sábado, 23 de agosto de 2014

Semana de Ciência e Tecnologia do Ipen celebra inovação aos 58 anos do instituto


A Semana de Ciência e Tecnologia do Ipen realiza-se de 25 a 29 de agosto e contempla uma programação variada que destaca atividades na área de inovação e difusão cientícas, além de um workshop internacional sobre cultura de segurança e proteção. 

"Brazil - U.S. Workshop on Strengthening the Culture of Nuclear Safety and Security", coordenado pelo Dr. Antônio Carlos de Oliveira Barroso, pesquisador sênior do Ipen, discutirá nos dias 25 e 26 de agosto, aspectos importantes da cultura de prevenção, segurança e proteção de instalações nucleares. 

O evento conta com a participação de representantes brasileiros de diversas instituições e pesquisadores da Acadêmia de Ciências dos Estados Unidos. A Eletrobras Eletronuclear apoia o workshop

No dia 27 de agosto, a comitiva internacional visitará diversas instalações doIpen

Dia da Convivência e Nuclespaço 

A quinta-feira, 28 de agosto, está reservada na parte da manhã para visitas agendadas aos centros de pesquisa do Ipen. A exemplo dos anos anteriores, servidores, bolsistas e alunos interessados poderão entrar em contato com as secretarias dos centros de pesquisa e agendar uma visita técnica, em grupos, no período das 9h às 11h. 

A difusão e divulgação científica reforçam a programação com a abertura do Nuclespaço, uma exposição permanente sobre energia nuclear localizada no 2º andar do Prédio de Ensino e Informática. O evento será às 15h e terá a participação da Banda da Guarda Municipal de Santana do Parnaíba, sob a regência do Inspetor Maestro Cleiton da Silva Borges. 

Prêmio de Inovação, homenagens e apresentações especiais 

A programação de sexta-feira, 29 de agosto, será intensa no auditório. Os cerca de 40 servidores aposentados serão homenageados a partir das 14h. Logo depois, destaque do ano pela publicação de capa na conceituada revista científica Nature, a pesquisadora Luciana Gatti fará uma apresentação sobre a pesquisa desenvolvida em parceria com instituições internacionais que analisou a emissão de gases do efeito estufa na floresta amazônica. 

O Reator Multipropósito Brasileiro (RMB), projeto de arraste na área nuclear, será tema da apresentação de seu coordenador técnico, José Augusto Perrotta. 

O grande vencedor do Prêmio de Inovação Tecnológica do Ipen será conhecido durante o evento com o anúncio do diretor de Pesquisa Desenvolvimento e Ensino (DPDE), Marcelo Linardi. O processo para a indicação foi criterioso e levou meses de análise por parte dos julgadores. O vencedor apresentará a pesquisa ao público em seguida. 

Finalizando a programação, será outorgado o título de Pesquisadora Emérita doIpen 2014 à Dra. Mitiko Saiki pela contribuição inestimável à pesquisa. Desde 1970, quando ingressou no instituto, Dra. Mitiko atua na área de Radioquímica e continua como colaboradora da instituição na formação de novas gerações de pesquisadores. 

Informações: Assessoria de Comunicação Institucional, ramais 3133-9095, 3133-9092 

Patrocínio: 
O evento conta com o patrocínio do Banco do Brasil, Santander e Grêmio dos Funcionários do Ipen/CTMSP.



Nenhum comentário:

Postar um comentário