segunda-feira, 18 de agosto de 2014

SBMN promove curso intensivo de PET/CT


Com 30 horas de duração, o 6º Curso Intensivo de PET/CT reuniu 20 profissionais no Hotel Grand Plaza, em São Paulo, entre os dias 14 e 17 de agosto.  Sob a organização da SBMN, os presentes participaram de atualização teórica e prática sobre PET/CT.
No primeiro dia do evento, os participantes acompanharam a palestra do coordenador do curso, Sérgio Altino de Almeida, sobre os princípios de funcionamento e aquisição de imagens, fusão PET/CT – técnica, vantagens e artefatos, introdução a FDG.
Em seguida, presenciaram a apresentação de Marcus Vinícius Grigolon sobre a técnica OsiriX – ferramentas em 2D, 3D, quantificação e fusão de imagens, e uma sessão interativa com a interpretação de PET/CT.  No período da tarde, os temas anatomia seccional do tórax, PET/CT em câncer do pulmão (com sessão prática), PET/CT em câncer de mama (com sessão prática) e PET/CT na avaliação de tumores neuroendócrinos foram apresentados.
No dia 15 de agosto, os participantes acompanharam apresentações sobre anatomia seccional do abdômen, PET/CT em câncer colorretal, PET/CT em câncer uroepiteliais e testiculares (com sessão prática). Além dos temas, PET/CT em câncer de ovário, de colo de útero, do esôfago, pâncreas e FDG-PET no estadiamento de tumores – TNM2.
No sábado, dia 16, os presentes participaram de atividade sobre anatomia seccional da cabeça e pescoço, e do cérebro, conduzida por Giovanna de Carvalho. Na ocasião, a especialista Juliana Romanato discorreu sobre o PET/CT na avaliação de tumores do sistema nervoso central. Em seguida, os temas PET/CT em câncer da cabeça e pescoço, de tireoide, na avaliação da resposta terapêutica também foram apresentados. Para finalizar, os participantes acompanharam atualizações sobre PET/CT em linfomas, em melanomas e em câncer de sítio primário desconhecido. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário