quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Biópsia guiada por PET-CT é realizada na Itália

Pioneira no Brasil e agora se espalhando pelo mundo, a biópsia guiada por PET-CT foi realizada pela primeira vez na Itália. O exame, que garante resultado para o diagnóstico de tumores ainda mais complexo, foi feito através da colaboração entre a medicina nuclear e a unidade de anatomia e histologia do Hospital Sant'Orsola Malpighi, de Bolonha, na Itália.
O hospital é o primeiro centro italiano e um dos dez melhores do mundo em número de exames realizados utilizando PET; atividade de diagnóstico que oferece uma imagem que faz perceptível não apenas anatômico, mas também funcional, apresentando diferentes cores das atividades das células. A utilização do PET-CT para guiar biópsias, como foi feito pela primeira vez, permite-se a biópsia orientada na parte mais ativa do tumor suspeito, com a obtenção de um diagnóstico preciso para o grau máximo.
"Este resultado foi conseguida graças à colaboração de vários profissionais. Só trabalhando em conjunto é agora possível fazer inovações e progressos importantes, integrando habilidades e experiência", afirmou Prof. Stefano Fanti, diretor de Medicina Nuclear do Hospital Sant'Orsola Malpighi. Para iniciar o novo método de biópsia guiada por PET-CT, o hospital hospedou por uma semana o médico nuclear brasileiro e diretor da SBMN, Juliano Cerci.

Nenhum comentário:

Postar um comentário