e tecnologia e a parceria bem sucedida entre o Governo Estadual e a União nas iniciativas realizadas no instituto. Com destaque, citou a construção do RMB, a se localizar em Iperó, interior de São Paulo. O RMB possibilitará um salto na Medicina Nuclear nacional com a produção no país de radiofármacos.

                                 Jesus Carlos
José Augusto Perrotta (esq.), diretor de Projetos Especiais do Ipen, mostra maquete do local onde será construído o Reator Multipropósito Brasileiro, durante evento no instituto

O ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, fez um balanço da atuação do MCT . "Estamos vivendo uma nova fase, em que a pesquisa não é só para fins acadêmicos, mas também geradora de riquezas e produtos de grande valor agregado", afirmou.

Comentando sobre a parceria para a construção do RMB, Rezende ressalta que "estamos preparados para enfrentar grandes desafios, um deles, o Programa Nuclear Brasileiro.

Cultura e divulgação científica

A programação da Semana de Ciência e Tecnologia do Ipen completou-se com a apresentação do grupo Ser Tão Trio e das exposições sobre as atividades do instituto e o cinquentenário da invenção do laser. A exposição foi organizada pelos pesquisadores do Centro de Laser e Aplicações (CLA). No hall de entrada do Bloco A também foi instalada uma maquete de localização do complexo de prédios que abrigarão o RMB.

O grupo Ser Tão Trio apresentou o show Beatles Violados no dia 1º de setembro, no auditório do instituto. A apresentação faz parte do programa desenvolvido em parceria com o Laboratório de Música de Câmara do Departamento de Música da ECA/USP para apresentações mensais dos alunos no auditório do Ipen.

O grupo, formado pelos músicos Bruno Sanches, Giovanni Matarazzo e Bruno Menegatti, interpreta obras dos Beatles com violão, viola brasileira, viola e sanfona. Em contraponto, interpretam guaranias e músicas populares brasileiras.

Transmissão pela internet e registro

Os eventos foram transmitidos on line pela internet. As imagens geradas podem ser acessadas nos links:


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário