sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Espaço Cultural Marcello Damy será inaugurado na Semana de Ciência e Tecnologia do Ipen

Ciência, tecnologia, cultura e reconhecimento na Semana de C&T do Ipen

Resgatar as contribuições científicas e tecnológicas que o instituto, ao longo de seus 54 anos existência, gerou à sociedade brasileira é um dos objetivos da exposição "O Ipen e sua História" que marca a inauguração do Espaço Cultural Prof. Marcello Damy, físico e um dos responsáveis pela fundação do instituto. A exposição, instalada no 4º andar do Bloco A, contará com 14 painéis, objetos e equipamentos científicos e maquetes das instalações radiativas localizadas no instituto. A concepção da mostra permanente é do artista plástico Guto Lacaz, reconhecido pelo vínculo de sua obra entre arte e ciência.

Pesquisador Emérito

O físico Laércio Antônio Vinhas, diretor de Radioproteção e Segurança Nuclear da CNEN, será homenageado com a outorga do título de Pesquisador Emérito do Ipen - 2010 - em sessão solene que se realizou no auditório "Rômulo Ribeiro Pieroni", em 1º de setembro, às 16h30. Vinhas iniciou sua carreira no Ipen em 1965 na área de Física Nuclear. Posteriormente atuou na chefia do Departamento de Radioproteção e na Diretoria de Segurança Nuclear, até ser convidado a assumir direção do Instituto de Radioproteção e Dosimetria da CNEN, no Rio de Janeiro, em 1990.

Show Beatles Violados

O grupo Ser Tão Trio apresentou o show Beatles Violados no dia 1º de setembro, das 12h30 às 13h30, no auditório do instituto. A apresentação faz parte do programa desenvolvido em parceria com o Laboratório de Música de Câmara do Departamento de Música da ECA/USP para apresentações mensais dos alunos no auditório do Ipen.

O grupo, formado pelos músicos Bruno Sanches, Giovanni Matarazzo e Bruno Menegatti, interpreta obras dos Beatles com violão, viola brasileira, viola e sanfona. Em contraponto, interpretam guaranias e músicas populares brasileiras.


Exposição 50 anos da tecnologia laser

Pesquisadores do Centro de Lasers e Aplicações (CLA), organizaram uma exposição sobre cinquentenário da tecnologia laser. Diversos painéis contam sobre a história, a técnica e as aplicações de lasers. A mostra está localizada no corredor de acesso ao Bloco A.

Os eventos contam com o patrocínio do Banco do Brasil e Banco Santander, e com o apoio do Grêmio dos Funcionários do Ipen-CTMSP.

Informações: Assessoria de Comunicação Institucional (SCI), telefones: 11 3133-9095, 3133-9092, e-mail: pergunta@ipen.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário