sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Ipen e ABENDI discutem soluções para a falta de Irídio-192

Ipen e ABENDI discutem soluções para a falta de Irídio-192

O Ipen e a Comissão de Radioproteção e Segurança (CORSEG) da Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivos (ABENDI), reuniram-se no instituto, em 20 de setembro, para discutirem alternativas aos problemas no fornecimento do radioisótopo irídio-192, utilizado na forma de fontes seladas para gamagrafia industrial.

Desde o estabelecimento da crise mundial no fornecimento de radioisótopos, agravada a partir de maio de 2009, o instituto não tem recebido as quantidades necessários de irídio-92 para atender à demanda nacional. A empresa fornecedora do produto, a canadense MDS Nordion, reduziu o fornecimento do radioisótopo em razão da interrupção da operação de seu reator nuclear. O problema também atingiu a área de medicina nuclear, com a falta de matéria-prima para exames de cintilografia.

O Ipen busca alternativas para o fornecimento consultando outros fornecedores internacionais. Apesar do esforço, não tem conseguido obter o radioisótopo nas quantidades necessárias para atender ao mercado nacional.

                                Divulgação/CTR
Vista parcial das celas para processamento de fontes seladas de irídio-192 no Ipen

Reformas

Em julho de 2010, a produção foi interrompida temporariamente para a realização de reformas necessárias à manutenção das celas de produção das fontes seladas de irídio-192, processadas pelo Centro de Tecnologia das Radiações Ionizantes (CTR) do Ipen.

O laboratório de produção de fontes realiza a montagem dos equipamentos e as vistorias nos irradiadores, cabos de comando e tudos guia. Com a conclusão das reformas, esses serviços foram retomados a partir de 9 de agosto de 2010.

Remessas

O fornecimento das fontes tem por critério a ordem de chegada dos pedidos ao Ipen. Com o lote de irídio-192 fornecido pela MDS Nordion em julho deste ano, o instituto atendeu oito empresas com pedidos depositados no período de 12 de maio a 2 de junho. Em agosto, a MDS Nordion cancelou a entrega do lote do radiofármaco ao Ipen. Entretanto, em setembro de 2010, a instituição atendeu os pedidos por fontes seladas de irídio-192 encaminhados ao Ipen até 30 de junho de 2010.

Aguarda-se as próximas remessas de irídio-192, da MDS Nordion, na segunda quinzena de outubro de 2010. As expectativas de fornecimento de irídio-192 ao Ipen são otimistas, uma vez que o reator nuclear de pesquisa da National Research Universal (NRU), em Ontário, Canadá, tomou as operações normais, em agosto de 2010.

O instituto enfatiza que a normalidade nas entregas em 2010 será restabelecida com a maior brevidade possível, condicionada à disponibilidade de irídio-2 no mercado internacional.

Em 2011, por meio de concorrência internacional, o Ipen importará fontes seladas do irídio-192 prontas, provenientes de até quatro fornecedores mundiais, com atividades definidas em 925GBq (25Ci), 1.850GBq (50Ci), 2.775GBq (75Ci) e 3.700GBq (100Ci), para distribuição aos clientes nacionais. A medida permitirá ao instituto realizar manutenções preventivas nas celas de processamento para as fontes seladas.

Na reunião, os representantes das empresas e membros da CORSEG/ABENDI interessaram-se na aquisição das fontes seladas de selênio-75, distribuídos via Ipen, a exemplo fontes de irídio-192 a serem oferecidas com quatro atividades definidas a partir de 2011.

Os profissionais participantes da reunião comprometeram-se em enviar ao Ipen as previsões em consumo anual por fontes seladas de irídio-192 e selênio75, destacando-se o número de fontes mensais e as suas respectivas atividades, no período de janeiro a dezembro de 2011. Estas informações nortearão nossa concorrência internacional.

Reator Multipropósito Nacional

Para a solução do problema a médio prazo, a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) está desenvolvendo o projeto de construção do Reator Multipropósito Brasileiro (RMB), um novo reator nuclear de pesquisa que, em cerca de seis anos, tornará o Brasil independente das importações nessa área.

Nenhum comentário:

Postar um comentário