quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Cultura de segurança e proteção são temas de workshop internacional no Ipen


Nos dias de hoje existe o consenso, entre pesquisadores, reguladores e operadores de instalações complexas, que não basta ter ótimos equipamentos, pessoal treinado e procedimentos adequados para garantir a segurança e a proteção física na operação de tais unidades. 

Esses elementos - sistemas e equipamentos, recursos humanos e procedimentos - se articulam em um ambiente em que a cultura organizacional é determinante em orquestrá-los em um ciclo virtuoso no tocante ao fortalecimento dos aspectos de segurança e de proteção. 

É impossível garantir ocorrência zero de pequenos problemas, mas é possível, com cultura de segurança e de proteção adequadas, fazer com que tais incidências evoluam de forma favorável, evitando a degradação da unidade trazendo-a para condições seguras e estáveis. Tais facetas da cultura organizacional podem ser entendidas como sistemas que garantem a homeostase da instalação. 

E para trocar experiências, conhecimentos e ensejar futuras colaborações, o Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen-CNEN/SP)e a Academia de Ciências dos EUA organizaram o "Brazil - US Workshop on Strengthening the Culture of Nuclear Safety and Security"

O evento internacional será realizado nos dias 25 e 26 de agosto, no auditório Prof. Rômulo Ribeiro Pieroni e integra a Semana de Ciência e Tecnologia do Ipen

Inscrições gratuitas, vagas limitadas. Haverá tradução simultânea. 

Informações e inscrições no site: 




Nenhum comentário:

Postar um comentário