terça-feira, 26 de abril de 2011

Cardiologista mineira vai assumir presidência da Sociedade Interamericana de Cardiologia

Doc Press
 
Numa eleição disputada por três candidatos, a vice-presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) e ex-presidente da Sociedade Mineira de Cardiologia, Márcia de Melo Barbosa, foi eleita presidente-futura da Sociedad Interamericana de Cardiologia (Siac), com os votos da quase totalidade dos países sul-americanos e dos três norte-americanos.

A eleição foi em Cartagena de Índias, na Colômbia, durante o 23º Congresso da entidade, no qual foi apresentada a candidatura brasileira pelo presidente da SBC, Jorge Ilha Guimarães. Para Jorge Ilha, a eleição se reveste de importância maior pelo papel que o Brasil pode e deve ter junto às demais sociedades interamericanas.

Márcia Barbosa disse que o apoio das grandes sociedades associadas, como a American College of Cardiology, American Heart Association, Canadian Cardiovascular Society, Caribbean Cardiac Society, Sociedad Sudamericana de Cardiologia, permitirá a realização de um projeto integrador, tornando a entidade mais próxima das sociedades participantes da Interamericana. Outro objetivo que planeja alcançar é aumentar as relações com outras entidades dos demais continentes.

Em sua gestão, diz ela, outro objetivo é promover o desenvolvimento de diretrizes sobre problemas que envolvam o Continente americano, como as doenças reumáticas e as moléstias tropicais, a exemplo do que vem sendo desenvolvido sobre a Doença de Chagas. A idéia de diretrizes interamericanas permitirá cursos específicos para capacitação dos profissionais e troca de experiências.

A Siac, uma das mais antigas entidades de Cardiologia, foi fundada em 1944 e realiza seu Congresso a cada dois anos. O evento de 2013 já está marcado para a Argentina e o de 2015 será no Chile. Márcia tudo fará para trazer o Congresso de 2017 ao Brasil.

Márcia Barbosa, que é formada pela Universidade Federal de Minas Gerais, fez treinamento em Ecocardiografia na Philadelphia e na Mayo Clinic, é mestre em Ciências da Saúde pela UFMG e doutora em Cardiologia pela USP. Atua principalmente nas áreas de Doppler Ecocardiografia, Ressonância Magnética Cardiovascular, Chagas, Doenças Valvares, Miocardiopatias, Esquistossomose e Fissuras Lábio-palatais. Foi na SBC, presidente do VI Congresso de Ecocardiografia, diretora de Publicações, diretora de Departamentos e é a atual vice-presidente da entidade. Já presidiu ainda a Sociedade Mineira de Cardiologia, departamento científico da Associação Médica de Minas Gerais.

Fonte: DOC Press

Nenhum comentário:

Postar um comentário